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Após aumento de 70% em tentativas de fraudes com cartões de débito, FICO lista 7 dicas que podem evitar problema
04/04/2017 21:50 em Brasil

As fraudes ocorreram com maior frequência nos caixas eletrônicos localizados dentro de lojas de conveniências

 

São Paulo, 4 de abril de 2017 -A FICO (NYSE:FICO), empresa provedora de soluções analíticas para a tomada de decisões, realizou um levantamento que identificou aumento de 70% no número de fraudes de cartão de pagamento nos caixas eletrônicos e em comércios nos EUA.

O número representa um recorde para o Serviço de Alerta para Cartão da FICO que monitora centenas de milhares de caixas eletrônicos e leitores nos EUA. O número chega a ser 546% maior do que o registrado entre 2014 e 2015. Segundo levantamento, as fraudes ocorreram com maior frequência nos caixas eletrônicos que não ficam em bancos, como os de lojas de conveniências.

“Como ficou provado nos últimos anos, a tecnologia de clonagem de cartão melhorou e se tornou mais acessível para a população em geral”, conta TJ Horan, vice-presidente de Soluções de Fraudes na FICO. “O Serviço de Alerta para Cartão da FICO é dedicado a detectar fraudes o mais rápido e reportar as tentativas de fraudes para que nossos clientes possam diminuir suas perdas”.

Para diminuir a quantidade de fraudes, a FICO separou algumas dicas que podem ajudar os proprietários de cartões. Confira:

 

  1. É importante ficar sempre alerta à condição física do caixa eletrônico. Se o cartão não encaixar com suavidade na máquina ou caso o equipamento seja muito velho, procure outro caixa eletrônico;
  2. Verifique ao seu redor. Se notar algum indivíduo que esteja há muito tempo pelas redondezas não se aproxime do caixa eletrônico. Evite ficar conversando próximo aos caixas e espere no carro até que caixa eletrônico esteja vazio;
  3. Se seu cartão ficar preso na máquina ligue para sua assistência imediatamente para relatar o caso. Este problema pode ser um truque para que o criminoso retire seu cartão mais tarde. De qualquer forma, substitua seu cartão assim que possível;
  4. Se suspeitar que seu cartão foi comprometido de alguma forma em um comércio, restaurante ou caixa eletrônico peça ao banco ou à empresa emissora de seu cartão, um novo número e senha, mesmo que seu cartão não tenha sido fraudado;
  5. Verifique com frequência suas transações bancárias e o extrato mensal pelo serviço de banco de online;
  6. Verifique se a empresa ou banco responsável pelo seu cartão possui alguma tecnologia de alerta por mensagem SMS ou e-mail caso ocorra alguma atividade suspeita com seu cartão;
  7. Mantenha atualizadas suas informações de endereço e número celular em todos seus cartões para que você seja notificado com agilidade em situações que exijam sua atenção imediata.

 

Sobre a FICO

 

Com sede no Silicon Valley, EUA, a FICO (NYSE:FICO) é uma empresa líder no setor de soluções analíticas que ajuda empresas em mais de 90 países a tomar melhores decisões para impulsionar maiores níveis de crescimento, lucratividade e satisfação do cliente. O seu uso inovador do Big Data e de algoritmos matemáticos para predizer o comportamento do cliente transformou indústrias inteiras. A FICO oferece software e ferramentas analíticas utilizados em diferentes indústrias para gerenciar riscos, combater fraudes, construir relacionamentos mais lucrativos com os clientes, otimizar operações e atender a regulamentações governamentais rigorosas. Muitos de nossos produtos são adotados por indústrias inteiras – como o FICO® Score, medida padrão de risco de crédito do consumidor nos Estados Unidos. As soluções da FICO alavancam padrões de código aberto e computação em nuvem para maximizar flexibilidade, velocidade de implementação e reduzir de custos. A empresa também ajuda milhões de pessoas a gerenciar a saúde de seu crédito pessoal. Fundada em 1956, a FICO introduziu soluções analíticas, como o score de crédito, que tornaram o crédito mais amplamente disponível, não somente nos Estados Unidos, mas no mundo inteiro. Somos pioneiros no desenvolvimento e aplicação de tecnologias críticas por trás do gerenciamento de decisões. Elas incluem analíticos preditivos, gerenciamento de regras de negócio e otimização. Utilizamos essas tecnologias para ajudar as empresas a aprimorar a precisão, consistência e agilidade de suas decisões complexas e de grande volume.

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