Gal Oppido apresenta arte erótica em exposição inédita na Galeria Lume
06/01/2021 13:10 em Arte

Por meio de obras em diversos suportes, Oppido faz leitura de arte erótica japonesa, ‘Shunga’

Serenos e Ofegantes, 2020 de Gal Oppido

Imagens de divulgação: https://flic.kr/s/aHsmS3N6Sq

Fotógrafo ensaísta e expoente da arte contemporânea brasileira, Gal Oppido é um ávido pesquisador da arte erótica japonesa, "Shunga". Em suas fotografias, aquarelas, xilogravuras, obras em suportes diversos, o corpo é fonte provedora de liberdade e sensualidade, inquietação e mistérios, tal qual um lugar a ser desbravado. Uma síntese inédita desta aproximação com a cultura japonesa pode ser vista na exposição Shunga: Serenos e Ofegantes, em cartaz até 20 de fevereiro na Galeria Lume.

Durante os quase três séculos do período Edo, o Japão vivia um momento de isolamento. Foi nesta época que nasceu Shunga, a arte erótica que trazia à sociedade uma espécie de cartilha sexual, com ilustrações dos mais diferentes ritos sexuais de características gráficas e cores vivas criadas pelos principais artistas deste período.

Para Oppido, que teve o primeiro contato com Shunga no início da década de 1970, Shunga vai muito além dos ritos sexuais. "É praticamente um estado de percepção", ele diz. E é o que afirma por meio da seleção de obras que compõem a exposição.

Entre os destaques da mostra, está a série Serenos e Ofegantes. São ensaios fotográficos com performers com diferentes corpos e etnias, que ora aparecem nus ou seminus, ora apresentam-se trajando quimonos tradicionais japoneses. As vestes, inclusive, são criações inéditas e feitas para exposição. Algumas projetadas por Oppido e outras por fashion designers como Alex Kazuo, designer de ascendência nipônica e aclamado pela crítica por seu estilo minimalista; Mauro Spolaor e Caio da Rocha. Há, também, um quimono emblemático para os amantes da moda, inspirado nos trajes japoneses típicos do século XVIII e já usado em coleção do designer francês Yves Saint Laurent, um dos nomes mais significativos da alta-costura do século XX. Este último, será exibido ao público no espaço expositivo.

Já na série Le Petit Tokaidò de Hirochige, o artista apresenta 56 xilogravuras em volume sanfonado no qual desenvolveu releitura no verso de cada imagem, mantendo parcialmente sua estrutura paisagística e unindo-as pictoricamente.

A convite de Oppido, a artista Catarina Gushiken contribuiu com dez intervenções inéditas de suas caligrafias imaginadas a partir de fotografias de Gal.

Intoxicações poéticas da carne

Na abertura da exposição, aconteceu o lançamento do livro Intoxicações poéticas da carne (N-1 Edições). A publicação documenta um encontro ficcional entre Gal Oppido e o icônico escritor japonês Yukio Mishima .

"Tudo que parece ter importado para Mishima está aqui: a fixação pelos samurais, a obsessão pelos pilotos kamikaze (deuses do vento), os corpos olímpicos, os vestígios de cenas clássicas de cinema, músculos, máscaras, souvenirs made in Japan, estátuas gregas iluminadas por rasgos de sol, a evolução desde a África devorada, sacrifícios renascentistas, uma arrebatadora experiência pop Hokusai-Oppidiana e, ainda, uma cartografia anárquica que parte do nascimento da modernidade até as tecnologias excêntricas de corpos, mídias, cidades e guerras", reflete Christine Greiner, escritora, curadora e professora do Departamento de Arte na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e ainda professora visitante no Departamento de Dança da Universidade Paris VIII e na Universidade Kansai Gaidai, em texto para o livro.

Não ao acaso, o evento ocorreu em 25 de novembro, data que marcou o 50º ano da morte de Mishima em um ritual suicida conhecido como seppuku, entendido pelo escritor como uma ação artística. É a forma de Oppido lançar luz à trajetória e a obra de Yukio. Para além disto, o artista levou lambe-lambes com a imagem de Mishima para as ruas do bairro da Liberdade, em São Paulo. Ele rompe os limites físicos da Galeria e expande sua criação pela cidade.

Sobre Gal Oppido

Paulistano de 1952, Gal Oppido é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, fotógrafo desde meados da década de 1970, músico (Grupo Rumo) e desenhista desde que se entende por gente. Foi fotógrafo do Teatro Municipal e do Balé da Cidade de São Paulo de 1989 a 1993, e também fotógrafo colaborador da Vogue Brasil de 1990 a 2000. Expondo desde 1981, sua obra integra os acervos de instituições MASP e MAM de São Paulo. Desde 2001 integra publicações como Brasilianische Fotografie 1946 - 1998Labirintos e Identidades Canto a La Realidad. Em 2016 recebeu o prêmio de melhor exposição da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) pela individual Sentidos da Pele, realizada na Galeria Lume.

Sobre a Galeria Lume

Fundada em 2011, a Lume busca promover e incentivar o desenvolvimento de processos criativos contemporâneos ao lado de seus artistas e curadores convidados.

Liderada por Paulo Kassab Jr. e Victoria Zuffo, a galeria dedica-se a romper fronteiras entre diferentes linguagens artísticas, operando através de um modelo arrojado e único que reforça o papel da cidade de São Paulo como centro cultural e centro de efervescência criativa. Representa um seleto grupo de artistas, estabelecidos e emergentes, dedicados à introdução do pensamento artístico em todos as suas vertentes por meio de um programa de exposições plural, associado a idéias que inspiram e promovem reflexões críticas sobre o contemporâneo mundo. Lume também é focada no diálogo entre a produção de seus artistas e museus, instituições e coleções de arte relevantes.

Serviço:

Shunga: Serenos e Ofegantes, individual de Gal Oppido
Local: Galeria Lume
Período expositivo: até 20 de fevereiro de 2021
Funcionamento: https://www.galerialume.com
Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa, São Paulo
Telefone: (11) 4883-0351
Classificação indicativa: 18 anos
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!