Offline
5º Argumenta: Sesc RJ oferece consultoria gratuita para roteiristas de todo o Brasil
06/07/2023 09:41 em Brasil

Profissionais experientes do mercado audiovisual ajudarão autores a aprimorarem seus projetos cinematográficos. Laboratório imersivo vai acontecer em Petrópolis (RJ), com todas as despesas pagas pela instituição 

Última edição do Argumenta aconteceu em 2022 - Foto: Divulgação/Sesc RJ

RIO DE JANEIRO - Estão abertas as inscrições para o 5º Argumenta, laboratório imersivo gratuito do Sesc RJ, que oferece capacitação e consultoria especializada para novos roteiristas de todo o País que queira desenvolver um projeto original de longa-metragem de ficção. Profissionais experientes do mercado audiovisual vão ajudar os novos autores, estreantes ou não, a aprimorarem seus roteiros.

 

Para participarem do laboratório, os interessados devem se inscrever no site do Argumenta até 25 de julho. Os autores devem ser maiores de 18 anos e terem, no máximo, produzido um longa-metragem de ficção, na função de roteirista e/ou diretor. O argumento deve ter de 6 a 10 páginas. Não é necessário que a pessoa roteirista tenha experiência prévia no mercado. Veja os detalhes no regulamento no site.

 

Os nomes dos 10 selecionados serão divulgados no dia 25 de outubro. As atividades do laboratório vão acontecer de 26 de novembro a 1º de dezembro no Sesc Nogueira, em Petrópolis, Região Serrana do Rio. Os custos de transporte aéreo e terrestre, assim como estadia e alimentação, serão arcados pelo Sesc RJ.

 

“Durante os seis dias, os selecionados terão a oportunidade de aprimorar seus projetos com o auxílio de roteiristas experientes do mercado audiovisual. Todo o laboratório é conduzido a partir de uma experiência imersiva, oferecendo ferramentas para o aperfeiçoamento do processo de escrita, apresentando metodologias e estruturas dramatúrgicas que contribuam com as narrativas”, conta Leandro Luz, coordenador e curador do projeto e analista de Audiovisual do Sesc RJ.

 

Na última edição, em 2022, os consultores convidados foram Eduardo Nunes, Jaqueline Souza, Leandro Santos, Lucas Paraizo, Marcelo Gomes, Xenia Rivery. A lista de nomes deste ano será anunciada em breve.

 

Durante o mês de novembro haverá também uma programação paralela que inclui sessões de cinema gratuitas no Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ), em Petrópolis, e nas unidades do Sesc em Nova Friburgo e Teresópolis, além de masterclasses on-line ministradas por profissionais da área do audiovisual.

 

Mais sobre o Sesc Argumenta

Desde 2018, o Sesc RJ promove o Argumenta, programa que tem como objetivo contribuir com a cadeia produtiva audiovisual, qualificando e facilitando a penetração de projetos de todo o País nesse mercado. Assim, o Sesc contribui com a formação de novos agentes culturais de forma democrática, para a diversificação da oferta de conteúdo qualificado ao mercado cinematográfico. Saiba mais no site.

 

SERVIÇO

5º Argumenta – 2023

Programa de Formação Audiovisual do Sesc RJ

Inscrições para o laboratório: 5 a 25 de julho de 2023 no site 

Divulgação dos selecionados: 25 de outubro de 2023

Data do Laboratório: 26 de novembro a 1º de dezembro de 2023

Local do Laboratório: Sesc Nogueira (Estrada do Calembe, 2.000 – Petrópolis/RJ)

Atividades paralelas: Sessões de cinema nas unidades do Sesc Nova Friburgo, Sesc Teresópolis e Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ), em Petrópolis.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!