Offline
Paço do Frevo comemora 8 anos ampliando o alcance do Frevo
07/02/2022 16:21 em Arte

No Dia do Frevo (09), museu faz aniversário com live inédita do Maestro Forró & Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e da Cia de Frevo do Recife 

O 9 de fevereiro tem significado especial para o Frevo: além de ser oficialmente o seu dia, marca também o aniversário do Paço do Frevo. O Centro de Referência em Salvaguarda do Frevo, no Recife Antigo, completa 8 anos de trabalho contínuo na manutenção do ritmo genuinamente pernambucano, atuando no reconhecido protagonismo do Frevo durante o ano inteiro. Para celebrar, o Paço oferece ao público um show inédito do Maestro Forró & Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, em celebração aos 20 anos do grupo. A apresentação será transmitida pelo Youtube do Paço, a partir das 19h, e terá abertura da Cia de Frevo do Recife, com o espetáculo "Frevariando". 

Durante todo o mês de aniversário, o museu, mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, celebra a nova idade com uma programação especialmente pensada para a ocasião, mas sem perder de vista os necessários cuidados no combate à pandemia da Covid-19. Neste mês tradicionalmente carnavalesco, o Paço do Frevo reafirma o seu espírito folião e oferece shows-lives de Hugo Linns, Luciano Magno e Banda de Pau e Corda, além de vivências de dança e música e formações da Escola Paço do Frevo, numa programação que o espaço cultural traçou para fazer brilhar sua vocação como equipamento concebido para experimentação, pesquisa e difusão do Patrimônio Imaterial da Humanidade. 

“Uma celebração assim se faz especial, porque junta memória e presença, história e vitalidade, trajetória e reinvenção. O Frevo é isso e, no Paço, vai muito além dos passos. É movimento, além dos movimentos, faz-se caminhada e salto, faz a gente olhar para todos os lados, para trás e para a frente, vendo e sentindo o Frevo que pulsa na gente. O que vai além da música, da dança, o que é também manifesto, de identidades, sonhos, lutas, encontros e novidades. Frevo de uma cidade, Frevo da humanidade. Que tem no Paço uma de suas moradas, mas que vive no mundo”, celebra o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello. 

“Muito além de um museu, o Paço do Frevo é um espaço de difusão, experimentação, diálogo e inovação para toda a cadeia de fazedores da cultura popular. Por mais um ano, em meio ao cenário pandêmico, estamos investindo todos os nossos esforços para fazer valer a nossa principal missão como gestores de tão importante equipamento para cidade, que é a de fortalecer o Frevo o ano inteiro, em sua diversidade, para além da sazonalidade do Carnaval de Pernambuco. A cultura resiliente se redesenha, a exemplo do próprio Frevo, que jamais deixa de se movimentar e permanecer de geração a geração”, observa Maria Garibaldi, diretora executiva do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), instituição responsável pela gestão do Paço do Frevo. 

Para 2022, ano que marca os 10 anos do título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, concedido ao Frevo pela Unesco em 2012, o Paço do Frevo assume o tema A Casa do Frevo é o Mundo, destacando o movimento, o poder de espalhamento do Frevo e a sua presença em locais diversos. Entre as novidades para 2022 estão a elaboração de um novo plano museológico para o espaço cultural, a continuidade das formações em economia criativa jovem do Paço Criativo, projeto do Paço do Frevo junto à Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), que culminará em um seminário sobre indústria criativa, e uma exposição voltada para a celebração dos 10 anos do título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, prevista para o mês de dezembro, além de novas parcerias.

DIA DO FREVO E ANIVERSÁRIO DO PAÇO  

Para seguir explorando a potência do ritmo além do território do museu, o Paço do Frevo dá início ao cronograma deste ano e lança o tema A Casa do Frevo é o Mundo, com programação de aniversário em formato virtual, nesta quarta-feira (9). A partir das 19h, será transmitido ao vivo, pelo Youtube do Paço (youtube.com/museupacodofrevo), o espetáculo “Frevariando", da Cia de Frevo do Recife, que irá representar as múltiplas formas de dança que o Frevo pode assumir. A apresentação agregará à prática do Frevo outras modalidades de dança, como contemporâneo, dança de salão e jazz, inovando as movimentações sem perder a origem dos passos, indo além do óbvio e desconstruindo formalidades. 

Na sequência, a Praça do Frevo, no terceiro andar do museu, recebe show inédito do Maestro Forró e sua Orquestra Popular da Bomba do Hemetério: a apresentação especial abre as ações que o grupo preparou para comemorar os 20 anos de carreira em 2022, com repertório de novos sucessos dos pernambucanos, como “Pra Tirar Coco”, e músicas dos álbuns “Jorrando Cultura” e “#CabeçaNoMundo”. Composições autorais, como “Frevando em Bomba do Hemetério”, e versões, como “Tô Doidão”, irão representar as principais fases do conjunto, conhecido por fundir várias referências culturais. O aniversário do Paço do Frevo conta com o apoio cultural da Fundarpe. 

A CASA DO FREVO É O MUNDO

Eleito como tema para guiar as ações de 2022 do Paço do Frevo, A Casa do Frevo é o Mundo remete ao universo cultural do Frevo e suas casas diversas. Enquanto as agremiações carnavalescas se destacam como lugares afetivos, sedes ou casas-sedes, é ali onde o Frevo se renova, se reinventa, é preservado e valorizado. São lugares onde estão concentradas as heranças do Frevo, que remetem ao que foi estruturado no passado, mas também despertam as inquietações para outras possibilidades de viver e sentir o ritmo.O tema de 2022 é um convite para enxergar a complexidade de diferenças e provocar o movimento de nos fazermos presentes em diferentes lugares de referência, contribuindo para os processos de formação, transmissão, manutenção e difusão do Frevo. 

“Comemorar o aniversário do Paço com o lançamento dessa temática reforça o nosso compromisso de continuar o Plano Integrado de Salvaguarda, contribuindo efetivamente para que o ritmo se faça cada vez mais presente e potente em Pernambuco, no Brasil e no mundo. Com essa proposta, estabelecemos a missão de dialogar com a comunidade do Frevo em suas várias territorialidades. Ao conhecer melhor as sedes do Frevo e trocar mais ideias com agremiações e com os fazedores da cadeia produtiva, poderemos contribuir com uma sociedade mais diversa, equânime e empática”, aponta Luciana Félix, gerente geral do museu. 

Em seus números, o Paço do Frevo contabiliza mais de 750 mil visitantes, 40 mil alunos nas suas atividades de formação e mais de 750 artistas impactados pelas ações. Além disso, conta com mais de 2.500 títulos para consulta gratuita no seu Centro de Pesquisa e Documentação Maestro Guerra-Peixe, reforçando sua vocação para a democratização do passado, presente e futuro do Patrimônio. 

FEVEREIRO NO PAÇO

O Centro de Referência em Salvaguarda do Frevo expande a sua comemoração de aniversário e oferece programações ao longo de todo o mês. No dia 11 de fevereiro, o músico Hugo Linns participa do projeto Hora do Frevo e faz a primeira apresentação do show "Atemporal", do álbum homônimo que será lançado no Dia do Frevo (09). A Praça do Frevo, espaço no terceiro andar do museu, recebe ainda o músico Luciano Magno para o Sábado no Paço, no dia 19 de fevereiro, e a Banda de Pau e Corda, no dia 24, que inicia, com o show no museu, a celebração dos seus 50 anos. Visando a preservação da saúde e o combate à Covid-19, as apresentações serão transmitidas on-line, para alcançar o público com maior segurança. 

Retomando as suas atividades, a Escola Paço do Frevo recebe o compositor e guitarrista de Frevo Luciano Magno e o guitarrista de blues e rock Rodrigo Morcego, para a roda de conversa Guitarra Blues/Guitarra Frevo, no dia 20 de fevereiro. A mediação ficará a cargo de César Berton, pesquisador, músico, guitarrista e professor do IFPE Belo Jardim. O bate-papo será em formato híbrido, com público presencial reduzido e transmissão on-line para os demais interessados.

No museu, os visitantes podem participar das Vivências de Dança e Música, às terças, sábados e domingos, com o acesso incluso no ingresso do museu. As visitações seguem de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados de domingos, das 11h às 18h. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), com entrada gratuita às terças-feiras. 

Hora do Frevo - 11/02, às 12hShow/Live de Hugo Linns

Violeiro, arranjador, compositor, diretor musical e produtor, reconhecido nacional e internacionalmente, Hugo Linns traz o show “Atemporal”, que registra pela primeira vez o Frevo na viola dinâmica. Esta será a primeira apresentação do álbum, que chega às plataformas de streaming no Dia do Frevo (9 de fevereiro). O artista entendeu que o instrumento contribuiria para a expansão territorial do gênero, alcançando uma sonoridade inédita, pois está aliada à sua rebuscada linhagem musical. “Atemporal” tem dez músicas, trazendo releituras de clássicos como “Voltei Recife”, “Cabelo de Fogo” e “Vassourinhas”.  

Sábado no Paço - 19/02, às 19hShow/Live de Luciano Magno

Neste show o artista irá utilizar programações eletrônicas e samplers como base sonora para a execução de Frevos conhecidos do seu vasto repertório, muitos deles vencedores de festivais, a exemplo de “Pisando em Brasa” e “Esquentadinho”. Também serão apresentados medleys de Frevos de Rua consagrados na memória musical pernambucana, com novas ideias de arranjo e plena interação entre guitarra e samplers. 

Escola Paço do Frevo - 20/02Roda de conversa Guitarra Blues/Guitarra Frevo

Buscando trocar experiências de convidados a partir do Frevo, a primeira roda de conversa de 2022 recebe o compositor e guitarrista de Frevo Luciano Magno e o guitarrista de blues e rock Rodrigo Morcego. A mediação ficará a cargo de César Berton, pesquisador, músico, guitarrista e professor do IFPE Belo Jardim. 

24/02, às 19hShow da Banda de Pau e Corda

Criada em 1972, a Banda de Pau e Corda está prestes a completar seus 50 anos de estrada. Para isso, planejou um ano cheio de celebrações, a começar pelo show que será realizado no Paço do Frevo. O espetáculo rememora um momento muito especial da trajetória da banda: a criação do Carnaval de Boa Viagem, em meados dos anos 1970. Para isso, traz em seu repertório Frevos que embalaram a folia nos anos 1970 e 1980, como "Pelas Ruas do Recife", "Recife é Linda Demais", "Correr Litoral" e "Viva o Recife”. 

Terças, sábados e domingosVivências de Dança e Música

Às terças, sábados e domingos, em horários variados, o Paço do Frevo oferece aos visitantes o contato prático com o Frevo através das Vivências em Dança e Música. Por meio de oficinas de curta duração, abertas a todos e todas, são apresentadas as principais características musicais do Frevo. Na dança, os participantes podem experimentar passos básicos que possibilitam a elaboração e o exercício do improviso, respeitando a diversidade e singularidades dos corpos.

Em fevereiro, às terças e sábados, as vivências são de música às 14h30, 15h, 15h30 e 16h (terças) e 14h, 15h, 16h e 17h (sábados. Aos domingos, a vivência de dança acontece às 14h, 15h, 16h e 17h. O acesso às vivências é através do ingresso do museu - R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Às terças a entrada é gratuita. A apresentação do comprovante de vacinação para a Covid-19 é obrigatória.SOBRE O PAÇO DO FREVO - O Paço do Frevo é reconhecido pelo IPHAN como centro de referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do Brasil, o Frevo. Patrimônio imaterial pela UNESCO e pelo IPHAN, o Frevo é um convite à celebração da vida, por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas, que no Paço do Frevo encontram seu lugar máximo de expressão, na manutenção de ações de difusão, pesquisa e formação de profissionais nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do Frevo. 

O Paço do Frevo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife e da Secretaria Municipal de Cultura, e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, em atuação do Governo Federal e do Ministério do Turismo, o projeto conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da RedeCard Itaú e da White Martins, tendo ainda apoio do Grupo Globo, das Pernambucanas e da Chevrolet Serviços Financeiros, e apoio cultural do Itaú Cultural e do Porto de Suape. 

SERVIÇOPAÇO DO FREVOFuncionamento: terça a sexta, 10h às 17h. Sábado e domingo, 11h às 18h.Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife.Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) - entrada gratuita às terças-feirasA apresentação do comprovante de vacinação para a Covid-19 é obrigatória.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!