Offline
Museu da Língua Portuguesa realiza webinário gratuito sobre relação entre língua e direitos humanos
14/05/2021 17:22 em Brasil
Serão quatro encontros, com pesquisadores, artistas e comunicadores, com destaque para Rita Von Hunty; transmissão acontece no YouTube e Facebook
Língua portuguesa e direitos humanos: a reabertura do MLP é o tema de um webinário promovido pelo Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. A programação, que começa em 18 de maio como parte da Semana Nacional dos Museus, reúne especialistas, artistas e articuladores em quatro encontros virtuais, sempre às terças-feiras, às 11h, com transmissão gratuita no YouTube e Facebook. Entre os participantes, estão a Capulanas Cia. de Arte Negra, o pesquisador Gabriel Nascimento, a drag queen e professora Rita von Hunty (Unirio e USP) e o youtuber Gui Fernandes.

O objetivo do webinário é discutir temas cada dia mais urgentes nos museus contemporâneos, como antirracismo, democracia, direitos humanos, decolonialidade e o bem-viver, além de debater a função social de instituições como o Museu da Língua Portuguesa. Com reabertura prevista para o segundo semestre de 2021, o MLP vem se planejando para desenvolver ações que articulem, integrem e impactem a sociedade, mostrando-se a serviço dela.

Serão quatro encontros, um por semana. As mesas dão direito a certificado - que deve ser solicitado durante a transmissão, com preenchimento de lista de participação a ser divulgada no chat.

Sobre o Museu da Língua Portuguesa - O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A reconstrução do Museu tem como patrocinador máster a EDP, como patrocinadores Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA
18 de maio
A função social do museu hoje: os desafios e a reabertura do Museu da Língua Portuguesa
Com a diretora executiva do MLP, Renata Motta, e a diretora técnica do MLP, Marília Bonas. Mediação: Camila Aderaldo, coordenadora do Centro de Referência.
25 de maio
Pluricentrismo: a presença do português no mundo
Com a pesquisadora e professora Regina Brito (Universidade Presbiteriana Mackenzie/Museu Virtual da Lusofonia) e a Capulanas Cia. de Arte Negra. Mediação: Marina Toledo, coordenadora do Educativo do MLP

1º de junho
Que português é esse?
Com o professor e pesquisador Gabriel Nascimento (Universidade do Sul da Bahia), autor do livro "Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo", e a poeta e pesquisadora Luna Vitrolira. Mediação: Luiza Magalhães, supervisora do Centro de Referência do MLP.


8 de junho
Diversidade linguística: entre a celebração e a resistência
Com o pesquisador Alexander Yao Cobbinah (Universidade de São Paulo/University of London SOAS - School of Oriental and African Studies), a drag queen e professora Rita von Hunty (Unirio e USP) e o youtuber Gui Fernandes. Mediação: Cecilia Farias, pesquisadora do Centro de Referência do MLP.

Onde assistir:
youtube.com/museudalinguaportuguesa
facebook.com/museudalinguaportuguesa
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!