Offline
Sarau de médicos escritores abre programação de novembro da Fundação do Livro e Leitura
09/11/2022 18:43 em Literatura

Atividade desta quarta-feira (9), a partir das 20h, na sede da Fundação, em Ribeirão Preto (SP), inicia agenda do mês, que ainda tem encontro do Clube do Livro e exibição de filme

 

Ribeirão Preto (SP), 8 de novembro de 2022 – Depois de um hiato de dois anos por conta da pandemia de Covid-19, o Sarau dos Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento, engata o seu segundo encontro em 2022. A sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América) recebe a atividade na quarta-feira (9/11), a partir das 20h, com entrada aberta e gratuita para o público em geral. 

Já são dez anos de atividades do sarau e seu coordenador, o médico e escritor Nelson Jacintho, destaca que o projeto busca incentivar a produção artística na cidade. “A ideia principal do nosso grupo é estimular a leitura e a escrita. Desta forma, qualquer pessoa que queira participar ou mesmo ir para escutar, será muito bem-vinda. É uma confraternização em torno da literatura”, comenta o médico.

Do livro ao cinema

No sábado (19), a agenda da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto continua. No período da tarde, às 16h, será realizado o Clube do Livro, conduzido pela bibliotecária Gabriela Pedrão. O livro escolhido para o encontro do mês é “O Náufrago”, do autor austríaco Thomas Bernhard, lançado em 1986. A atividade será transmitida em ambiente on-line, através da plataforma de reuniões ZOOM.

 

 

O romance foi escrito em forma de monólogo em primeira pessoa e conta a história de três pianistas, Glenn Gould – o maior gênio do piano deste século, como o autor diz – e dois colegas de classe. Bernhard produz a obra como uma interpretação sobre a vida dos dois amigos, transformando em uma das narrativas mais impressionantes da literatura contemporânea. Uma escrita em que a loucura é tão radical que encosta no humor, revelando uma gargalhada por trás do desespero.

Também no sábado (19), às 18h, acontece o encontro do Cine Fórum, com a mediação dos Gêmeos do Cinema, Marcos de Castro e André de Castro. O filme exibido será “Um Dia de Cão” (1975), do diretor Sidney Lumet e do roteirista Frank Pierson. A atividade será realizada na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, com entrada gratuita e aberta ao público.

O longa tem a participação de atores reconhecidos, como Al Pacino, John Cazale e Sully Boyar. A trama da história é sobre um assalto a um banco no Brooklyn, bairro de Nova Iorque, nos EUA, que chama a atenção da mídia e se transforma em um show, com uma enorme audiência. O drama policial é baseado em artigos dos jornalistas Thomas Moore e P. F. Kluge escritos para o New York Daily News sobre o crime, que ocorreu em 1972.

O trabalho de Frank Pierson foi escolhido o melhor roteiro original do Oscar de 1976 e Al Pacino venceu a categoria de melhor ator do Bafta, maior prêmio cinematográfico do Reino Unido.

Serviço

Programação de Novembro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Sarau dos Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto CalientoData e horário: 9 de novembro (quarta-feira), às 20hLocal: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)

 

Clube do Livro, com a obra “O Náufrago”, de Thomas Bernhard, e mediação da bibliotecária Gabriela PedrãoData e horário: 19 de novembro (sábado), às 16hHorário: 16hLocal: Atividade on-line pela plataforma de reuniões ZOOM: https://us02web.zoom.us/j/84164291916

Cine Fórum com exibição do filme “Um Dia de Cão” (1975) e mediação dos Gêmeos do Cinema, André e Marcos de CastroData e horário: 19 de novembro (sábado), às 18hLocal: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)

 

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro (FIL) da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da FIL, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país, contando com 21 edições realizadas. Em 2020, tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus. Em 2022, o objetivo dos organizadores foi oferecer uma programação com atividades presenciais e outras em formato on-line, reunindo palestrantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades foram gratuitas e abertas à população: salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus e projetos educacionais. Nesta 21ª edição, o evento registrou um público de 193 mil pessoas - 178 mil participantes de forma presencial e 15 mil acessos on-line, durante 10 dias de programação.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!