Offline
Confira a programação das instituições culturais do Governo do Estado para comemorar os 467 anos da cidade de São Paulo
20/01/2021 11:16 em Brasil
Concerto, contação de histórias, filmes, oficinas, teatro, dança e exposições são algumas das atividades gratuitas, de modo on-line ou presencial, para toda família
As instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo prepararam uma programação especial e gratuita para comemorar os 467 anos de São Paulo, celebrados no dia 25, durante o fim de semana e no dia do aniversário da capital, com ações virtuais e presenciais. Entre as atrações que o público poderá apreciar estão a exibição de filmes, mostras, oficinas, contação de histórias e concerto especial da Osesp. Confira abaixo a programação completa:

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo fará um concerto no dia 22 de janeiro em homenagem à cidade, que será transmitido ao vivo nos canais da Osesp (YouTube, Facebook e Instagram), com regência de Thierry Fischer. Confira o programa completo: https://www.osesp.art.br/concertoseingressos/concerto.aspx?IdApresentacao=8326 .

Em homenagem a cidade de São Paulo, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) lançará o primeiro episódio de seu novo projeto: SPCD na Estrada. Na ação, que vai ao ar nas redes sociais da Companhia no dia 25 de janeiro, às 18h, os bailarinos da casa dançam trecho de Odisseia, da coreógrafa Joëlle Bouvier, em plena Avenida Paulista, na frente do Museu de Arte de São Paulo (MASP), com trilha sonora original de André Mehmari e direção de vídeo de Alexandre Cruz, Inês Bogéa e Luciano Cury. Mais informações no site: https://spcd.com.br/ .

Para a criançada que adora uma história, a Pinacoteca de São Paulo tem a PinaCanção - uma história cantada entre pinturas, criada por Hélio Ziskind. Um espetáculo que faz parte do Pinafamilia, projeto destinado a todo tipo de família. Nessa história, dois personagens se encontram na Pinacoteca e, em meio às canções, descobrem juntos tons, texturas e escalas do mundo da pintura. A apresentação, que reúne música, teatro e artes visuais, dura 40 minutos e está disponível no site: https://pinacoteca.org.br/pinacancao/.

Museu da Casa Brasileira irá promover no dia 25 de janeiro, às 10h, uma oficina de desenho on-line, pela plataforma Zoom, em homenagem ao aniversário da cidade. A celebração contará com uma sessão de escuta de músicas que apresentam São Paulo sob diversas perspectivas, além da tradicional proposta de desenhos junto aos participantes. A intenção é compartilhar imagens, ideias, lembranças, afetos e desejos que giram em torno do imaginário paulistano. Mais informações no site: https://mcb.org.br/pt/ .

Já o Museu Catavento traz a oficina "No Profundo Azul", dia 25, que revela um experimento que pode ser reproduzido em casa e demonstra como são divididas as camadas do oceano. Os pequenos podem ainda aprender um pouco mais sobre a grande megalópole no vídeo "Hoje é dia de Aniversário de São Paulo", que destaca a história da cidade, às 12h, também no dia 25. Mais informações no site: https://museucatavento.org.br/

Nas Bibliotecas de São Paulo e do Parque Villa-Lobos, a criançada também poderá conferir as contações de histórias temáticas para celebrar o aniversário da capital paulista, nos dias 23 e 24 de janeiro. As atividades presenciais têm vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada e acontecem das 14h às 14h45. Confira os detalhes: no dia 23 de janeiro, sábado, a BVL recebe Kelly Orasi para performance baseada em "Crônicas de São Paulo: um olhar indígena", de Daniel Munduruku e, no dia seguinte, "Paula de São Paulo", de Mariângela Bueno e Sofia Dreyfuss, será interpretada por Paula Dugaich. Dia 24, domingo, a comemoração é na BSP com o Grupo Tricotando Palavras, que apresenta "Um passeio pela cidade de São Paulo", de Iracema Cerdán Galves. Opções para aproveitar em família e comemorar de uma maneira diferente o aniversário desta cidade. Mais informações nos sites das respectivas unidades: https://bsp.org.br/ e https://bvl.org.br/.

No Memorial da Resistência de São Paulo, referência na preservação de memórias da resistência e da repressão, o público pode visitar o acervo do espaço, além das mostras "Canto Geral: a luta dos direitos humanos", com gravuras de cerca de 30 artigos da "Declaração Universal dos Direitos Humanos" e ainda conferir a exposição "Orgulho e Resistência: LGBT na Ditadura", uma parceria com o Museu da Diversidade Sexual, sob a curadoria de Renan Quinalha. A exposição faz um recorte sobre as relações entre autoritarismo e diversidade sexual e de gênero, mas vai além de demonstrar a narrativa da repressão durante a Ditadura e se volta à série de ações de resistência que surgiram, neste período, em defesa da diversidade. A entrada é gratuita e a reserva de ingressos deve ser previamente realizada pelo site https://estacaopinacoteca.byinti.com/ .

Para celebrar o aniversário da cidade, o MIS-SP lançará no próprio dia 25 de janeiro um selo especial de John Lennon, em parceria com os Correios. O selo parte de uma imagem cedida pelo fotógrafo Bob Gruen, que íntegra a exposição "John Lennon em Nova York por Bob Gruen" em cartaz no MIS - e que estará aberta na data e com entrada gratuita. Mais informações no site: https://www.mis-sp.org.br/. A folha comemorativa de selos estará à venda na lojinha do MIS e nas agências dos Correios de todo o Brasil.

Casa das Rosas traz uma reflexão com Júlio Mendonça - coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas -, com trechos de entrevista do poeta e seu cosmopolitismo conjugado ao fato de Haroldo ter residido toda sua vida no mesmo bairro da cidade de São Paulo. Acontece dia 25 de janeiro, das 19h às 21h, a atividade "De Perdizes às Galáxias - O cosmopolitismo de Haroldo de Campos". Mais informações no site: https://www.casadasrosas.org.br/.

Já a Casa Guilherme de Almeida irá exibir o documentário "AFRO-SAMPAS ", via plataforma zoom, com Rose Satiko G. Hikiji e Jasper Chalcraft, no dia 23 de janeiro, às 15h. A obra recebeu o prêmio de melhor filme no Encontro da ANPOCS 2020 e revela a presença africana na música brasileira de diversas formas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 22 de janeiro por meio do site: https://www.casaguilhermedealmeida.org.br/sala-cinematographos/ver-programacao.php?idprogramacao=247&iddata=686 .

Na Casa Mário de Andrade a dica é a aula-show "Água do meu Tietê, onde me queres levar?", com Victor Kinjo e convidados, no dia 23 de janeiro, das 16h30 às 18h, que destaca a importância da sustentabilidade e do meio-ambiente, baseados no mesmo rio que outrora inspirou Mário de Andrade a escrever seu último poema, A Meditação sobre o Tietê (1945). Vagas limitadas a 200 pessoas, gratuita, mas é necessária inscrição prévia até a data do evento, no site: https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/af4161293572560283efc7a6ee751f1b.

As unidades das Fábricas de Cultural na Zona Leste e São Bernardo do Campo preparam atividades especiais com shows e grafite em tela durante apresentações, que podem ser conferidos on-line no instagram das unidades: fabricasdeculturazl. No dia 23 de janeiro, às 10h30, o sertanejo Giovani Gandolfi irá animar a Fábrica de Cultura Parque Belém, enquanto no dia 24 de janeiro, às 10h30, o show é com o RAP dos Monarckas. A unidade da Cidade Tiradentes recebe a música de Marcy Santtos, no dia 23 de janeiro, às 11h30 e o MPB de Bea Poza, no domingo, às 11h30. Já na Fábrica da Vila Curuça, o Trio Sacolejo chega com muito Forró, às 12h30 do dia 23 de janeiro, enquanto no dia 24 de janeiro é a vez do pagode de Ailton, às 12h30. No Itaim Paulista a celebração é com a cantora de MPB, Clara, no dia 23 de janeiro, às 13h30 e de Bea Valero, com o seu Pop, às 14h30. Para quem gosta de Rock, na Unidade de Sapopemba, às 14h30, do dia 23 de janeiro, a banda Innome comanda o som e Gabi Valentin encerra com muita música brasileira. A Fábrica de São Bernardo do Campo também irá celebrar os 467 anos da capital, no dia 23 de janeiro com o rap de Pedro Simples, às 16h e o forró de Luiz Amorim, no dia 24 de janeiro, às 16h.

Já a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, faz um encontro de artistas das palavras cantadas e escritas na atividade "Palavras de afetos: músicas e poesias de amor à São Paulo", no estilo Hip-Hop, no dia 24 de janeiro, às 19h, no YouTube da unidade. Entre os artistas estão a cantora Luana Bayô, as poetas Mayana Vieira, Midria da Silva e do poeta Igor Chico.

Oficina Cultura Maestro Juan Serrano tem atrações voltadas para todos os públicos, que vão de artes visuais, gastronomia, literatura, música, grafite e teatro, no dia 25 de janeiro. O evento será realizado ao vivo pela plataforma Zoom e terá transmissão pelo Facebook: @OficinasCulturais. O espetáculo teatral "O gato de botas", da Cia Teatral Condoreira, será às 11h; a oficina de dobraduras artística "Criando animais divertidos", com Belem e Belem Produções Artísticas, às 12h, (necessita de inscrição prévia); e, por fim, o show musical "Clássicos da Jovem Guarda" com a banda NB, às 15h;
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!