Offline
Agenda cultural de abril da Fundação do Livro e Leitura oferece contações de histórias e Clube do Livro
07/04/2022 13:56 em Literatura

Programação gratuita contempla crianças, jovens e adultos com atividades presenciais e online

 

Ribeirão Preto (SP), 07 de abril de 2022 - A agenda cultural do mês de abril da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto chega com atividades para públicos de todas as idades, inclusive com encontro híbrido (presencial e online) do Clube do Livro, no dia 23 de abril.  A programação começa neste sábado (09/04) com a contação “Histórias de Suassuna”, com Márcio Bá.

 

Neste mês serão três sessões de Contação de História, realizadas em parceria com escolas municipais de Ribeirão Preto e São Joaquim da Barra, e com o projeto educacional “Educando para o Futuro”, criado pela Usina Alta Mogiana. No dia 09 (sábado), o músico e ator Márcio Bá leva um pouco do universo do escritor pernambucano Ariano Suassuna aos alunos do Cemei Dr. João Gilberto Sampaio, na Vila Mariana. A contação “Histórias de Suassuna” acontece às 10h30 e é exclusiva para os estudantes.

 

No dia 19 (terça-feira), às 10h e 14h, será a vez dos alunos do projeto “Educando para o Futuro”, da Usina Alta Mogiana, participarem da contação “O Incrível Menino Devorador de Livros", com a atriz Monalisa Machado. A atividade acontece na escola EMEF Professor Creso Antônio Filleti, em São Joaquim da Barra (SP). No dia 28 (quinta-feira), a parceria da Fundação do Livro e Leitura com a Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto leva a contação de história “Ana e a Semana: pequena história do modernismo em 1922”, com Gracyela Gitirana, para os alunos da EMEF Professor Eduardo Romualdo de Souza, na Vila Virgínia, às 10h e 14h.

 

Clube do Livro

Neste mês, o Clube do Livro debate o romance “A Cor Púrpura”, da premiada escritora norte-americana Alice Walker. A bibliotecária Gabriela Pedrão faz a mediação da roda de conversa. Publicado em 1982, o livro tem o racismo como pano de fundo de uma história de abuso sexual incestuoso de uma adolescente de 14 anos. Ambientada no Sul dos Estados Unidos, a narrativa é alinhavada com temas como machismo, amizade, amor, falta de acesso à educação pelas mulheres, entre outras questões. Famoso por ter ganhado uma bela adaptação para o cinema, em 1985, o livro “A Cor Púrpura” também coleciona diversos prêmios, incluindo um Pulitzer.

 

A sessão do Clube do Livro acontece no dia 23 de abril (sábado), às 16 horas, com possibilidade de participação presencial, na sede da Fundação do Livro e Leitura (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jd América) ou pela plataforma Zoom, com link de acesso https://us02web.zoom.us/j/87824676359.

 

Além de valorizar a tradição oral da contação de histórias, a Fundação do Livro e Leitura contextualiza diferentes temáticas que serão abordadas na 21ª edição da Feira Internacional do Livro, que ocorre em agosto, como os destaques para o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e para a vida e obra do poeta Ariano Suassuna.

 

“Incentivar o gosto pela leitura é o objetivo central da Fundação do Livro e Leitura, junto com o estímulo pela descoberta das histórias guardadas nos livros. Sempre pensando numa agenda que alcance todas as faixas etárias de público e seus diferentes interesses”, destaca Dulce Neves, presidente da entidade.

 

Para acompanhar a programação completa, acesse o site www.fundacaodolivroeleiturarp.com e/ou os canais da instituição pelas redes sociais.

 

Instagram (@fundacaolivrorp)Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)Linkedin (fundacaolivrorp)Twitter (@FundacaoLivroRP)Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)Plataforma www.fundacaodolivroeleiturarp.com

 

Serviço:

Data: 09 de abril (sábado) | 10h30Contação de história: “Histórias de Suassuna”, com Márcio Bá, ator e músico

Local: Cemei Dr. João Gilberto Sampaio, em Ribeirão Preto

Atividade exclusiva para alunos da instituição

 

Data: 19 de março (sábado) | 10h e 14hContação de História: “O Incrível Menino Devorador de Livros”, com Monalisa Machado

Local: EMEF Professor Creso Antônio Filleti, em São Joaquim da Barra

Atividade exclusiva para alunos da instituição

 

Data: 23 de Abril (terça-feira) | 16hClube do Livro, “A Cor Púrpura”, de Alice Walker - com Gabriela Pedrão, bibliotecáriaParticipação: presencial, na sede da Fundação (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jd América), ou online, pela plataforma Zoom, no link https://us02web.zoom.us/j/87824676359

 

Data: 28 de Abril (sábado) | 10h e 14hContação de História: “Ana e a semana: pequena história do modernismo em 1922”, com Gracyela Gitirana

Local: EMEF Professor Eduardo Romualdo de Souza, em Ribeirão Preto

Atividade exclusiva para alunos da instituição

 

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!