Aplicativo VEM CA de cultura acessível é selecionado como tecnologia inovadora pela Zero Project Conferência
07/02/2021 18:05 em Brasil
Em fevereiro, o VEM CA será apresentado na Zero Project Conferência, o maior evento sobre inclusão e acessibilidade do mundo, este ano em edição virtual agregando mais de 5 mil pessoas. Escolhido como tecnologia inovadora, o app da Escola de Gente também fará parte de um documentário sobre TICs que está sendo produzido pela própria conferência, promovida desde 2012 pela Fundação Essl e a ONU, em Viena, na Áustria.



Em 2020, a Escola de Gente apresentou a campanha de lançamento do app para a TV Globo na sede da ONU na Áustria. Foto: Joe&Karin Winter.

O app VEM CA é uma plataforma de alcance nacional, gratuita e acessível, disponível para as plataformas Android e IOS. Possibilita que pessoas com deficiência e/ou que buscam atividades culturais gratuitas se planejem para desfrutá-las. O app disponibiliza a inserção de até 12 tipos de atividades culturais e 12 tipos de acessibilidade: assento acessível, audiodescrição/guia acessível, banheiro acessível, elevador/rampa, gratuidade, legenda, Libras, Libras tátil, linguagem simples, piso tátil, publicações acessíveis e visita tátil, permitindo infinitas buscas. A gratuidade é considerada uma acessibilidade pelo fato de grande parte da população com deficiência no Brasil e no mundo viver na pobreza.

O Vem CA vem ganhando utilidade a partir justamente do isolamento provocado pelo novo coronavírus, que alterou as relações sociais e provocou a maior exclusão da história de pessoas com deficiência, principalmente daquelas que vivem na pobreza. Segundo a ONU, a maioria, uma população que além de enfrentar a falta de acessibilidade no online também não dispõe de internet de qualidade em seus lares e celulares. Esta exclusão digital expandida ficou ainda mais trágica porque coincidiu com a necessidade crescente de mais acesso a conteúdo, entretenimento e serviços digitais por parte não apenas de quem vive com deficiência, mas também de pessoas idosas, com baixo letramento ou por qualquer razão impedidas de viverem com autonomia e independência na virtualidade.

"O ano de 2021 vai ser dedicado a impulsionar o app VEM CA agregando novas funcionalidades, acessibilidades e serviços. Se o nosso aplicativo já oferecia uma acessibilidade inédita antes da pandemia, agora se tornou ainda mais essencial. A função social do VEM CA se expandiu e vamos dar conta de toda essa responsabilidade", comenta Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente.

Lançado em setembro de 2019, em janeiro de 2020, o VEM CA já contava com mais de 15 mil downloads e centenas de peças de teatro, exposições em museus, cinemas, circos e outros eventos cadastrados, graças a uma campanha veiculada na rede Globo de Televisão. Todo este sucesso foi bruscamente interrompido pela Covid-19, mas a Escola de Gente já havia aprendido muito sobre seu novo produto e decidiu adaptá-lo à cultura acessível online.

A Escola de Gente contratou a Triad Systems para que fossem feitas as adequações necessárias para hospedagem em ambiente robusto e seguro, garantindo o acesso contínuo e suportar a evolução da solução baseada em uma abordagem digital transformadora, onde a Triad Systems possui as competências técnicas necessárias para isso, mas muito mais do que isto, baseado no relacionamento de Parceria. Juntas, Escola de Gente e Triad vêm se dedicando a anunciar uma nova versão do VEM CA até junho de 2021, com muitas novidades.

"Se a inclusão no mundo aberto e de contato social já era um desafio, em um mundo isolado e sem acesso aos serviços é um desafio ainda maior. Precisamos garantir a inclusão de pessoas com deficiências dentro deste novo normal também. A tecnologia não é a barreira, mas sim, a reformulação e integração dos processos de negócio. E esse é o nosso DNA", afirma Ricardo Arguelhes, Diretor de Novos Negócios da Triad Systems.

As novas funcionalidades do VEM CA incluem a criação de um espaço no qual empresas que prestam serviços de acessibilidade como Libras, audiodescrição, legendagem, instalação de piso tátil e linguagem simples, por exemplo, poderão se cadastrar. A oferta de acessibilidade também será revista e aprimorada, com a adoção de mais soluções para serem utilizadas simultaneamente. Na perspectiva de promoção de conexões, a Escola de Gente irá criar a rede VEM CA, com foco na produção cultural das periferias.

Diante de um mundo online tão pouco inclusivo e resistente em garantir acesso à informação e à comunicação a alguns grupos, a Escola de Gente decidiu dar ao VEM CA um lugar de uso ainda mais público. Explorando os limites do que significa ser útil para quem tem deficiência e vive na pobreza. O aplicativo terá um comitê de ideação múltiplo, com representantes de periferias, comunidades, organizações representativas de pessoas com deficiência, especialistas em tecnologia e acessibilidade e as empresas que por meio da Lei de Incentivo à Cultura apoiam VEM CA: Itaú Cultural, Light, MRS, Technip, White Martins e Wilson,Sons".

A Escola de Gente é uma ONG brasileira referência internacional em direitos humanos, acessibilidade e inclusão. Há 19 anos trabalha para que leis e políticas públicas se transformem em práticas cotidianas inclusivas, principalmente para a população que tem deficiência e vive na pobreza. Até 2020, cerca de 800 mil pessoas participaram diretamente das suas ações em 19 países da Europa, Américas, África e Oceania; mais de 95 mil publicações em diferentes formatos acessíveis foram distribuídas gratuitamente e quase 8 mil horas de formação para pessoas jovens e adultas realizadas. A organização participou de mais de 700 fóruns, conferências e eventos. Fez parte, em 2006, da delegação brasileira na Assembleia Geral da ONU que aprovou a Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência. Em 2017, participou da 10ª Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência. Também compõe o Conselho Nacional de Juventude representando a cadeira "Jovens com Deficiência" desde a sua criação, em 2006, sendo hoje a organização não-governamental mais longeva a atuar no CONJUVE.

Triad Systems , é uma empresa brasileira com mais de 25 anos de história. Maximizamos resultados por meio de um ecossistema de soluções e serviços de tecnologia e inteligência de dados. Nosso propósito é encantar clientes com o uso da tecnologia e inovação e, assim, potencializar receita, aumentar a eficiência operacional e exponenciar resultados.

Respiramos tecnologia. A tradicional e a digital. Transformamos e otimizamos o crescimento do negócio e da receita dos nossos clientes com inovação e inteligência de dados. Entregamos soluções ágeis, flexíveis e digitais para empresas de diferentes segmentos, incluindo gigantes dos setores de Telecomunicações, Manufatura, Finanças e outros.

Fomos reconhecidos no mercado através de premiações de Melhor Empresa de Desenvolvimento de Software e Aplicativos nos anos de 2007, 2010, 2011, 2012 e 2019 pelo Anuário Telecom.

O grupo Triad é composto, também, pela i9Triad, business unit focada em inovação e inteligência de dados, e pelo iTriad, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, responsável pela criação de projetos tecnológicos de P&D, Automação Industrial, Visão Computacional e Indústria 4.0.

Um grupo focado em entregar tecnologia com visão de negócio para guiar e suportar o crescimento das organizações e atingir resultados exponenciais.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!