Offline
Itinerância da exposição Fabricação Própria da artista Lotus Lobo chega ao Sesc Ribeirão
09/02/2023 15:46 em Arte

O universo dessa exposição conta com obras vinculadas à memória da litografia industrial, gravuras, rótulos e matrizes que se ressignificam dentro da perspectiva da arte contemporânea. Em Ribeirão, a artista apresenta mais duas obras inéditas

 

Fabricação Própria não foi feita ao acaso, foram os flandres que incialmente se revelaram diante da máquina, em muitas superfícies, e com apropriação de Lotus Lobo tomaram formas artísticas que ganharam outros significados.

Com a curadoria de Marcelo Drummond, todo o recorte curatorial da itinerância de Fabricação Própria se dá na diversa e extensa produção artística empreendida por Lotus.

Sempre ligando ao que a pedra poderia lhe dar de elementos criativos, como bordas, texturas, volumes e contornos, as obras e imagens criadas pela artista dialogam com as marcas.

Misturando a ação do ato de fabricar atrelada ao ato de inventar, a exposição que chega ao Sesc Ribeirão abrange uma produção artística diversa, com obras históricas e mais duas obras inéditas.

Há mais de 50 anos Lotus empreende uma pesquisa que cruza a litografia autoral com a litografia industrial. O caráter criativo dos ambientes fabris é revelado por meio da apropriação e manipulação de imagens produzidas pela própria artista.

Nas camadas de suas obras, cada coisa entra uma na outra. Nos materiais brutos e pesados, onde tudo é feito, há muita sensibilidade proveniente desse fazer natural.

Conviver com o imaginário da cultura visual mineira foi um marco para seu caminho artístico. Foi a partir do seu primeiro contato com a fábrica de estamparia de Juiz de Fora, que se deu o encontro de Lotus com as chapas litográficas, as provas para acerto e registro de cor, maculaturas, e todo um acúmulo sugestivo de imagens que ela reutilizou, e desde então, criou imagens autorais resultantes do seu próprio processo criativo.

Ao longo de sua trajetória artística, sua coleção iconográfica na produção de obras foi se tornando cada vez mais potente.

Para além do conceito de impressão e edição, Lotus rompe com esse princípio da reprodução litográfica e começa a produzir gravuras de tiragem única. Suas ferramentas são os diferentes tipos de suportes materiais que possuem diversas pressões criando obras únicas.

O público que vier ao Sesc poderá conhecer de perto o legado de Lotus na litografia brasileira, e as impactantes obras que ela criou no decorrer dos anos. A exposição Fabricação Própria tem sua abertura no dia 16 de fevereiro, quinta, às 19h, e o período de visitação acontece de 17 de fevereiro a 18 de junho na sala de exposições do Sesc Ribeirão.

 

Sobre Lotus Lobo

Lotus Lobo nasceu em Belo Horizonte em 1943. Vive e trabalha na capital mineira, onde graduou-se na Escola Guingnard, da UEMG, em Artes Plásticas. Na França, estudou na École Superieure des Art et Industries Graphiques Estienne e na École D’Arts Plastiques et Sciences D’Art de L’Université de Paris. Foi professora de litografia na UEMG e na UFMG em intervalos entre 1966 e 1993. Estas tantas experiências artísticas, inauguradas nos anos 1960, foram seminais na construção discursiva de Lotus Lobo e ainda reverberam na sua produção contemporânea. Na carreira da artista, convém destacar a sua participação na “X Bienal de São Paulo” (1969), quando recebeu o Prêmio Itamaraty ao exibir três objetos-gravuras (lito-objetos) manipuláveis pelo público. Nota-se, ainda, sua participação na emblemática manifestação “Do corpo a terra” (1970), organizada pelo crítico de arte Frederico Morais e realizada no Parque Municipal de Belo Horizonte, onde Lotus propôs a intervenção “Plantação”.

 

Vale mencionar sua participação em mostras individuais e coletivas, nacionais e internacionais, entre elas: Gráfico Grafia, Museu de Arte da Pampulha/Museu Abílio Barreto - Belo Horizonte, 2021; Território Gravado - Galeria Superfície - São Paulo, 2019; Litografia Lotus Lobo - Galeria de arte do Minas Tênis Clube - BH - MG, 2018; da Estamparia Litográfica - Lotus Lobo - Caixa Cultural - Brasília - DF 2018; Lobo - Galeria Mendes Wood - São Paulo - SP, 2017; Constelação - Galeria Manoel Macedo Arte, Belo Horizonte, MG, 2016; SP ARTE - Feira Internacional de arte de São Paulo - Pavilhão da Bienal SP - SP, 2017/2016; Marca Registrada, Centro Cultural Usiminas, Ipatinga, MG. 2007 e Palácio das Artes - Belo Horizonte, MG, 2006; Brazilian Contemporary Prints, Conferência e Mostra de Gravura Brasileira - Gallery of The Saint John’s College, Santa Fé, New Mexico, EUA, 1986; Brazilian Contemporary Prints - Gallery Tate Student Center, University of Geórgia, EUA 1987; Ninth British International Print Bienale - Bradford 1986; V Bienal del Grabado Latino Americano - Porto Rico, 1981; Arte Agora MAM - Rio de Janeiro, 1976; Bienal de Tóquio, 1972; Pré-Bienal de Paris MAM - Rio de Janeiro, 1969.

 

Serviço:

Fabricação Própria - Lotus Lobo

Local: Sesc Ribeirão Preto (Sala de Exposições) – Rua Tibiriçá, 50 - Centro

Curadoria: Marcelo Drummond

Período expositivo: De 17/2 a 18/6/2023 Fotos para a imprensa: https://flic.kr/s/aHsmWJiBDk

Funcionamento: Terça a sexta, das 13h às 21h30. Sábado, domingo e feriado, das 09h30 às 18h. Agendamento de visitas escolares pelo e-mail: agendamento.ribeirao@sescsp.org.br e/ou pelo telefone: (16) 3977-4471

Classificação indicativa: Livre

Grátis

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!