Sesc 24 de Maio apresenta programação online atrelada à mostra ‘Infinito Vão: 90 anos de Arquitetura Brasileira’
07/04/2021 17:10 em Arte
Disponível no Youtube Facebook Instagram do Sesc 24 de Maio, programação contempla bate-papos com coletivos de arquitetura, além de cursos e oficinas com os educadores Matias Monteiro e Vanessa Lima

Maquete em madeira com destaque para o centro de São Paulo_Exposição Infinito Vão: 90 anos de Arquitetura Brasileira |
Créditos: Karin Yuri - Imagens para imprensa: http://bit.ly/infinitovao

Sesc 24 de Maio apresenta uma programação online de bate-papos, cursos e oficinas atreladas à exposição Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira. As atividades são gratuitas e acontecem por meio das redes sociais da Unidade (YoutubeFacebook e Instagram).

Entre os destaques da programação, estão cursos virtuais de Mediação Cultural e Patrimonial e Arquitetura, Arte e Educação: Expografia para educadores. No ciclo de debates, as mediadoras convidadas são Marcella Arruda, artista transdisciplinar, arquiteta e urbanista que atualmente é diretora de projetos do instituto A Cidade Precisa de Você e Marina Frúgoli, curadora e arquiteta urbanista que, entre outros projetos, elaborou exposições e catálogos para o Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Tokyo Teien Metropolitan Museum, Sítio Roberto Burle Marx, Intermuseus e OMA Galeria.

Visando a diminuição do risco de contágio e propagação do Covid-19, conforme as orientações do Governo do Estado de São Paulo sobre a mudança para fase vermelha do Plano São Paulo, as unidades do Sesc suspenderam temporariamente as visitas presenciais a todas as exposições.

Confira a seguir a programação completa:

Oficinas virtuais para família - com Matias Monteiro, artista e professor doutor em Artes pela Universidade de Brasília (UnB)

Formas e Volumes

Na arquitetura trabalha-se com formas tridimensionais, ou seja, com o espaço. Os arquitetos estão sempre tentando pensar em novas edificações ou ambientes que não sejam só práticos, mas visualmente interessantes. Em abril, é a vez de experimentar criar formas e volumes com toda família neste vídeo tutorial do artista e professor Matias Monteiro.

Disponível a partir de 11/4, domingo, às 10h. No Youtube e Facebook do Sesc 24 de Maio.

Cursos virtuais com inscrições prévias - com Matias Monteiro e Vanessa Lima

Mediação cultural e patrimonial

Partindo-se da experiência de mediação patrimonial realizada na unidade Sesc 24 de Maio, o curso propõe-se a levantar alguns elementos e questões relevantes à noção de mediação cultural e patrimonial. Este curso será ministrado pelo professor doutor em Artes, Matias Monteiro.

14/4 a 5/5 - quartas e sextas - 10h às 12h. Plataforma Teams. Classificação: 18 anos. Gratuito.

Inscrições prévias em inscricoes.sescsp.org.br a partir da semana anterior ao curso

Arquitetura, Arte e Educação: Expografia para educadores

Encontros que visam introduzir elementos básicos da concepção, planejamento e implementação de projetos de exposição e contextualizar esses conteúdos em relação a práticas educativas em museus e centros culturais, bem como em sala de aula. Este curso será ministrado pelo professor doutor em Artes, Matias Monteiro.

13/5 a 27/5 - terças e quintas - 19h às 21h. Plataforma Teams. Classificação: 18 anos. Gratuito.

Inscrições prévias em inscricoes.sescsp.org.br a partir da semana anterior ao curso

Sobre os educadores dos cursos virtuais

Vanessa Lima é educadora e historiadora. Desenvolve projetos na área de mediação cultural em diferentes museus e instituições culturais e investiga processos de (des)construção da(s) memória(s). Atualmente, desenvolve em coautoria o livro Caminhando a paulista: manual do pequeno historiador da cidade .

Matias Monteiro é Doutor em Arte pela Universidade de Brasília. Atua como artista, curador, professor e na concepção e coordenação de programas educativos em museus e centros culturais.

Bate-papos ao vivo - Ciclo de Debates com Coletivos de Arquitetura brasileiros

Como parte da programação educativa da Exposição Infinito Vão, o Ciclo de Debates, com encontros virtuais no formato de transmissões ao vivo, acontecem uma vez por mês, até junho de 2021, com os temas: Brincar, Regeneração, Identidade, Patrimônio Vivo, Práxis Incorporação. Cada encontro conta com a presença de duas ou dois convidadas/os que atuam em coletivos de arquitetura, ou como agentes culturais que dialogam e constituem territórios em diferentes cidades ao redor do país, majoritariamente nas periferias, ou em centros urbanos junto a grupos sociais.

Ocupar | Patrimônio Vivo

Neste bate-papo, o público online é convidado a dialogar com representantes de Coletivos no campo da educação sobre o apropriar e criar valor: a ressignificação e ativação de espaços abandonados a partir da programação cultural. Intervenções espaciais pontuais e, por vezes, efêmeras, que dialogam com o patrimônio material, recriando usos e adicionando novas camadas simbólicas a zonas históricas. Com Thelma Vilasboas, da Escola Por Vir /RJ e Pedro Alban, da Mouraria 53 / BA.

14 de abril, quarta-feira, às 19h. No Youtube e Facebook do Sesc 24 de Maio. Classificação Livre. Gratuito.

Aprender | Práxis

Neste bate-papo o público poderá conversar com representantes da Escola Livre de Arquitetura e do Atelier Azul Pitanga sobre o aprender ao construir: experiências imersivas de aprendizagem sobre o espaço e os modos de habitar junto, além da desestruturação de hierarquias da aprendizagem e criação de territórios educativos. Com André Moraes, do Atelier Azul Pitanga/PE e Luciana Marson Fonseca, da Escola Livre de Arquitetura / RS.

19 de maio, quarta-feira, às 19h. No YouTube e Facebook do Sesc 24 de Maio. Classificação Livre. Gratuito.

Situar | Incorporação

Neste ciclo o público online é convidado a participar da conversa sobre a situação como meio de criação de espacialidades temporárias: intervenções efêmeras que operam a partir da escuta, do improviso e do encontro dos corpos. Com Raiça Bonfim, Gameleira Artes integradas/ BA e Carmen Morais, do Núcleo Aqui Mesmo/SP.

9 de junho, quarta-feira, às 19h. No YouTube e Facebook do Sesc 24 de Maio. Classificação Livre. Gratuito.

Sobre as mediadoras do Ciclo de Debates

Marcella Arruda é artista transdisciplinar de São Paulo, arquiteta e urbanista pela Escola da Cidade, estudou na Royal Academy of Arts em Den Haag (NL) e Design em Permacultura na Casa da Cidade (SP). Através de instalações, intervenções arquitetônicas, performances e programas pedagógicos, explora as relações entre corpo e território. Realizou encontros culturais como o EME3 SP na X Bienal de Arquitetura de São Paulo, Virada Sustentável, Mostra Ecofalante, Brechas Urbanas no Itaú Cultural, Architecture for Autonomy / Arquitetura para Autonomia na 16a Bienal de Veneza (2018) e com apoio do CAU (2019). Co-organizou o laboratório virtual Comuns: desvendando processos na América Latina. Atualmente é diretora de Projetos do instituto A Cidade Precisa de Você .

Marina Frúgoli é curadora e arquiteta urbanista formada pela FAU-USP, com estudos complementares na Amsterdam Academy of Architecture. Realiza pesquisas e exposições nas intersecções entre os campos da arquitetura, urbanismo, fotografia, performance, arte indígena e arte contemporânea. Elaborou exposições e catálogos do Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Tokyo Teien Metropolitan Museum, Sítio Roberto Burle Marx, Intermuseus e OMA Galeria. Co-organizou o laboratório virtual Comuns: desvendando processos na América Latina. É curadora da Coleção BEI.

Além destas, na playlist Infinito Vão , no canal de Youtube do Sesc 24 de Maio, você pode conferir o acervo audiovisual da programação educativa integrada à Exposição.

A Exposição

Com curadoria de Fernando Serapião e Guilherme Wisnik, a mostra Infinito Vão: 90 anos de Arquitetura Brasileira traz ao público um recorte da história da arquitetura nacional por meio de obras e projetos arquitetônicos de 96 figuras emblemáticas do setor, como Lina Bo Bardi, Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha. Entre março e junho, o núcleo educativo da unidade oferece pelas redes sociais (YoutubeFacebook e Instagram ) do Sesc 24 de Maio uma série de bate-papos, cursos e oficinas gratuitas.

O recorte curatorial da exposição compreende desde os anos 1920, marcados pela Semana de Arte Moderna de 1922, até os dias atuais. A mostra convida o visitante a conhecer e refletir sobre a liberdade de criação trazida pela modernidade e pela contemporaneidade advindas de novas perspectivas artístico-culturais em contraponto à arquitetura clássica, influenciada por construções europeias.

Exposta entre 2018 e 2019 na Casa de Arquitectura, em Matosinhos (Portugal), Infinito Vão é realizada pela primeira vez em território brasileiro e reúne obras e documentos desde o projeto da primeira Casa Modernista de Gregori Warchavchik, passando pelos movimentos ligados ao "Direito à Cidade" e ao emaranhado de coletivos e ocupações que discutem o tema da habitação nos anos 2010.

Curadoria da Exposição: Fernando Serapião e Guilherme Wisnik
Local: Sesc 24 de Maio - Centro, São Paulo, SP.
Período expositivo: Até 27 de junho de 2021

Acompanhe nossas redes:

Facebook: facebook.com/sesc24demaio
Instagram: instagram.com/sesc24demaio
Youtube: youtube.com/sesc24demaiovideos
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!