BRASIL DO BEM: PROJETO DO INTERIOR DE SÃO PAULO É INDICADO PARA RECEBER O PRÊMIO NOBEL DA PAZ
10/02/2021 18:56 em Brasil
A plataforma de conhecimento e relacionamento Walking Together está entre os indicados para concorrer à edição 2021 do Prêmio Nobel da Paz, que acontece em Oslo, na Noruega e é um dos mais prestigiados do mundo.

O movimento que começou em 2010 na cidade paulista de Catanduva, a princípio queria reunir um grupo de amigos e "amigos dos amigos" para criar uma rede de pessoas do bem para discutir sobre criatividade, inovação e trocar conhecimento. "O projeto nasceu para conectar empreendedores e deu muito certo desde o início. Várias cidades passaram a integrar e replicar o modelo e muito rapidamente percebemos a força desta união. Começamos então a pensar no potencial das soluções coletivas, como por exemplo, descobrir e desenvolver as vocações das cidades participantes, tornando-as mais atraentes e ampliando as oportunidades, tanto para reter os talentos locais, quanto para atrair investimentos e talentos de grandes centros", explica Fábio Fernandes, fundador da Walking Together.


O próprio Fabio conta que ao se formar, seguiu para a capital do estado em busca de oportunidades. Já estabelecido e com a carreira consolidada, se estruturou para continuar a trabalhar de Catanduva, onde reside com a esposa e duas filhas. "É preciso criar oportunidades nas cidades menores que, muitas vezes, vivem à sombra dos grandes centros. Ao iluminar estes novos núcleos, atraindo talentos e ofertando qualidade de oportunidades e de vida, estamos humildemente promovendo um movimento contributivo para pacificação das megacidades e para o combate ao possível caos urbano, previsto para 2030 no estudo apresentado ao exército americano alertando sobre os perigos da superpopulação", afirma
A lógica do Walking Together é simples: diminuindo a superpopulação nos grandes centros, há menos violência, desemprego, fome e miséria. "Nosso papel é iluminar as pequenas cidades, tornando-as mais atraentes desenvolvendo suas vocações, gerando oportunidades, qualidade de vida e paz. As cidades do interior passarão a ser uma importante alternativa para o futuro do planeta e para a felicidade das pessoas", completa Fernandes.

Até 2022 o projeto, que já tem sua própria rede social "presencial", deve lançar em breve sua versão digital e uma plataforma de streaming para conhecimento compartilhado, e com estratégia de expansão espera estar em 400 cidades brasileiras conectando 40 mil "walkers".

A INDICAÇÃO AO PRÊMIO NOBEL DA PAZ

Atualmente, mais de 70 municípios já se conectaram ao Walking Together, alcançando cerca de 7 mil empreendedores. Um grupo de professores conhecedores do projeto e de seu impacto fizeram o processo de indicação formal para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz deste ano. "Temos absoluta consciência da quantidade e qualidade dos projetos e personalidades que são indicadas em todo o mundo, mas simplesmente pelo fato de sermos dignos de uma indicação e reconhecidos como um movimento do bem, muito nos honra e nos motiva a seguirmos em frente pois estamos apenas no começo. Esperamos que cada vez mais projetos brasileiros sejam reconhecidos por colocar o impacto social entre suas prioridades, além de resultados financeiros", finaliza Fábio Fernandes.

As indicações ao Prêmio Nobel da Paz deste ano ocorreram até o final de janeiro. Entre fevereiro e março, o comitê norueguês realiza uma pré-seleção dos indicados que são escolhidos no final do ano. O resultado é divulgado tradicionalmente em dezembro.

Plataforma de conhecimento e relacionamento Walking Together já conectou 70 municípios alcançando cerca de 7 mil empreendedores. Crédito Divulgação
Fábio Fernandes, fundador da Walking Together. Crédito Divulgação
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!