Offline
Romance de Amélie Nothomb traz reflexões de Jesus Cristo a respeito de seus últimos dias como homem na Terra
24/02/2022 11:01 em Literatura

Em Sede, a escritora belga constrói uma poderosa narrativa a partir de conhecidas passagens bíblicas, mencionando personagens como Maria, Maria Madalena e Judas sob uma perspectiva inovadora

 

Em sua cela, Jesus aguarda o dia seguinte, quando será crucificado. Nesses últimos momentos de sua vida como homem, lembra-se de detalhes do julgamento pelo qual acaba de passar. Recorda-se, ironicamente, dos depoimentos daqueles que foram agraciados por seus milagres, mas que agora já não veem neles tanta vantagem assim. Sem conseguir dormir, o nazareno lembra-se também de como chegou até ali, confessa ter medo da morte e reflete sobre os três pilares da humanidade, aqueles que resumem o sentido de encarnar e ser humano: amar, morrer... e ter sede. Este é o pano de fundo de Sede, romance da escritora belga Amélie Nothomb, que chega agora ao Brasil pelo Tusquets, selo de ficção da Editora Planeta.

Narrado em primeira pessoa, a obra trata das memórias de Jesus a respeito de seus últimos dias na terra, seu sofrimento e sua humanidade, e menciona, de uma perspectiva inovadora, diversos personagens bíblicos, como Maria, Maria Madalena, Pedro e Judas, ponderando virtudes e falhas. Com um tom cômico e excêntrico, a publicação traz humor e drama na mesma medida. “Esclareço esses pontos porque não é o que será escrito nos Evangelhos. Por quê? Ignoro. Os evangelistas não estavam ao meu lado quando aconteceu. E não importa o que possam ter dito, não me conhecem. Não estou bravo com eles, mas nada é mais irritante do que as pessoas que, sob pretexto de amar você, têm a pretensão de conhecer você de cor”, relata Jesus no livro.

Amélie Nothomb não é teóloga, portanto, o objetivo deste lançamento não é ser um registro histórico ou hagiográfico, mas um poderoso exercício de ficção com alguns dos personagens mais conhecidos da humanidade. Celebridade literária na Europa, ela é considerada excêntrica por alguns, e uma personalidade única por outros. Seus livros costumam tratar de assuntos polêmicos, colocando em xeque algumas das concepções mais convencionais e conservadoras. Sede é, segundo a própria autora, o livro de sua vida: tudo o que ela fez culminou na escrita desse breve romance.

_

TRECHOS DO LIVRO

— Acusado, serás crucificado.

Gostei de sua economia de linguagem. O gênio do latim nunca comete um pleonasmo. Teria detestado que dissesse: “Serás crucificado até a morte”. Uma crucificação não tem outro desfecho possível.

Em trinta e três anos de vida, pude constatar: o maior feito de meu pai é a encarnação. Que uma potência desencarnada tenha tido a ideia de inventar o corpo permanece um golpe de mestre. Como o criador não seria ultrapassado por essa criação cujo impacto ele não compreendia?

Na verdade, digo­vos: cultivai o que sentis quando estais morrendo de sede. Eis o impulso místico. Não é uma metáfora. Quando a fome cessa, isso se chama saciedade. Quando cessa o cansaço, isso se chama repouso. Quando se cessa de sofrer, isso se chama reconforto. Cessar de ter sede não tem nome.

FICHA TÉCNICA

Título: Sede

Autora: Amélie Nothomb

Páginas: 128

Preço livro físico: R$ 38,90

Editora Planeta | Selo Tusquets

SOBRE A AUTORA

Amélie Nothomb é uma das maiores figuras da cena literária da Europa. Belga, é best-seller em diversos países. Autora prolífica, publicou um livro por ano desde seu primeiro romance, Hygiène de l'Assassin (1992). Seu enorme sucesso valeu-lhe a nomeação de Comandante da Ordem da Coroa, e o rei Filipe da Bélgica ofereceu-lhe a concessão do título pessoal de baronesa. Em 2015, foi eleita membro da Real Academia de Língua e Literatura Francesa da Bélgica. Em 2021, recebeu o prestigioso Prêmio Renaudot com seu livro Premier Sang.

SOBRE O SELO TUSQUETS

Foi criado em 1969, na Espanha, pela brasileira radicada no país, Beatriz de Moura, e seu marido, Oscar Tusquets. Presente no Brasil desde 2016, este é o selo de ficção literária da Editora Planeta. Ao longo de sua história, foi responsável por lançar obras de Gabriel García Márquez, Julio Cortázar, Jorge Luis Borges, entre outros grandes nomes da literatura mundial.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!