Offline
Em julho, MIS tem programação diversificada e gratuita para os amantes de cinema
03/07/2023 08:35 em Arte

Mês das férias no Museu traz duas mostras de filmes nacionais, debates e até atividades infantis

 

Foto em preto e branco de pessoa sentada em cima de uma superfície de madeira

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Amácio Mazzaropi em cena do filme “Jeca Tatu”, de 1960

Em julho, o MIS (instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo) traz uma programação diversificada e gratuita para os fãs da sétima arte. O mês das férias no Museu traz duas mostras de grandes nomes do cinema nacional, Amácio Mazzaropi Sylvio Back, além de debates sobre filmes aclamados e até atividades infantis. Confira, abaixo, mais informações sobre os eventos e programe-se!

 

Cine Kids – Exibição do filme “Garoto cósmico” e oficina gratuita

O mês já começa com uma opção para as crianças! No dia 02 de julho, o Cine Kids, programa do MIS que apresenta, mensalmente, um longa-metragem infantil seguido de uma oficina criada pelo Núcleo Educativo do Museu, traz o longa-metragem Garoto cósmico” (dir. Alê Abreu, Brasil, 2007, 77 min, livre). Após a sessão, as crianças poderão exercitar a criatividade e a imaginação na oficina Monte seu vagão, inspirada no filme. A atividade consiste em personalizar seus próprios vagões coloridos e criar personagens utilizando materiais disponibilizados pelos educadores.

Saiba mais: https://www.mis-sp.org.br/programacao/b81dbdfc-9692-41a2-b2b1-65fea2e668f9/cine-kids-oficina-garoto-cosmico

 

Mostra Mazzaropi

De 06 a 09 de julho, o MIS apresenta, em parceria com a Looke Filmes, a Mostra Mazzaropi, com exibição de filmes protagonizados por um dos principais produtores, cineastas e comediantes brasileiros: Amácio MazzaropiForam mais de 30 filmes lançados ao longo de três décadas, que lotaram as salas de cinema em todo o território nacional, principalmente entre 1959 e 1979, quando o artista obteve as maiores bilheterias de sua carreira. Oito desses longas serão exibidos na Mostra, incluindo títulos como “Jeca Tatu”, “Chofer de Praça”, “O vendedor de linguiça”, “Um caipira em Bariloche” entre outros.

 

Saiba mais: https://www.mis-sp.org.br/programacao/410e9e21-bed9-43e6-b332-8a139094910c/mostra-mazzaropi

 

Ciclo de Cinema e Psicanálise | “Close”, “Holy Spider” e “Os Banshees de Inisherin”

Ciclo de Cinema e Psicanálise apresenta, em cada edição, um filme no Auditório MIS, seguido de debate com convidados especiais, mediado por Luciana Saddi, coordenadora de cinema e psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em seguida, o público pode participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida. 

 

Em julho, o programa trará três edições diferentes, com filmes aclamados pela crítica e que foram destaque em festivais e premiações de cinema: “Close”, no dia 04; “Holy Spider”, no dia 11; e um bate-papo especial online, no canal do MIS no YouTube, sobre “Os Banshees de Inisherin”, no dia 20 de julho.

 

Saiba mais:

“Close”: https://www.mis-sp.org.br/programacao/a2408b64-a0bf-46aa-9bd0-239f3f98b8a6/ciclo-de-cinema-e-psicanalise-close

“Holy Spider”: https://www.mis-sp.org.br/programacao/a7f04258-0ca4-4097-bf76-ffebda75aac6/ciclo-de-cinema-e-psicanalise-holy-spider

Os Banshees de Inisherin”: https://www.mis-sp.org.br/programacao/49e8de66-9f2f-48b7-a342-3364806fbb9f/edicao-especial-ciclo-de-cinema-e-psicanalise-os-banshees-de-inisherin

 

Sylvio Back, 85 anos

Comemorando os 85 anos do premiado cineasta e poeta Sylvio Back, o MIS apresenta, de 18 a 23 de julho, a mostra “Sylvio Back, 85 anos”. Abrindo com seu primeiro longa-metragem, “Lance maior” (1968), a programação exibe, em duas sessões diárias, seus doze longas, detentores de ótimas críticas e de uma centena de láureas nacionais e internacionais.

 

Saiba mais: https://www.mis-sp.org.br/programacao/e41811de-f990-4376-bf9f-38e35e725711/sylvio-back-85-anos

 

Sessão + bate-papo | O coringa do cinema

Imagem em preto e branco de homem com arma de fogo

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Sessão do documentário "O coringa do cinema" no MIS trará debate com presença de Virgílio Roveda, o Gaúcho

No dia 27 de julho, o MIS apresenta a sessão do documentário “O coringa do cinema”, inspirado no livro homônimo de Matheus Trunk. O filme conta a história de Virgílio Roveda, um profissional que dedicou 50 anos de vida às produções do cinema paulistano. Após a sessão, será realizado um bate-papo com o roteirista Matheus Trunk, o produtor José Carlos Lage, o diretor de fotografia Virgílio Roveda, o Gaúcho, e o diretor do filme Sérgio Kieling. 

 

Saiba mais: https://www.mis-sp.org.br/programacao/e5a8d9c9-c3f4-4c5e-8c1b-c98916f9aafe/sessao-bate-papo-o-coringa-do-cinema

 

 

Evento online: #CineCiência | “Brincando nos campos do senhor”

O programa CineCiência conta com exibições de filmes seguidas de debates que abordam a interface entre cinema e ciência. A cada edição, há a apresentação de um clássico comentado por um especialista na área cientifica em questão, com mediação do coordenador do projeto, José Luiz GoldfarbEm tempos da polêmica sobre a demarcação das terras indígenas no Brasil, o programa traz, no dia 18 de julho, ao vivo no canal do MIS no YouTube, o clássico de Hector Babenco “Brincando nos campos do Senhor” (1991). Participam do debate o escritor indígena Kaká Werá e o ambientalista João Paulo Capobianco.

 

Saiba mais: https://www.mis-sp.org.br/programacao/9f3a669c-96e7-4619-8076-4ef135b6b1dc/em-casa-cineciencia-brincando-nos-campos-do-senhor

 

O Núcleo de Cinema do MIS tem como Patrono o Goldman Sachs. A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o apoio do ProAC. O MIS tem como mantenedoras as empresas Youse, B3 e Lenovo e tem o apoio institucional das empresas Kapitalo Investimentos, Vivo, Grupo Travelex Confidence, Grupo Veneza, John Deere, TozziniFreire Advogados e Siemens. O apoio de mídia é da Folha de S.Paulo, JCDecaux, Nova Brasil FM e TV Cultura. O apoio operacional é da Kaspersky, Pestana Hotel Group e Telium.

 

Museu da Imagem e do Som – MIS Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!