Offline
SHOW "MÔNICA SALMASO - TRIBUTO A WILSON BATISTA" E ESPETÁCULO TEATRAL "FÓSSIL" ESTÃO ENTRE AS ATRAÇÕES DA SEMANA DO #EMCASACOMSESC
03/08/2021 07:58 em Música
A programação conta ainda com o concerto do violinista Cláudio Cruz e
do pianista Nahim Marun; com a obra "Ôma - um ex-petáculo"; com a
montagem de dança "Algumas Distâncias Entre 2 Pontos", e com a
contação infantil "Histórias de Boca: Jesuína e a Cabaça"

instagram.com/sescaovivo
youtube.com/sescsp

Fotos para imprensa: clique aqui

 
São Paulo, 02 de agosto de 2021 - No ar desde abril de 2020, o #EmCasaComSesc segue em 2021 com uma programação diversificada de espetáculos ao vivo na internet. São shows, apresentações de teatro e dança, e espetáculos para crianças e famílias, sempre mesclando artistas e companhias consagrados no cenário brasileiro com novos talentos. As transmissões acontecem de terça a domingo, às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo , exceto a apresentação para crianças, aos sábados, que ocorre às 15h .

As transmissões são majoritariamente realizadas diretamente das unidades do Sesc São Paulo, sem presença do público no local e seguindo todos os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19. Além dos palcos, alguns trabalhos são transmitidos a partir da casa ou do estúdio dos artistas. Tudo em conformidade com as medidas estipuladas pelo Plano São Paulo.

Agenda de 04 a 08 de agosto:

04 de agosto, quarta, 19h
Teatro #EmCasaComSesc
"Fóssil"
Com: Natalia Gonsales e Flávio Tolezani
Idealização: Natalia Gonsales
Dramaturgia: Marina Corazza
Direção: Sandra Corveloni

A peça articula histórias de mulheres curdas torturadas da Síria com memórias de mulheres na ditadura brasileira de 1964. Uma cineasta (Natalia Gonsales) apresenta o roteiro de seu novo projeto para uma empresa distribuidora de gás liquefeito de petróleo, com intuito de conseguir financiamento. Conforme fala sobre o filme e sobre as mulheres da Revolução de Rojava para o empresário (Flávio Tolezani) que a recebe, relações dúbias de opressão vão se construindo. O espetáculo foi criado a partir de uma pesquisa desenvolvida pela atriz e pela dramaturga Marina Corazza a respeito do povo curdo e da Revolução de Rojava (no norte da Síria) e propõe um encontro entre teatro e audiovisual tendo projeções sensitivas e trilha sonora original de Marcelo Pellegrini.

Transmitido do Sesc Ipiranga
Classificação Indicativa: 12 anos


05 de agosto, quinta-feira, 19h
Dança #EmCasaComSesc
"Algumas Distâncias Entre 2 Pontos"
Concepção: Cláudia Müller
Criação: Cláudia MüllerClarissa SacchelliRenan Marcondes, Theo Dubeux e Laura Salerno
Performance: Cláudia MüllerClarissa Sacchelli e Renan Marcondes

O experimento cênico é a primeira etapa de uma criação inspirada na obra "Algumas Distâncias Entre 2 Pontos", desenho do artista José Leonilson (1957-1993), feito em 1990. Mimetizando mapas, pontos cardeais e planos cartesianos, o artista mostrava que, para além da precisão geométrica de uma linha reta formada entre esses dois pontos, várias outras eram possíveis ao redor, acima, perto ou do lado deles. O trabalho apresentado por Cláudia MüllerClarissa Sacchelli e Renan Marcondes toma emprestado o título da obra de Leonilson para pesquisar suas possibilidades coreográficas e sua aderência ao nosso tempo - marcado pela imposição de necessárias distâncias e pela urgência de entender que corpos elas estão construindo. Durante a apresentação o artista Maikon K fará intervenções no chat do Youtube.

Transmissão do Sesc Santana
Classificação indicativa: 14 anos

6 de agosto, sexta-feira, 19h
Música #EmCasaComSesc
Cláudio Cruz e Nahim Marun

No concerto, os músicos Cláudio Cruz (violino) e Nahim Marun (piano) interpretam obras de Beethoven (1770-1827) e Villa-Lobos (1887-1959). O programa traz, entre outras, as peças Sonata nº 5, op. 24 - "Primavera", do compositor alemão, Ludwig van Beethoven, e a Primeira Sonata - Fantasia "Desesperance", de autoria do principal nome da música clássica brasileira do século 20, Heitor Villa-Lobos.

Transmissão do Sesc Pinheiros
Classificação indicativa: Livre

07 de agosto, sábado, 15h
Crianças #EmCasaComSesc
"Histórias de Boca: Jesuína e a Cabaça"
Com: Cristiane Velasco (contadora e cantadeira) e Fernando Bahia (músico e capoeirista)


‘Histórias de boca’ são conhecidas como narrativas muito antigas, que atravessam os tempos transmitidas de boca em boca, de geração em geração. São verdadeiros mapas da aventura humana e guardam saberes ‘de cor’ (do coração). "Jesuína e a Cabaça" é uma história ouvida da boca do educador mineiro Adelsin, que ouviu da boca de sua mãe Guigui, que ouvia da boca de Dinha Aninha. E assim por diante. Esta história de tradição oral conta como o primeiro berimbau surgiu do pega-pega entre a menina Jesuína e uma cabaça encantada. O reconto de Cristiane Velasco, junto ao músico e capoeirista Fernando Bahia, apresenta um pouco da história do instrumento, que acompanha toda a narrativa. Depois da apresentação, os artistas participam de um bate-papo com o público.

Transmissão do Sesc Bom Retiro
Classificação indicativa: Livre

07 de agosto, sábado, 19h
Música #EmCasaComSesc
"Mônica Salmaso - Tributo a Wilson Batista"
Com: Mônica Salmaso (voz), Paulo Aragão (violão), Teco Cardoso (sax e flautas) e Luca Raele (clarinete)


A cantora Mônica Salmaso presta homenagem ao sambista carioca Wilson Batista (1913 - 1968), acompanhada pelos músicos Paulo Aragão (violão), Teco Cardoso (saxofone e flautas) e Luca Raele (clarinete), no show "Tributo a Wilson Batista". O repertório da apresentação reúne obras como "Acertei no milhar" (Wilson Batista/ Geraldo Pereira), "Não sei dar adeus" (Wilson Batista/Ataulfo Alves), "Deixa de ser convencida" (Wilson Batista/ Noel Rosa) e "Comício em Mangueira" (Wilson Batista / Germano Augusto). Compositor que duelou com Noel Rosa na célebre polêmica de sambas, na década de 1930 - "rixa" amigável responsável pela composição de diversos clássicos do gênero -, Wilson Batista compôs sucessos para os carnavais das décadas de 1940, 1950 e 1960.

Transmissão do Sesc Pompeia
Classificação indicativa: Livre

08 de agosto, domingo, 19h
Teatro #EmCasaComSesc
"Ôma, um ex-petáculo"
Idealização e game design: ultraVioleta_s
Realização e roteiro: Aline OlmosLaíza DantasPaula Hemsi e Tetembua Dandara
Atuação vídeos e performance ao vivo: Laíza Dantas e Tetembua Dandara
Trilha sonora e performance ao vivo: Paula Mirhan

Na criação da companhia ultraVioleta_s, o público se reúne virtualmente para assistir a um jogo performance e interagir, por meio do bate-papo, numa mistura de teatro e videogame. Na experiência é possível acompanhar as avatares/atrizes vivendo um dia a dia em que surgem textos, fotografias, gravuras e vídeos que vão ressignificando a solidão. Tudo muda de perspectiva quando elas adentram o mundo dos sonhos e, a partir daí, vivenciam situações oníricas, engraçadas e ácidas, borrando os limites entre o mundo material e o virtual. A obra foi idealizada pelas artistas da companhia, Aline Olmos, Paula Hemsi e Laíza Dantas, e desenvolvida juntamente com a artista convidada Tetembua Dandara e com a participação especial da cantora e compositora Paula Mirhan.

Transmitido do Sesc Pompeia
Classificação Indicativa: 14 anos


#EMCASACOMSESC EM 2020
A série #EmCasaComSesc teve início em abril de 2020, com um conjunto de transmissões ao vivo das linguagens artísticas de Música, Teatro e Dança, espetáculos para Crianças e atividades do Esporte - que somaram 13,5 milhões de visualizações, até dezembro do ano passado, no total de 434 espetáculos. Para conferir ou revisitar o acervo completo disponível, acesse: youtube.com/sescsp.

+ AÇÃO URGENTE CONTRA A FOME
Com o objetivo de ampliar a rede de solidariedade para levar comida às pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Sesc São Paulo, em parceria com o Senac São Paulo, realiza campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis nas unidades do Sesc e Senac em todo o estado. São mais 100 pontos de coleta na capital, região metropolitana, interior e litoral. As doações são distribuídas às instituições sociais parceiras do Mesa Brasil Sesc, que repassam os itens para as 120 mil famílias assistidas. A Ação Urgente contra a Fome é uma iniciativa do Sesc São Paulo, por intermédio do Mesa Brasil Sesc, programa criado pela instituição há 26 anos que busca alimentos onde sobra para distribuir aos lugares em que falta. O que doar: alimentos não perecíveis como arroz, feijão, leite em pó, óleo, fubá, sardinha em lata, macarrão, molho de tomate, farinha de milho e farinha de mandioca. O Sesc conscientiza a população sobre importância da doação responsável, com itens de qualidade e dentro da validade.

MESA BRASIL SESC SÃO PAULO
Paralelamente à campanha Ação Urgente contra Fome, a rede de solidariedade que une empresas doadoras e instituições sociais cadastradas segue suas atividades, buscando onde sobra e entregando em lugares onde falta, contribuindo para a redução da condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos e a diminuição do desperdício de alimentos. Hoje, dezenove unidades do Sesc no estado - na capital, interior e litoral - operam o Mesa Brasil. As equipes responsáveis pela coleta e entrega diária de alimentos foram especialmente capacitadas para os protocolos de prevenção à Covid-19, com todas as informações e equipamentos de proteção individuais e coletivos necessários para evitar o contágio.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!