Offline
1ª Feira do Livro de Pradópolis acontece entre os dias 24 e 26 de novembro
24/11/2022 18:46 em Literatura

Evento literário, organizado pela Prefeitura Municipal da cidade e pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, será presencial e contará com programação gratuita para todas as idades. Nomes como Ryane Leão, Marcello Gugu e DJ DZ, Geise Pereira, Diego Figueiredo e Ana Cañas estão na agenda

 

Pradópolis (SP), 24 de novembro de 2022 – Durante este segundo semestre de 2022, o interior de São Paulo recebe novas feiras literárias com uma rica programação gratuita para toda a população. Depois de Ribeirão Preto, com a FIL (Feira Internacional do Livro), Batatais, Morro Agudo e São Joaquim da Barra, a cidade que entrou na rota cultural do livro foi Pradópolis, entre os dias 24 e 26 de novembro, com a realização da I Feira do Livro de Pradópolis. Organizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento contará com a presença de escritores, músicos, artistas, pensadores, além de intelectuais, estudantes, professores e autoridades. A programação será oferecida gratuitamente com atividades para todas as idades na Praça Pio XII, na Biblioteca Municipal (Rua Sete de Setembro, 1065) e na Câmara Municipal de Vereadores (Rua Sete de Setembro, 999), das 8 às 22 horas.

A abertura oficial do evento acontece nesta quinta-feira (24), às 19h30, no Palco Principal (Praça Pio XII). Na sequência, a Orquestra de Cordas SomNaCaixa sobe ao palco e apresenta um espetáculo com violões, violas caipiras, vozes, cajon e contrabaixo. O grupo possui um repertório que vai desde os clássicos do sertanejo raiz até as músicas contemporâneas.

Entre os destaques desta primeira edição da Feira do Livro de Pradópolis estão a participação de nomes de referência da literatura e da música, entre eles, a poeta e professora cuiabana, Ryane Leão, um dos grandes nomes da literatura atual, autora de dois livros “Tudo nela Brilha e Queima” e “Jamais Peço Desculpas por me derramar” que conversa com o público na sexta-feira (25), a partir das 19h30, na Praça Pio XII.  O MC, educador social e um dos grandes nomes do rap nacional, Marcello Gugu, ao lado do DJ DZ, apresenta a palestra e sarau “Coisas que eu ouvi no bar do fim do mundo”, também na sexta-feira (25), às 9h30, no mesmo local.

A música também ganha espaço nesta primeira edição, com a presença de Thiago Bugança, que traz um espetáculo de rap e poesia marginal, na quinta-feira, às 21h10. O show de Diego Figueiredo convida Ana Cañas, encerra a programação da feira, no sábado (26), às 20h30, na Praça Pio XII. Diego Figueiredo é considerado um dos maiores violonistas do mundo e indicado ao Grammy Awards em 2020, além de já ter levado sua música por mais de 60 países. Para este show, o músico convida a intérprete e compositora Ana Cañas – revelação musical de 2007, mesmo ano em que estreou com o álbum Amor e Caos. A artista tem sua carreira consolidada e elogiada pela crítica especializada.

Com a proposta de oferecer cultura e educação à toda a população e ainda abrir espaço para a apresentação de novos talentos locais, a agenda cultural da feira inclui diversas apresentações de música, teatro, capoeira e dança (em vários estilos), lançamento de livros, com alunos de várias etapas do CEMA Dorival Rossi.

 

Programação Permanente

Durante os três dias, a Feira do Livro de Pradópolis oferece ainda uma agenda com diversas atividades permanentes. Na Biblioteca Municipal acontece a exposição fotográfica “Além do Mapa e Retratos”, resultado do trabalho com alunos de 10 a 18 anos do CEMA Dorival Rossi, que buscou valorizar o olhar e a percepção de cada um deles, com ênfase na arte fotográfica e visual através do uso de dispositivos móveis e profissionais.

Já a Câmara Municipal de Vereadores recebe o Projetos das Escolas Municipais, uma exposição dos trabalhos escolares nos Projetos de Literatura desenvolvidos durante o ano letivo: EMEF Octávio Giovannetti, EMEF Augusto de Campos, EMEB Sérgio Rossetti, Creche Agenor Pavan, Creche Simone Anacleto, EMEI Maria Therezinha, EMEB Luiz Ometto, EMEB Zaíra Ometto e Creche Lucelma Souza.

A Exposição de Esculturas Divertidas, que acontece na Biblioteca Municipal, é o resultado da Oficina de Escultura em Argila, realizada em 2022, no CEMA Dorival Rossi, com alunos de 8 a 16 anos, que amam se divertir modelando argila. A Exposição de Desenhos acontece também na Biblioteca Municipal: resultado da oficina de desenho, pintura e ilustração de imagens, personagens, flores e paisagens, realizada em 2022 com alunos do CEMA. Ainda na Biblioteca Municipal acontece a Exposição Lua Negra, Junior de Sá, pelo Projeto Tradição SP.

A presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves, lembra que a realização do evento tem como objetivo incentivar a população da cidade a buscar a leitura, a literatura e a educação. “Acreditamos que essa primeira edição do evento lançará sementes para que o acesso aos livros e à  leitura sejam ferramentas de evolução em Pradópolis, proporcionando viagens e descobertas sem limites”, comenta.

A Diretora do Departamento de Cultura e Turismo, Regina Atique, ressalta a importância de oferecer oportunidades de vivenciar a cultura e arte  através da literatura, da música, da dança, do teatro, das artes vsuais de forma gratuita e acessível a toda população.

 

Confira a programação completa:

QUINTA-FEIRA - 24/11/2022

19h30 - Abertura Oficial | Palco Principal (Praça Pio XII)20h - Show com Orquestra de Cordas SomNaCaixa | Palco Principal (Praça Pio XII)

SEXTA-FEIRA - 25/11/20228h - Contação de História "A Dança do Arco Íris", com Miguel Alexandre de Espírito | Biblioteca Municipal (Rua Sete de Setembro, 1065 - Centro)8h - Apresentação musical com Otávio Ribeiro | Palco Principal (Praça Pio XII)8h15 - Apresentação de Danças Urbanas "Família Addams", com alunos de 9 a 15 anos do CEMA | Palco Principal (Praça Pio XII)8h30 - Apresentação de Danças Urbanas "Toxic", com Julia Zeviane | Palco Principal (Praça Pio XII)8h30 - Contação de História "Brincando com Folclore", com Teatro CEMA | Biblioteca Municipal (Rua Sete de Setembro, 1065 - Centro)8h45 - Apresentação de Danças Urbanas "Controle", com alunos de 16 e 17 anos da Oficina de Danças Urbanas | Palco Principal (Praça Pio XII)9h - Oficina "Zine-se", com professores do CEMA | Biblioteca Municipal (Rua Sete de Setembro, 1065 - Centro)9h30 - Palestra e Sarau "Coisas que eu ouvi no bar do fim do mundo", com Marcello Gugu e DJ DZ | Palco Principal (Praça Pio XII)10h30 - Atividade Teatral "Mamutes", com alunos do CEMA | Biblioteca Municipal (Rua Sete de Setembro, 1065 - Centro)11h15, 11h30 e 11h45 - Apresentações de Ginástica Rítmica, com estudantes infantojuvenil e juvenil do CEMA | Palco Principal (Praça Pio XII)13h30 - Atividade Teatral "Comunidade Arco Íris", com Teatro do CEMA | Biblioteca Municipal (Rua Sete de Setembro, 1065 - Centro)14h - Apresentação de Dança, com Duo Marcelo e Vivian | Palco Principal (Praça Pio XII)14h30 - Apresentação Musical, com Projeto Baobá | Palco Principal (Praça Pio XII)15h - Apresentação de Danças Urbanas "No Limite", com alunos de 6 a 12 anos | Palco Principal (Praça Pio XII)15h30 - Apresentação de Danças Urbanas "Cubo", com alunos de 15 a 17 anos |  Palco Principal (Praça Pio XII)16h30 - Apresentação Musical "Toque da MPB", com alunos de 8 a 17 anos  Palco Principal (Praça Pio XII)17h15 - Apresentação Musical "Percussão e Coral", com Bantum/Baianá |  Palco Principal (Praça Pio XII)17h50 - Apresentação Musical Coral Infantil - Histórias, com alunos de 6 a 12 anos | Palco Principal (Praça Pio XII)19h - Apresentação Musical, com ElevaRAP | Palco Principal (Praça Pio XII)19h30 - Palestra Literária: Poesia para todos com Ryane Leão | Palco Principal (Praça Pio XII)20h40 - Apresentação Musical, com Grupo Annuar |  Palco Principal (Praça Pio XII)21h10 - Apresentação Musical, com Thiago Bugança | Palco Principal (Praça Pio XII)21h40 - Apresentação de Danças Urbanas "Thriller", com alunos de 15 a 18 anos | Palco Principal (Praça Pio XII)

SÁBADO - 26/11/2022

9h - Apresentação Musical, com Lokal ao Cubo| Palco Principal (Praça Pio XII)9h - Lançamento do Livro "Além do Mapa e Retratos", com alunos do CEMA | Palco Principal (Praça Pio XII) 10h15 - Apresentação de Capoeira, com Raízes de Iúna |  Palco Principal (Praça Pio XII)11h - Apresentações de Dança Estilo Livre "Curada para Curar", com Aline Oliveira | Palco Principal (Praça Pio XII)11h15 - Apresentação de Dança Estilo Livre, com alunos de 6 a 16 anos | Palco Principal (Praça Pio XII)11h30 - Apresentação de Dança Estilo Contemporâneo, com turma adulto do CEMA | Palco Principal (Praça Pio XII)11h45 - Apresentação de Dança "Style Girls", com Hip Hop Infantil do CEMA | Palco Principal (Praça Pio XII)14h e 14h30 - Apresentação de Dança: Quintessência "Violino", com alunos de 15 a 18 anos  | Palco Principal (Praça Pio XII)15h - Apresentação Circense: Florescer por Carmen Pott, com alunos de 6 a 17 anos | Palco Principal (Praça Pio XII)15h30 - Apresentação de Dança Dreams com Letícia Araújo | Palco Principal (Praça Pio XII)16h - Apresentação Musical, com Ayramana Sardão | Palco Principal (Praça Pio XII)16h - Roda de conversa e Sessão de Autógrafos, com Geise Pereira | Câmara Municipal de Vereadores (Rua Sete de Setembro, 999 - Centro)20h30 - Show de encerramento: Diego Figueiredo convida Ana Cañas | Palco Principal (Praça Pio XII)

 

Para saber mais sobre a Feira do Livro de Pradópolis:Instagram e Facebook:

@fundacaolivrorp@prefeiturapradopolis

@culturapradopolis

Sites:www.fundacaodolivroeleiturarp.comhttp://www.pradopolis.sp.gov.br/portal

Telefones:Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto - (16) 3911-1050

Prefeitura Municipal de Pradópolis - (16) 3981-9900

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro (FIL) da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da FIL, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país, contando com 21 edições realizadas. Em 2020, tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus. Em 2022, o objetivo dos organizadores foi oferecer uma programação com atividades presenciais e outras em formato on-line, reunindo palestrantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades foram gratuitas e abertas à população: salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus e projetos educacionais. Nesta 21ª edição, o evento registrou um público de 193 mil pessoas - 178 mil participantes de forma presencial e 15 mil acessos on-line, durante 10 dias de programação.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!