Offline
8 escritoras contemporâneas nordestinas que você precisa conhecer
25/10/2022 08:58 em Literatura

A Amora, clube de assinatura de livros escritos por mulheres, selecionou oito autoras de destaque do Nordeste

24/10/2022 - Selecionar escritoras contemporâneas é fazer um recorte muito pequeno de um universo que não para de crescer: o da literatura escrita por mulheres. Movimentos como a foto Grande dia para Escritoras, coletivos como Leia Mais Mulheres, livrarias como a Gato sem Rabo e projetos como a Amora Livros estimulam o mercado editorial feminino e revelam cada dia mais talentos no Brasil. E para te ajudar a conhecer algumas das escritoras contemporâneas do Nordeste, a Amora selecionou oito nomes que vêm ganhando destaque na cena brasileira atual. Confira: 

Clique Para Download
Jarid Arraes

Jarid Arraes - Juazeiro do Norte-CE

Escritora, cordelista e poeta. Trabalha em São Paulo, onde, além de escrever, dedica-se a um clube de escrita para mulheres, escreveu os cordéis Chega de Fiu Fiu e Informações contra o Machismo. Algumas de suas obras são: Redemoinho em dia quente (Alfaguarra, 2019) e Corpo desfeito (Alfaguarra, 2022).

 

Lorena Portela -- Mombaça-CE

Escritora, jornalista e colunista do jornal Diário do Nordeste. Trabalhou como redatora publicitária, morou um tempo em Lisboa e hoje vive em Londres. Algumas de suas obras são: Primeiro eu tive que morrer (edição do autor, 2021).

 

Micheliny Verunschk - Recife-PE

Escritora e historiadora. Seu último romance, O som do rugido da onça, mescla suas habilidades com a escrita e seu conhecimento da História ao narrar o sequestro de crianças indígenas no Brasil do século 19. Algumas de suas obras são: O som do rugido da onça (Companhia das Letras, 2021), O movimento dos pássaros (Martelo, 2020) e Trilogia Infernal (Patuá, 2018).

 

Natércia Pontes - Fortaleza-CE

É autora do livro Copacabana dreams (2012) que reúne contos ambientados no Rio de Janeiro, cidade onde viveu. Atualmente mora em São Paulo. Os tais caquinhos, seu romance de estreia, foi publicado em 2021. Algumas de suas obras são: Os tais caquinhos (Companhia das Letras, 2021) e Copacabana Dreams (Cosac & Naify, 2012).

Um pouco sobre Natércia Pontes:

Renata Belmonte - Salvador-BA

Advogada e escritora. Venceu o Prêmio Braskem Arte e Cultura, em 2003, e o Prêmio Cultura e Arte Banco Capital, em 2006. Participou das antologias Outras moradas, Antologia Sadomasoquista da Literatura Brasileira e Antologia de contistas baianas. Algumas de suas obras são: Femininamente (Casa de Palavras, 2003), O que não pode ser (EPP, 2006) e Vestígios da Senhorita B (PP5, 2009).

Socorro Acioli - Fortaleza-CE

Jornalista e escritora, escreveu muitos livros infantojuvenis com os quais ganhou várias vezes o prêmio Jabuti. É coordenadora da especialização em escrita e criação na pós-graduação da UNIFOR (Universidade de Fortaleza). Algumas de suas obras são: A Cabeça do Santo (Companhia das Letras, 2014). 

Clique Para Download
Tercia Montenegro

Tércia Montenegro - Fortaleza-CE

É professora e escritora com graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Linguística pela mesma instituição. Em 2013 o seu livro O Tempo em Estado Sólido foi finalista nos prêmios Portugal Telecom de Literatura e Jabuti. Algumas de suas obras são: Turismo para cegos (Companhia das Letras, 2025), Meu Destino Exótico (2014), Os espantos (Demócrito Rocha, 2012).

 

Vanessa Passos - Fortaleza-CE

Escritora, professora de escrita criativa, produtora cultural e mediadora de leitura. Doutora em Literatura Comparada pela UFC, cursa Pós-Doutorado em Escrita Criativa na PUCRS. Vencedora do 6º Prêmio Kindle de Literatura com A filha primitiva. Algumas de suas obras são: A filha primitiva (Record, 2021) e A mulher mais amada do mundo (2020).

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!