Offline
Livro "Gente que Inspira" ganha encontro literário na Biblioteca Sinhá Junqueira
18/04/2022 14:21 em Literatura
Terceira obra do projeto História do Dia, escritora e jornalista Daniela Penha se reúne na biblioteca para bate-papo sobre o livro e café da manhã preparado por alunos com deficiência da escola pública Egydio Pedreschi.

 

No dia 23 de abril (sábado), às 11h, a escritora e jornalista Daniela Penha participa do encontro literário “Gente que Inspira ”, nome do seu terceiro livro baseado no projeto História do Dia, fundado em 2017. A conversa acontece na Biblioteca Sinhá Junqueira, terá mediação do também jornalista Guilherme Nali e um café da manhã preparado por alunos com deficiência da escola pública Egydio Pedreschi, cuja história está no livro. O evento é aberto e gratuito. 
A obra “Gente que Inspira – Todo mundo tem uma história para contar” traz uma coletânea com 50 perfis publicados pela jornalista Daniela Penha no portal História do Dia entre 2017 e 2021. Os textos contam trajetórias de gente do cotidiano, pessoas comuns de Ribeirão Preto e de cidades da região retratadas por meio do Jornalismo Literário e da História Oral. 
O encontro será uma forma de realizar um “lançamento presencial”, uma vez que sua estreia se deu de forma online durante a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, em 2021. 
“Poder retomar os encontros presenciais depois de todo esse afastamento traz uma alegria e um alívio imensos! Esse é um momento muito esperado por mim e, acredito, pelos leitores e entrevistados também! A vida retomando seu fluxo”, comenta a escritora. O livro poderá ser adquirido no dia do evento. 
Lançado pela editora Outras Palavras durante a 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, o livro foi realizado com apoio do Proac LAB, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, como contrapartida à premiação por histórico em Literatura que a autora teve a honra de receber. A obra também teve o patrocínio de Bild Desenvolvimento Imobiliário, Voluntários do Sertão e Ribeirão Shopping.
Sobre o projeto “História do Dia” 
Todo mundo tem uma história para contar. E toda história tem sua importância. O projeto História do Dia nasce a partir desta certeza, em fevereiro de 2017. No portal www.historiadodia.com.br a jornalista Daniela Penha conta histórias de vida de todo tipo de gente. O acervo já soma mais quase 400 histórias publicadas e deu origem a dois livros de coletâneas, publicados em 2018 e 2019, lançados na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e também em outras cidades e estados. O projeto História do Dia se transformou ainda em duas exposições interativas e acessíveis, lançadas em 2018 e 2019, que receberam milhares de visitantes nos períodos em que estiveram no Ribeirão Shopping e na Casa da Cultura de Ribeirão Preto. 
São realizadas, periodicamente, visitas em escolas, palestras, oficinas, rodas de conversa que buscam fomentar a importância da preservação da memória e da história de vida como patrimônio imaterial, além de incentivar a prática do Jornalismo Literário. Os personagens retratados nos textos são diversos: artistas, mães, vendedores ambulantes, médicos! História do Dia tira do anonimato as histórias fantásticas das pessoas comuns! A jornalista busca as histórias, realiza entrevistas presenciais com os personagens e, a partir do que é colhido, escreve um texto, que une jornalismo e literatura, com a história de cada um. 
Sobre a autora 
Daniela Penha é jornalista e escritora, formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, na Unesp (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"), campus de Bauru, em 2012. Mestranda em Educação na Faculdade Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto, onde, desde 2017, integro o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento. Atuou por sete anos na imprensa diária, como repórter nas redações dos jornais Bom Dia (Bauru), Diário da Região (São José do Rio Preto) e A Cidade (Ribeirão Preto), responsável por coberturas diversas, mas sempre procurando trabalhar o jornalismo literário dentro das redações, na produção de reportagens especiais e à frente de colunas e blogs onde a história dos personagens era o principal. Autora do livro “Memórias do Aimorés – Sete retratos da internação compulsória”, publicado pelo Instituto Lauro de Souza Lima em 2014, e que conta sete histórias de pessoas que contraíram hanseníase e foram internadas compulsoriamente como tratamento, perdendo vínculos familiares, afetivos, autonomia. 
Em confluência com as histórias das pessoas, a obra aborda a cronologia do tratamento da hanseníase no Brasil. Desde dezembro de 2016, se dedica às atividades culturais, à frente do projeto História do Dia, que soma literatura, memória, identidade e jornalismo. Por meio do projeto História do Dia, também realizou parcerias para a produção de coletâneas de histórias, como: “Força Italiana”, que traz narrativas de famílias italianas que se fixaram em Ribeirão Preto, realizada com Casa da Memória Italiana (2019/2020); projeto “Gente que alimenta”, com a produção de histórias de vida das pessoas e entidades que fazem parte do programa Mesa Brasil, realizada com o Sesc Ribeirão Preto (2020 e 2021), projeto “Gente que cuida”, que conta histórias de profissionais da saúde da linha de frente da pandemia, realizada com o Instituto Ribeirão 2030, Casa da Memória Italiana e Outras Palavras comunicação empresarial (2020). 
Desde 2017, ministra palestras e oficinas com a temática da memória e da escrita literária em Ribeirão Preto, região e outras cidades do estado. Em 2020, recebeu o “Prêmio por histórico de realização em Literatura”, por meio do PROAC EXPRESSO LAB. O projeto História do Dia, por meio da MEI DANIELA PENHA MONTEIRO BRITO PAVINI 37038088882, recebeu o prêmio “Neide Rodrigues Gomes” de patrimônio imaterial, cultura popular, tradicional e urbana, do PROAC EXPRESSO LAB.
Serviço 
Encontro Literário "Gente que inspira" 
Data: 23/04 (sábado), 11h
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547, Centro)
Entrada: gratuita 
Livro "Gente que Inspira – Todo mundo tem uma história para contar”: R$ 44,90 - vendas no local do encontro.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!