1º Festival Paiol de Fotografia abre inscrições para oficinas e leitura de portfólio gratuitos com grandes nomes da área no Brasil
16/02/2021 14:52 em Arte
O projeto, idealizado pela fotógrafa e produtora Juliana Hilal, recebe inscrições para os oito cursos online e para interessados nas leituras de portfólio

A primeira edição do Festival Paiol de Fotografia, idealizado pelo Espaço Paiol de Arte e Cultura de Campinas, interior de São Paulo, dirigido pela fotógrafa e produtora Juliana Hilal, abre inscrições a partir do dia 16 de fevereiro para oito oficinas com grandes nomes da fotografia nacional como Gal Oppido, Marcelo Greco, Nair Benedicto, e Priscila Prade e para leitura de portfólio. Os (as) interessados (as) de todo o Estado de São Paulo devem se candidatar pelo site do projeto até dia 23 de fevereiro para oficinas e até o dia 28 de fevereiro para leitura de portfólio. A ação também prevê a realização de mesas redondas e uma exposição virtual 3D. Contemplado pelo Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc Nº 40/2020 - Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Festival terá todas as atividades inteiramente gratuitas e online.

No leque de oficinas, os participantes podem optar por "Fotografia Autoral", com Marcelo Greco; "Fotografia Criativa", com Gal Oppido; "Fotodocumentação", com Nair Benedicto; "Fotografia de Rua", com Alexandre Urch; "Retrato", com Priscila Prade; "Fotografia de Alimentos", com Rogério Voltan; "Autorretrato", com Jacqueline Hoofendy e "Olhar Fotográfico", com Wilian Aguiar. "A ideia de realizar um festival de fotografia é um sonho antigo, uma vontade de promover a troca de saberes, encontros e o diálogo sobre a fotografia e tudo o que ela representa. Quando criamos o Espaço Paiol de Arte e Cultura de Campinas, a ideia do Festival se fortaleceu e começou a tomar forma. Espero que esta seja apenas a primeira de muitas futuras edições", afirma Juliana Hilal, idealizadora e diretora do Festival.

A atuação na área da fotografia demanda em geral grande investimento na participação em cursos e oficinas que compartilhem conhecimento e ofereçam a oportunidade de crescimento profissional. Há segmentos da fotografia como retratos, fotografia de alimentos, fotografia de rua, entre outros, que exigem estudos diferentes, focados nas especificidades de cada área. "As oficinas oferecidas pelo Festival serão ministradas por grandes fotógrafos, profissionais muito conceituados e que são referências em seus ramos de atuação. Serão, portanto, uma excelente oportunidade para a transmissão de conhecimento teórico, para a troca de experiências e para a aplicação prática do conhecimento adquirido.", coloca a idealizadora.

Cada oficina terá duração de três dias. Com três horas por dia, os cursos são on-line e destinam-se a públicos acima de 16 anos, fotógrafos profissionais, amadores, entusiastas, amantes da fotografia e público em geral. Todos os participantes das oficinas receberão em suas casas os certificados de conclusão, juntamente com um caderno personalizado do festival e uma impressão fine art tamanho A4 de uma de suas fotos produzidas durante o festival, selecionada pelo professor juntamente com a equipe de produção.

Os(as) interessados(as) podem se inscrever para oficinas de 16 a 23 de fevereiro pelo site do Festival mediante envio de carta de intenção, seleção de fotos e currículo. Elas acontecem de 1 a 15 de março e terão quinze alunos cada, totalizando 120 participantes ao todo. "Queremos abranger em nossa seleção perfis diversificados dentro da fotografia, estaremos com olhares atentos para selecionar pessoas que se interessem pela fotografia e que vejam nela uma forma de comunicação entre suas vidas particulares e o mundo exterior; pessoas que tenham uma inconformidade, um desejo por buscar novas experiências por meio da da fotografia", diz Wiliam Aguiar, também idealizador do festival e um dos oficineiros.

Outra atividade que será oferecida será a leitura de Portfólio. Para se inscrever, o interessado deverá também enviar uma carta de intenção e registros de seus trabalhos entre os dias 16 a 28 de fevereiro. "Como em outras leituras, a ideia é fazer uma análise completa do material recebido para iniciar uma troca de opiniões e orientações com o participante. Creio que, por ser uma leitura individual, será uma grande oportunidade para troca entre as partes, cada um colocando em sua perspectiva as opiniões referentes ao trabalho apresentado", acrescenta Aguiar.

A principal ideia do Festival é criar um ambiente de troca artística, com disseminação do conhecimento de maneira democrática e gratuita e que promova a fotografia como linguagem e forma de expressão.

VAGAS | As vagas das oficinas e leituras de portfolio são destinadas a residentes do Estado de São Paulo, 50% delas reservadas para pessoas de fora da capital (interior e litoral). O acesso às mesas redondas e às exposições será livre para o público em geral, sem limite de número de participantes/visitantes e sem qualquer restrição geográfica. "Creio que democratizar o acesso a este festival é um de seus pontos fortes, trazer oportunidades para o estado inteiro participar enriquece a troca entre todas e todos os participantes. É fundamental diversificar e contar com particularidades e localidades diferentes a fim de enriquecer o conteúdo programático do festival", finaliza Aguiar.

MESAS REDONDAS | Nas mesas redondas, o acesso será gratuito a qualquer interessado. "Teremos 4 mesas redondas virtuais para a discussão de temas relevantes para a fotografia atual no Brasil e no mundo, "A Fotografia em Tempos de Isolamento Social", "Gênero e Identidade na Fotografia", "Por que Fotografamos?" e "Os Rumos da Fotografia no Século XXI", conta Juliana.

EXPOSIÇÃO | A exposição virtual, resultado das oficinas, disponibilizará fotos dos 120 alunos participantes das oficinas. O Festival incluirá oito exposições compostas por fotos produzidas durante as oficinas, selecionadas pelos oficineiros. As exposições serão montadas e disponibilizadas ao público gratuitamente em plataforma virtual com navegação 3D.

Inscrições para oficinas: de 16 a 23 de fevereiro pelo site acima

Realização das oficinas: de 1 a 14 de março pela plataforma Zoom

Inscrições para Leituras de Portfolio: de 16 a 28 de fevereiro pelo site

Leituras de Portfolio: de 22 a 27 de março pela plataforma Zoom

Mesas redondas: de 25 a 28 de março pelo Zoom, com transmissão simultânea pelo Youtube

Exposição: a partir do dia 20 de março
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!