Documentário ‘Conversa Fiada’ sobre as fiadeiras do sertão mineiro é o tema da live do projeto virtual do Sesc Ribeirão ‘Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular’
27/05/2021 08:04 em Brasil

'Conversa Fiada' conta a história de 15 mulheres fiadeiras, sertanejas e protagonistas de um mergulho pelas questões atuais de igualdade e diversidade de gênero. Foto: Diego Zanotti

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Nesta quinta-feira (27/05), às 19h30, no YouTube, o bate-papo será sobre o filme que retrata as mulheres fiadeiras, tingideiras e tecedeiras do Vale do Urucuia, no sertão de Minas Gerais
 
O projeto virtual “Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular”, promovido pelo Sesc Ribeirão Preto, apresenta nesta quinta-feira (27/05), às 19h30, no canal do YouTube (YouTube.com/sescribeirao), uma live com bate-papo ao vivo sobre o documentário “Conversa Fiada”, dos diretores Diego Zanotti e Dinalva Ribeiro. O filme, que está em cartaz no Sesc TV, retrata as mulheres fiadeiras, tingideiras e tecedeiras de algodão do sertão de Minas Gerais. Até o dia 8 de julho, encontros e exibições que abordam cinema, fotografia e turismo convidam o público para uma viagem on-line, repleta de experiências e histórias, com participação de convidados especiais.
 
“Conversa Fiada” conta a história de 15 mulheres fiadeiras, sertanejas e protagonistas de um mergulho pelas questões atuais de igualdade e diversidade de gênero, na busca pela potência de ser mulher no mundo de hoje. Dirigido por Diego Zanotti e Dinalva Ribeiro, o filme percorre o fio das fiadeiras, tingideiras e tecedeiras de cinco municípios do noroeste de Minas Gerais, no Vale do Urucuia - também cenário da saga “Grande Sertão Veredas”, de Guimarães Rosa -, que sediam as últimas estruturas remanescentes de produção artesanal de fios e peças de puro algodão do Brasil.
 
O curta-metragem, com 30 minutos, foi exibido no Festival CineBaru, na Vila Sagarana (MG) em 2018, quando recebeu o Prêmio Aquisição SescTV, por relatar em prosa e imagem a vida das fazedoras de tecido e coragem. Nesta semana, está sendo reexibido no Sesc TV (https://sesctv.org.br/) na segunda-feira (24/05), às 13h, terça-feira (25/05), às 7h, e quarta-feira (26/05), às 12h30.
 
Segundo Renato Alves, programador de cinema do Sesc Ribeirão, o cinema sempre terá esse papel de resgatar histórias reais, trazer vozes que precisam ser ouvidas para o centro da discussão e fazer com que as pessoas conheçam realidades diferentes. “É essa pluralidade que forma nosso país e deveria ser lembrada sempre. O ‘Conversa Fiada’ é um registro importante para todos esses pontos e, além disso, traz muito calor humano, te faz admirar a bagagem dessas personagens, mesmo que você nunca as tenha conhecido pessoalmente”, diz Renato.
 
“Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular”, promovido pelo Sesc Ribeirão Preto com curadoria da fotógrafa paulista e produtora audiovisual Andrea Goldschmidt, tem como objetivo estimular os participantes a fazer uma viagem virtual e encontrar um novo universo de referências culturais de um Brasil plural.
 
Com mediação da produtora cultural Vandreza Freiria, a live sobre o documentário “Conversa Fiada” será nesta quinta-feira (27/05), às 19h30, no canal do YouTube (YouTube.com/sescribeirao). O bate-papo contará com a participação dos diretores do filme e de Solange Oliveira Almeida, fiadeira e uma das protagonistas do curta.
 
No encontro virtual, Diego e Dinalva comentarão sobre o trabalho de pesquisa, respaldado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), fruto de dois anos intensos de convívio e mergulho na vida das personagens, e também terão a oportunidade de interagir com os internautas.
 
Convidados:
- Diego Zanotti é documentarista e psicólogo transcultural, buscador de tecnologias ancestrais e contemporâneas de comunicação e presença, a partir de projetos que desenvolvam encontros de culturas e subjetividades. Mestre em Artes, Cultura e Linguagens (na linha Cinema e Audiovisual) pela UFJF/MG. Em 2020 iniciou as atividades do “Cinema Invisível”, um dispositivo audiovisual para olhar além. É o diretor da série “Resto de Mundo”, em busca das profetisas do Brasil profundo, lançada no site exclusivo www.cinemainvisivel.com.
 
- Dinalva Ribeiro é geógrafa (PhD), pesquisadora do universo camponês nas suas mais distintas expressões, dentre elas a cultura e o saber-fazer campesinos. É professora, pesquisadora e extensionista na Universidade Federal de Goiás, onde coordena projetos de pesquisa e extensão entrelaçando ciência e saberes originários; letras, cheiros e sabores; laboratório e terra; alimento e comida, ansiando pela (re)construção de territórios que possibilitem a permanência no campo.
 
Solange Oliveira Almeida é fiadeira da região do Grande Sertão no Vale do Urucuia e uma das protagonistas do filme “Conversa Fiada”. Nasceu no berço de fiadeiras e tecedeiras onde se tornou aprendiz do fiar, tecer e tingir com suas duas avós, desde muito pequena. Também atua na área de saúde como enfermeira do hospital de Riachinho (MG).
 
SERVIÇO
Projeto: Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular
Tema: “Conversa Fiada” – documentário sobre as fiadeiras do Vale do Urucuia, no sertão de Minas Gerais
Curadora: Andrea Goldschmidt, fotógrafa e produtora audiovisual
Mediadora: Vandreza Freiria, produtora cultural
Convidados: diretores Diego Zanotti e Dinalva Ribeiro, e a fiadeira Solange Oliveira Almeida
Data: quinta-feira, 27 de maio
Horário: 19h30
Local: Canal do YouTube do Sesc Ribeirão – YouTube.com/sescribeirao
O filmehttps://youtu.be/3Ia1sC8a29I
 
O projeto e a programação
“Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular” acontece até o dia 8 julho, toda quinta-feira, com exceção de 03 de junho, às 19h30, pelo canal do YouTube do Sesc Ribeirão (YouTube.com/sescribeirao). A viagem virtual pelas festas populares passará por todas as regiões do país: Boi Bumbá de Parintins – Amazonas (10/06), Maracatu de Baque Solto de Nazaré da Mata – Pernambuco (17/06), Cavalhadas de Pirenópolis – Goiás (24/06), Semana Farroupilha de Porto Alegre - Rio Grande do Sul (01/07) e Procissão das Almas de Mariana - Minas Gerais (08/07).
 
O projeto integra uma iniciativa do Sesc São Paulo, denominada “Outras Viagens”, em que os temas do turismo e das viagens são abordados em atividades sem deslocamento dos participantes. Com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o Sesc Ribeirão vem se dedicando ao planejamento de atividades virtuais que destacam a atividade turística.
 
“Convidamos os viajantes a experimentar novas formas de se relacionar consigo mesmos e com a história do país. Entende-se a educação pelo turismo como momentos de desenvolvimento de conteúdos e aquisição de conhecimentos, um processo contínuo no qual os participantes interpretam a si mesmos e ao mundo ao seu redor, enquanto adquirem informações por meio dos sentidos, de observações e experiências compartilhadas”, diz Vitor Hugo Vieira, turismólogo e programador do Sesc Ribeirão.
YouTube
Website
Website
Os diretores Diego Zanotti e Dinalva Ribeiro (acima), e a fiadeira Solange Oliveira Almeida (abaixo, à esquerda), uma das protagonistas do filme, participam nesta quinta da live que será mediada pela produtora cultural Vandreza Freiria (abaixo, à direita)
Renato Alves, programador de cinema do Sesc Ribeirão, e Vitor Hugo Vieira, programador de turismo do Sesc Ribeirão
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!