Offline
Espaço Alana prepara programação especial para Semana Mundial do Brincar com atividades online e gratuitas
14/05/2021 17:20 em Brasil
Entre os dias 24 e 27 de maio, as atividades incluem práticas que envolvem o brincar dentro de casa em tempos de isolamento

O brincar tem um papel essencial para o desenvolvimento infantil, principalmente por meio de atividades lúdicas, que acolhem os pequenos e estimulam a conexão com o mundo da criatividade. Para valorizar as tradições das brincadeiras em família, cantigas e jogos, o Espaço Alana participa da 12ª edição da Semana Mundial do Brincar (SMB), uma iniciativa da Aliança pela Infância, que acontece entre os dias 24 e 27 de maio, com o tema "Casinhas das Infâncias". A programação da SMB é voltada para educadores, crianças, adolescentes e toda a família. Por conta do distanciamento social, as atividades do Espaço Alana serão transmitidas na sua página no Facebook .

Voltado para educadores, o painel ‘Infância e Ludicidade’ apresenta no dia 24/05 (2ª-feira), às 14h, uma live com o tema "Brincar em casa". Um ano após o início da pandemia, o que se pode dizer sobre a vida das crianças com suas famílias, em casa? Neste dia, a pesquisa ‘Brincar em casa’ será compartilhada com o público por meio de uma conversa inspiradora sobre o lugar da casa no imaginário e na vida das crianças e suas famílias. Participam da conversa Soraia Chung Saura, professora na EEFE-USP e na FE-USP e Reinaldo Nascimento, terapeuta social, educador físico e psicopedagogo. A mediação ficará por conta de Renata Meirelles, coordenadora da Pesquisa Território do Brincar.

E no dia 25 (3ª-feira), às 14h, o tema da conversa será "Brincar de lá e de cá: as infâncias, a casa, a escola e a pandemia. Com o fechamento dos prédios escolares e o vínculo educativo mantido por meio da modalidade remota, como ficam as relações entre as infâncias, as famílias e a escola? Neste encontro online, os convidados debatem os desafios e as oportunidades de uma geração de crianças e educadores atravessados pelo fechamento das escolas, das desigualdades intensificadas e de relações sociais colocadas em xeque. Participam da conversa Paulo Fochi, doutor em educação e especialista em educação infantil, e Viviana Santiago, consultora em relações etnicorraciais, gênero e diversidade. A mediação será realizada por Ana Cláudia de Arruda Leite, pedagoga e consultora de educação do Instituto Alana. Após acompanhar as duas atividades (dias 24 e 25) os participantes poderão receber certificados.

As ‘Atividades lúdicas’ serão voltadas para toda a família. No dia 26 (4ª-feira), às 14h, haverá um espetáculo teatral com contação de histórias, com o tema: "Brincadeiras em casa com Azul e Well". A intervenção artística promove a importância das brincadeiras populares, que envolvem toda a família. Por meio das cantigas de roda, resgata a simplicidade dos jogos lúdicos e cria uma atmosfera divertida para o brincar em casa. A apresentação será conduzida por Azul e Well, dois amigos que vieram de outro planeta para conhecer o Brasil e se deslumbram com as brincadeiras que descobrem em um livro e começam a brincar com as crianças, mesmo de forma remota. Participam da atividade Flávia Sgavioli e Wellington Sancho, arte-educadores do projeto Histórias Musicadas.

A semana termina com a atividade "Vivência Musical", no dia 27 (5ª-feira), às 14h. A sensibilização musical estimula o desenvolvimento cognitivo, social e motor de crianças com idade a partir de três anos e seus familiares. Neste dia, Silvanny Sivuca, regente e percussionista da Banda Alana, e integrantes da banda, vão estimular crianças e adolescentes à sensibilização musical, utilizando objetos e utensílios que podem ser encontrados em casa, como tampas, colheres de pau, baldes e panelas.

Sobre o Instituto Alana
Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão "honrar a criança".
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!