Offline
Museus do Estado de SP trazem programação especial
12/01/2022 17:40 em Arte

As atividades acontecerão durante o mês de janeiro em todo o Estado

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo promove, durante o mês de janeiro, programação de férias nos museus de todo o Estado, com diversas atividades para crianças e adultos. Shows, oficinas, contação de histórias, teatro de bonecos, cursos, saraus e muitas outras ações irão animar a criançada.

PROGRAMAÇÃO NA CAPITAL

No Museu Catavento as crianças poderão participar de show de palhaços e várias oficinas como a de tintas naturais e confecção de bonecas, além de teatro infantil.

Entre os dias 13 e 30 de janeiro, no Museu da Língua Portuguesa, acontecerá a Ocupação Narrativas da Invenção, que, por meio de oficinas artísticas fará um diálogo entre as obras do Movimento Modernista com as narrativas e invencionices do nosso cotidiano.

Museu do Futebol tem programação para o mês inteiro. Jogos e brincadeiras populares, oficinas de bolha de sabão, contação de história, teatro de fantoches, escalada, badminton, capoeira, dança, slackline são algumas delas. Atividades são realizadas na área externa do museu, que fica localizado sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu.

A partir do dia 13, o Museu Afro Brasil vai promover oficinas literárias e encontro de contação de histórias, presente também no Museu da Imigração, a partir do próximo sábado, além de oficinas de circo e mediações de leitura.

A Rede de Museus-Casas Literários de São PauloCasa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, apresentarão oficinas, cursos, lançamentos de livros e ciclos de leituras.

PROGRAMAÇÃO NO INTERIOR

Em Brodowski, no Museu Casa de Portinari, terá pula corda, bola de meia, pião, bugalha, diabolô, bilboquê, bola de gude, quebra-cabeças, amarelinha, bola de sabão, peteca, jogo da memória, brinquedos pedagógicos, dança das cadeiras, morto-vivo, queimada, leitura, desenho livre com lápis de cor e roda.

O Museu H. P. Índia Vanuíre, em Tupã, oferecerá confecção de bonecos e pipas, corrida das cores, jogos e artesanatos.

Confira a programação completa:

SERVIÇOS

PROGRAMAÇÃO NA CAPITAL

  • MUSEU CATAVENTO

SHOW DA PALHAÇA OLGA

Breve descrição: Interação lúdica e descontraída com o público, em diversos espaços do museu. Durante as intervenções, acontecerão várias ações para as crianças e a família toda. A Palhaça Olga apresentará instrumentos musicais, levará o público a participar da cantoria, das palhaçadas e trapalhadas. Data(s): 11 a 23 de Janeiro. | Horário: 11h e 15h.

OFICINA TERRÁRIO

Breve descrição: Os visitantes construirão seu próprio terrário, colocando em prática a abordagem sobre microecossistemas em equilíbrio. Há cerca de 150 anos, o médico inglês Nathaniel Ward resolveu colocar algumas pupas de borboletas junto a um pouco de terra, dentro de uma caixa de vidro fechada para observar a metamorfose desses insetos. Para sua surpresa, o que ele observou foi o desenvolvimento de esporos e sementes, dando origem a plantas que sobreviveram naquele local, mesmo sem qualquer cuidado de sua parte. A partir desse incidente, a manutenção de espécies em recipientes fechados popularizou-se e, atualmente, esse sistema natural em escala reduzida é chamado de terrário.Data(s): 11 a 16 de Janeiro.

OFICINA DE TINTAS NATURAIS

Breve descrição: Extração de pigmentos, aglutinação, oxidação de determinadas tintas naturais extraídas de legumes e temperos que misturados com outros diluentes mudam a pigmentação. Oficina livre para explorar a criatividade e fatores cognitivos das crianças.

Data(s): 18 a 30 de Janeiro.

OFICINA DE CONFECÇÃO DE TSURU

Breve descrição: A oficina será apresentada pela técnica do origami. Os origamis estão presentes na arte e cultura japonesa e também estão ligados à HISTÓRIA DOS MIL TSURUS. Na oficina os participantes, além de confeccionarem seus próprios tsurus irão conhecer como esta história está ligada a menina Sadako da cidade de Hiroshima.

Data(s): 11 a 16 de Janeiro.

OFICINA CONFECÇÃO BONECAS ABAYOMI

Breve descrição: As Bonecas Abayomi são pequenas bonecas negras, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças. Segundo a lenda, a boneca foi criada para as crianças, jovens, adultos na época da escravidão, para acalmar e trazer alegria para todos, além de ser considerada como amuleto até hoje.

Data(s): 18 a 30 de Janeiro.

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO

Breve descrição: Em comemoração ao aniversário de São Paulo, a Cia teatral BUZUM apresentará o teatro de bonecos FLORESTA VIVA. Este espetáculo é uma fábula sobre a importância da preservação das nossas florestas. Data(s): 22, 23, 25, 26, 29, 30 de janeiro e 5 e 6 de fevereiro.

OFICINA FEIRA DE CIÊNCIAS

Desperte o químico que há em você, na nossa Feira de CiênciaData: 18 a 23 de Janeiro

OFICINA DE PODCAST

Breve descrição: Já ouviu falar em Podcast? Cada vez mais populares, eles são uma forma muito eficiente de comunicação e despertam muita audiência e curiosidade. Na oficina, os visitantes poderão gravar o seu programa com a ajuda dos nossos monitores e depois escutá-lo nas plataformas oficias de Podcast do Museu Catavento.Data: 11 a 16 de Janeiro

OFICINA NUTRI-AÇÃO

Breve descrição: Vamos conversar sobre a importância de uma alimentação balanceada e utilizando peças de lego, soltar a criatividade para montar os itens que compõem a roda dos alimentos e manter bom funcionamento do corpo humano.Data: 11 a 30 de Janeiro

OFICINA MERGULHANDO NA QUÍMICA

Mergulhe conosco na química e seus elementos e veja como ela está presente no que menos esperamos.Data: 11 a 16 de Janeiro

  • MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

O Museu da Língua Portuguesa promove entre os dias 13 e 30 de janeiro, das 10h às 17h, sempre de quinta a domingo, a Ocupação Narrativas da Invenção, dentro do projeto Estação Férias, que, por meio de oficinas artísticas gratuitas e voltadas para o público de todas as idades, fará um diálogo entre as obras do Movimento Modernista com as narrativas e invencionices do nosso cotidiano.

Os temas desses encontros são super variados: de produção de desenhos e cartazes a improvisos de dança e contação de história.

As oficinas vão acontecer no saguão B do Museu da Língua Portuguesa.

  • MUSEU DO FUTEBOL

Durante todo o mês o Museu do Futebol oferece jogos e brincadeiras populares, oficinas de bolha de sabão, contação de história, teatro de fantoches, escalada, badminton, capoeira, dança, slackline, entre outras. Atividades serão realizadas na área externa do museu, que fica localizado sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu.

Além das brincadeiras tradicionais, também serão oferecidos jogos ligados ao futebol, como chute a gol, para treinar a pontaria e a potência do chute; golbol, esporte paralímpico em que se joga sentado e de olhos vendados, guiado apenas pelos barulhos da bola; o desafiador futebol na bolha; pebolim humano; brincadeiras para desenvolver habilidades de goleiro e o popular futebol no pula-pula.

Todos os dias

Brincadeiras populares -- corda, pião, bolinha de gude, cama de gato e outras

Oficinas para a primeira infância -- Construir, bolas de sabão, teatro de fantoches

Futmesa, Futebol de Botão e Arco e flecha

Chute a gol -- todos os dias a partir de 8/1

Terças - 14h às 15h

De quarta a sexta - de 11h, 12h, 14h e 15h

Sábados e domingos - das 10h às 17h

  • MUSEU AFRO BRASIL

13 de janeiro de 2022, às 15h00 -- No Museu Afro Brasil

Oficina de LARP (Live Action Role Playing).

“Uma tarde no Museu”

Como parte da Programação de Férias, o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil oferece o Larp: um jogo de representação e de arte colaborativa em que as pessoas participam representando personagens de uma história criada pelos próprios participantes. Trata-se, portanto, de um jogo de interação e improviso no qual o cenário é o acervo do Museu Afro Brasil.

Inscrições: até 11 de janeiro

Link de Inscrição:

18 de janeiro de 2022, às 15h00 - No Museu Afro Brasil

Oficina literária “Lembranças à Carolina”

A Oficina Lembranças à Carolina propõe diálogos e reflexões acerca da realidade social, relações raciais no Brasil, por meio da obra de Carolina Maria de Jesus, utilizando-se da escrita e do relato do cotidiano para a construção de "cartas virtuais". Lembranças à Carolina faz parte da Programação de Férias.

Inscrições: 11 a 16 de janeiro

Link de Inscrição:

29 de janeiro, às 11h00 -- No Museu Afro Brasil

Ateliê Aberto: Aos Pés do Baobá e Oficina de tecelagem

Com a ampla vacinação e controle da pandemia, os cuidados com isolamento social foram atenuados o que nos permite novamente a presença. Desse modo, como desdobramento do #LeituraNasFerias, campanha voltada para o incentivo da leitura em meio à pandemia e ao isolamento social, o Núcleo de educação oferece a primeira edição do Ateliê Aberto em 2022, como parte da Programação de Férias.

A partir do livro Os sete novelos, de Angela S. Medearis, propomos um encontro para contação de histórias e uma oficina de tecelagem, realizada pela poetisa e arte-educadora Patricia Ashanti.

Inscrições: 17 a 27 de janeiro

Link de Inscrição:

  • MUSEU DA IMIGRAÇÃO

A partir do próximo dia 8 (sábado), a criançada poderá curtir uma programação temática com oficinas de circo, mediações de leitura e contação de história.

Apresentando equilíbrio na bola e na corda bamba, malabares, pernas de pau e tecido aéreo, as oficinas de circo acontecerão aos fins de semana (15, 16, 22, 23, 29 e 30), das 11h às 17h, no jardim do complexo do museu. Por meio da iniciativa, os pequenos vivenciarão as modalidades circenses de forma lúdica e dinâmica, com acompanhamento e ensinamento de profissionais.

Para participar, será necessário retirar uma senha na bilheteria antes do início da ação (no próprio dia do evento). Cada turma terá limite de 15 crianças e duração de 30 minutos.

- As mediações de leitura, promovidas aos sábados e aos domingos, acontecem nos dias 15, 22, 23, 29 e 30, às 11h e às 15h. A mediadora do espaço “Semear Leitores”, Gabrielli Chagas, compartilhará as aventuras de oito publicações, seguindo a agenda disponível no site.

Já no dia 29 (sábado), o livro Elmer, o elefante xadrez, de David McKee, será o foco de uma contação de história, realizada pela mesma colaboradora, às 15h. A apresentação poderá ser prestigiada presencialmente e em uma live no Instagram.

Artesanato e aniversário de São Paulo também pautam ações

  • MUSEU DE ARTE SACRA

Desenhança

Data: 22 e 29 de janeiro (presencial)

Horário: 14h30

Duração: 2h

Temática: Acervo;ModernismoMais informações no site do MAS-SP:

O núcleo de Ação Educativa do Museu de Arte Sacra de São Paulo está feliz em anunciar que a tradicional ação de férias “Desenhança” está de volta ao formato presencial. Dando início às comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de São Paulo, vamos explorar as possibilidades do desenho, como faziam os artistas modernistas, com base no acervo e no prédio do Museu. Não precisa trazer nenhum material, os educadores disponibilizarão o que for necessário para os exercícios.

Oficina de Pau a pique

Data: 26 de janeiro - Quarta-feira (presencial)

Horário: 14h30 às 16h30

Duração: 2h

Temática: Cidade, São Paulo, Memória, Técnicas construtivas

Mais informações no site do MAS-SP:

Quer participar de um dia interativo com sua família? Venha descobrir como foi construído o prédio onde fica o Museu de Arte Sacra de São Paulo, conhecer obras que representam marcos para a cidade e ainda participar de uma oficina de pau a pique.

Rede de Conversa: A Arte Moderna Religiosa No Acervo Do Museu De Arte Sacra De São Paulo

Data: 19 de janeiro -- Quarta-feira

Horário: 19h30

Duração: 1h30

Temática: Acervo; Modernismo

Transmitida pelo canal do Youtube do Museu de Arte Sacra de São Paulo:

A arte religiosa brasileira sempre ocupou lugar de destaque na História da Arte, com obras amplamente conhecidas pelo público. Mas que lugar ocupa a arte moderna religiosa produzida no Brasil? A presente palestra visa apresentar alguns exemplos fundamentais da coleção do Museu de Arte Sacra de São Paulo, que possui obras de iconografia religiosa feitas por artistas como Anita Malfatti e Aldo Bonadei, representantes da Semana de Arte Moderna de 22 e do Grupo Santa Helena, respectivamente e que marcam, portanto, duas instâncias fulcrais ao entendimento do Modernismo religioso em São Paulo na primeira metade do século XX.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!