Offline
FESTIVAL DE CULTURA ONLINE KINOLAB TELA DIGITAL
16/04/2021 15:16 em Cinema

Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Kinoforum

apresentam:

Kinolab_Tela Digital_cartaz.png 

FESTIVAL EXIBE CURTAS BRASILEIROS QUE DISCUTEM A PANDEMIA DE COVID-19, PROCESSOS CRIATIVOS, PRODUÇÃO DE COLETIVOS AUDIOVISUAIS E ENGAJAMENTO

 

* gratuito, Kinolab Tela Digital acontece de  21 a 25/04

 

* 20 filmes destacam o isolamento devido à pandemia, causas sociais, processo de criação e esforço conjunto de grupos e coletivos

 

* quatro webinars discutem "Economia Criativa e Realização Audiovisual", "Promoção e Gestão de Projetos de Baixo Orçamento", "Audiovisual e Engajamento" e "Iniciativas de Produção Audiovisual Coletiva"

 

* participam dos encontros Asaph Luccas, Cavi Borges, Graciela Guarani, Jacson Dias, JC - João Carlos, Minom Pinho, Thatiane Almeida e Thiago Macêdo Correia

 

 

 

 

"Isolamento e Pandemia", "Cinema de Causa", "Processos de Criação" e "A União Faz o Filme": estes são os temas dos programas do Kinolab Tela Digital, que acontece de forma online e gratuita de 21 a 25 de abril e é dedicado a curtas-metragens brasileiros.

 

O objetivo é dar visibilidade a filmes realizados principalmente por pessoas egressas de comunidades periféricas, cidades pequenas no interior do país e aldeias indígenas. Procura-se, assim, estimular a comunicação entre realizadores com vocação empreendedora, coletivos e iniciativas audiovisuais organizadas e engajadas na transformação da sociedade a partir do audiovisual criativo.

 

Foram selecionadas 20 produções finalizadas em 2020 e 2021, representando os estados da Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. As obras ficam disponíveis a partir das 20h00 do dia 21/04 até o final do evento (25/4).

 

Os filmes concorrem a uma premiação no valor de R$3.000,00 (três mil reais) para até três destaques do evento, escolhidos entre os filmes, cineastas, atores/atrizes ou iniciativas audiovisuais coletivas. Uma seleção de destaques da programação ganha exibição na programação do 32º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum, a ser realizado em agosto de 2021.

 

O programa "Isolamento e Pandemia" traz um conjunto de filmes produzidos dentro do contexto da pandemia sanitária da covid-19 que, influenciando tanto forma como temática, atua como elemento criativo decisivo na concepção destes curtas-metragens. Na programação estão "Temporal" (de Maíra Campos e Michel Ramos, MG), "Inês" (Ricardo Vaz Martins, RJ), "O Tempo Dilatou" (André Moura Lopes e Marco Rudolf, CE), "Despoético" (Natália Grego, SP), "Mulheres em Quarentena" (Bárbara Tavares, RJ) e "Alternativas Felizes para Quando o Sol Não Vem" (Juliana Santana, SP).

 

Já o programa "Cinema de Causa" é dedicado a filmes produzidos dentro de um espírito de engajamento, remetendo a temas sensíveis e que promovam um mundo mais justo, solidário e plural. Estão incluídas quatro produções: "Equilíbrio" (de Olinda Muniz Silva Wanderley, BA), "Janelas Daqui" (Luciano Vidigal, RJ), "Seremos Ouvidas" (Larissa Nepomuceno Moreira, PR) e "Aonde Vão os Pés" (Débora Zanatta, PR).

 

Em "Processos de Criação" estão obras de ficção e documentários criativos que constroem e investigam de diferentes formas os seus personagens protagonistas. Fazem parte do programa "Santa" (de David Personagem / Coletivo Luneta Vermelha, SP), "Mandayaki e Takino" (Dadyma Juruna e Yariato Juruna, MT), "Iluminar" (Rafael Assunção / Coletivo Mosca Frita, SP), "Três Dias Com Ele" (Rodolfo Groppo Martim / Fractal Plataforma Artística, SP), "Dois" (Guilherme Jardim e Vinícius Fockiss, MG) e "Procreare" (Alice Stamato, SP).

 

Filmes que são resultado de empenho e esforço conjunto de grupos e iniciativas audiovisuais coletivas são destaque do programa "A União Faz o Filme". Nele estão os títulos "25 Anos Sem Asfalto" (de Fabiola Andrade, SP), "Banzo" (Rafael Luan, CE), "O Prazer de Matar Insetos" (Leonardo Martinelli, RJ) e "Sanatrio" (Leonardo Rodrigues, SP).

 

Kinolab Tela Digital promove ainda uma série de webinars que discute temas relacionados à economia criativa dentro do setor audiovisual. Os temas, palestrantes e datas são as seguintes:

 

* 21/04, às 19h00 - "Audiovisual e Engajamento", com as cineastas Thatiane Almeida e Graciela Guarani

Em um cenário cada vez mais politizado e complexo, o webinar propõe uma reflexão sobre obras audiovisuais engajadas nas mais diversas causas, além das formas e ideias que as atravessam.

 

* 22/04, às 19h00 - "Economia Criativa e Realização Audiovisual", com a produtora cinematográfica Minom Pinho e o cineasta JC - João Carlos

O webinar pretende tecer um panorama do empreendedorismo audiovisual e da economia criativa dentro do setor, tendo em vista a transformação da sociedade a partir do audiovisual criativo.

 

* 23/04, às 19h00 - "Promoção e Gestão de Projetos de Baixo Orçamento", com o cineasta e produtor Cavi Borges e o produtor cinematográfico Jacson Dias

As incertezas do setor audiovisual nos tempos atuais ampliam a necessidade de se pensar um projeto audiovisual de forma otimizada e eficiente. Como gerenciar e promover um projeto de baixo orçamento?

 

* 24/04, às 19h00 - "Iniciativas de Produção Audiovisual Coletiva", com o diretor Asaph Luccas (do coletivo audiovisual paulista Gleba do Pêssego) e o produtor Thiago Macêdo Correia (da produtora mineira Filmes de Plástico)

Por todo o Brasil, multiplicam-se cada vez mais os coletivos audiovisuais. Como surge a ideia da formação de um coletivo? E como fortalecê-lo, para que se consolide em uma iniciativa efetiva e contínua? 

 

Os filmes e os webinars podem ser acessados através do endereço www.kinoforum.org.br.

 

Kinolab Tela Digital é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Associação Cultural Kinoforum. O evento foi viabilizado através do Edital ProAC Expresso / Lei Aldir Blanc nº 40/2020.

 

serviço:

Kinolab Tela Digital

de 21 a 25 de abril de 2021

online e gratuito

www.kinoforum.org.br 

 

redes sociais

www.instagram.com/curtakinoforum 

www.facebook.com/kinoforum 

twitter.com/Kinoforum 

 

realização

Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura,

Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e

Associação Cultural Kinoforum.

 

 

evento viabilizado através do Edital ProAC Expresso / Lei Aldir Blanc nº 40/2020 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!