Offline
Espetáculo que mostra lado humano do célebre escritor Fanz Kafka estreia no CCBB Rio
20/06/2023 09:13 em Arte

Inspirado em livro homônimo, “Kafka e a Boneca Viajante” tem Alessandra Maestrinino elenco; turnê seguirá por São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Luís 

 

São Paulo, 19 de junho de 2023 - Já no fim da vida, na década de 1920, Franz Kafka teria encontrado uma menina chorando numa praça porque havia perdido sua boneca. Para consolá-la, o escritor começou a escrever cartas a ela, passando-se por sua boneca, que contava suas incríveis aventuras pelo mundo. A bela e intrigante história, da qual não há provas de que realmente tenha acontecido, é contada no livro “Kafka e a Boneca Viajante”, do espanhol Jordi Sierra i Fabra, que por sua vez inspirou o espetáculo, de mesmo nome, que estreia no dia 22, no CCBB Rio, e tem patrocínio da BB Seguros. 

“Kafka e a Boneca Viajante” conta com a dramaturgia de Rafael Primot e direção de João Fonseca, e no elenco estão Alessandra Maestrini, no papel da boneca, Carol Garcia (menina), André Dias (Kafka) e Lilian Valeska (esposa de Kafka). A montagem vai além do livro infanto-juvenil, trazendo referências da vida do escritor e de seus livros, que ajudam a dar profundidade ao espetáculo, voltado ao universo adulto. Para ganhar dinamismo, a narrativa é não-linear, alternando passado, presente e futuro, assim como a realidade vivida pelos personagens é atravessada pelo mundo ficcional das cartas, onde a boneca ganha vida. 

A trilha sonora merece destaque. No repertório, interpretado pelo elenco, estão músicas de artistas como Candeia, Cartola, Chico Buarque, Djavan, Lenine, Raul Seixas, Caetano Veloso e Rita Lee e uma composição inédita assinada pelo diretor João Fonseca e o diretor musical Tony Lucchesi, responsável pelos arranjos. 

“Incentivar o acesso a espetáculos como esse é uma forma de contribuir para a construção de uma nova visão de mundo, formação da cidadania e desenvolvimento social”, afirma Luciana Esteves, Gerente de Marketing Institucional e Mercadológico da Brasilseg, uma empresa BB Seguros. “É gratificante saber que, nos últimos 10 anos, nossas parcerias socioculturais, que incluem projetos culturais, sociais, bem-estar e esportivos, já impactaram mais de 25 milhões de pessoas em todo o país”, reforça Luciana.Bonecas abayomi, feitas pela ONG Preta Pretinha, serão distribuídas pela BB Seguros ao público no dia da estreia. Com 20 anos história, a organização, criada pelas irmãs Joyce, Lucia e Maria Cristina Venancio, notabiliza-se pela ancestralidade e memória familiar gerada pela avó, Maria Francisca, que confeccionou as primeiras bonecas negras para as netas em um ato de amor e de construção de identidade e representatividade.Haverá, ainda, ao longo de todo o período de apresentação do espetáculo, o recolhimento de doações de livros, que podem ser feitas pelos espectadores. Os exemplares serão direcionados às crianças do projeto Craque do Amanhã, sediado em São Gonçalo/RJ.Após a temporada carioca, a turnê seguirá por São Paulo/SP, Brasília/DF, Belo Horizonte/MG, Porto Alegre/RS e São Luís/MA. 

Sobre a Brasilseg

Empresa da BB Seguros, holding que concentra os negócios de seguros, previdência, capitalização e planos odontológicos do Banco do Brasil, a Brasilseg atua nos ramos de Vida, Habitacional, Rural e Massificados (Residencial, Empresarial, Condomínio e Máquinas e Equipamentos) com produtos comercializados nas agências do BB e em seus canais digitais. Emprega aproximadamente 2.100 colaboradores, possui uma Central de Relacionamento e Negócios própria na cidade de Franca (SP) e atualmente ocupa o 1º lugar no ranking acumulado de seguros no país.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!