Offline
MIS realiza mostra gratuita em comemoração aos 85 anos de Sylvio Back
17/07/2023 20:52 em Cinema

Os doze longas-metragens do cineasta serão exibidos em duas sessões diárias no Auditório MIS, de 18 a 23 de julho

Uma imagem contendo grama, ao ar livre, pessoa, campo

Descrição gerada automaticamente

Cena de "A guerra dos pelados" (1971), de Sylvio Back

De 18 a 23 de julho, o MIS (Instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo) realiza uma mostra gratuita em comemoração aos 85 anos do cineasta Sylvio BackA programação exibe, em duas sessões diárias, seus doze longas, detentores de excelentes críticas e de uma centena de láureas nacionais e internacionais. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Museu.

 

A mostra “Sylvio Back, 85 anos” abre com o primeiro filme do autor, “Lance maior”, realizado em 1968, e que colocou Curitiba e o Paraná no mapa do cinema brasileiro. Cada filme do repertório em tela é um capítulo da vida e obra de Back, constituída por 25 livros (poesia, roteiro, ensaio) e 38 filmes de curta, média e longas-metragens, escritos e dirigidos ao longo de sessenta anos.

 

Na sequência cronológica, estão “A guerra dos pelados” (1971), resgate ficcional da sangrenta Guerra do Contestado (1912-1916); “Aleluia, Gretchen”, que aborda o nazi-fascismo no Sul do Brasil; “República Guarani”, que atualiza a questão indígena desde o Descobrimento; “Revolução de 30”, a revelação dos primórdios da ditadura Vargas; “Guerra do Brasil”, o primeiro filme brasileiro sobre a Guerra do Paraguai; “Rádio Auriverde”, que traz o desmonte crítico da saga da FEB na II Guerra Mundial; “Yndio do Brasil”, um retrato de como o cinema vê o nosso indígena ao longo do século XX; “Cruz e Sousa – O poeta do Desterro”, a polêmica biografia do maior poeta negro da língua portuguesa; “Lost Zweig”, representação da vida, obra e suicídio do autor do livro “Brasil, país do futuro”; “O Contestado – Restos mortais”, abordagem mediúnica da revolta separatista do Contestado; e “O Universo Graciliano”, docudrama existencial sobre o escritor Graciliano Ramos.

 

Sylvio Back é um cineasta, poeta, roteirista e escritor. Filho de imigrantes húngaro e alemã, nascido em Blumenau (SC), detém o título de “Doutor Honoris Causa” pela UFSC. Ex-jornalista e crítico de cinema, realizou e produziu 38 filmes. Tem publicados 25 livros, incluindo poesia, contos, ensaios e roteiros. Com uma centena de prêmios nacionais e internacionais, é um dos autores mais laureados do Brasil. 

 

SERVIÇO | Sylvio Back, 85 anos 

AO VIVO no Auditório MIS 

Data: 18 a 23.07 

Ingresso gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)  

Classificação de acordo com cada filme 

Mais informações: https://www.mis-sp.org.br/programacao/e41811de-f990-4376-bf9f-38e35e725711/sylvio-back-85-anos

Contato Sylvio Back

E-mail: sylvioback@gmail.com 

Telefone: (21) 3577-4574

O Núcleo de Cinema do MIS tem como Patrono o Goldman Sachs. A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o apoio do ProAC. O MIS tem como mantenedoras as empresas Youse, B3 e Lenovo e tem o apoio institucional das empresas Kapitalo Investimentos, Vivo, Grupo Travelex Confidence, Grupo Veneza, John Deere, TozziniFreire Advogados e Siemens. O apoio de mídia é da Folha de S.Paulo, JCDecaux, Nova Brasil FM e TV Cultura. O apoio operacional é da Kaspersky, Pestana Hotel Group e Telium.

 

SITE www.mis-sp.org.br 

REDES 

museudaimagemedosom @mis_sp @mis_sp Texto

Descrição gerada automaticamente/missaopaulo 

 

Museu da Imagem e do Som – MIS Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!