Offline
CINEMA INDÍGENA EM FOCO NO 34º CURTA KINOFORUM
25/07/2023 10:47 em Cinema

*** evento promove retrospectivas de filmes de Olinda Tupinambá, Priscila Tapajowara e Takumã Kuikuro

 

*** na programação estão obras assinadas pelos cineastas indígenas Adanilo, Alberto Alvares, Kay Sara e Begê Muniz  

 

*** em pré-estreia mundial, “Onde a Floresta Acaba” tem como protagonista o jornalista britânico Dom Phillips, assassinado na Amazônia

 

*** 34º Festival Internacional de Curtas de São Paulo acontece de 24/08 a 3/09, com entrada gratuita.

A produção de cineastas indígenas brasileiros está em foco no 34º Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo, que acontece de 24/08 a 3/09, em diversas salas da capital paulista, com entrada gratuita.

 

Olinda Tupinambá, Priscila Tapajowara e Takumã Kuikuro, três expoentes dessa cinematografia, exibem retrospectivas de suas carreiras na seção Foco do evento, intitulada “Questão do Céu e da Terra” e composto por 13 curtas. Eles participam também de encontro sobre suas carreiras, agendado para 28/08, às 18h00, na Cinemateca Brasileira.

 

O festival exibe ainda outros dez títulos dirigidos por indígenas ou sobre os povos originários brasileiros.

 

No inédito “Onde a Floresta Acaba”, o diretor Otavio Cury reflete sobre a perda do jornalista britânico Dom Phillips, seu amigo, e revisita a primeira viagem que fizeram à Amazônia e os filmes que realizaram juntos. A designer Alessandra Sampaio, viúva de Dom Phillips, acompanha a projeção e conversa com o público no dia 25/08, às 20h00, no CineSesc. 

 

Uma trilogia realizada por cineastas Yanomami traz elogiadas produções que estão fazendo carreira em festivais de cinema do Brasil e do exterior. “Yuri U Xëatima Thë - A Pesca Com Timbó” e “Thuë Pihi Kuuwi - Uma Mulher Pensando” são assinados por Edmar Tokorino Yanomami, Roseane Yariana Yanomami e Aida Harika Yanomami. Já “Mãri Hi - A Árvore do Sonho” tem direção de Morzaniel Ɨramari e foi selecionado para o importante Festival de Documentários de Sheffield, na Inglaterra, e venceu a competição de curtas brasileiros no É Tudo Verdade.

 

Nome de destaque entre os realizadores indígenas, Alberto Alvares exibe seu mais recente filme, “Nhe‘En-Mongarai / Batismo da Alma”, que acompanha ritual em que as crianças ganharão seus nomes guarani. A curta se passa na fronteira entre Brasil e Paraguai, assim como “Ava Mocoi, os Gêmeos”, de Vinicius Toro e Luiza Calagian, obra vencedora do Grande Prêmio Online Cidade de Oberhausen no Festival de Curtas-Metragens de Oberhausen (Alemanha).

 

Ator com carreira em filmes internacionais, o indígena amazonense Adanilo conta em “Castanho” a história de uma jovem argentina que mora na comunidade Cachoeira do Castanho, interior do Amazonas e faz viagens suspeitas

 

Duas produções paulistas trazem universos raros em filmes brasileiros. “Mborairapé”, de Roney Freitas, tem como protagonista um jovem rapper das aldeias indígenas Guarani do Jaraguá, no município de São Paulo. Por sua vez, “Tapuia”, assinado pelos indígenas Kay Sara e Begê Muniz, é uma produção histórica, na qual uma jovem imigrante italiana vivendo no interior de São Paulo encontra uma indígena escravizada que foi ferida enquanto fugia de dois capangas da fazenda onde era forçada a trabalhar. 

 

Vãnh gõ tõ Laklãnõ”, produção catarinense dirigida por Flávia Person, Walderes Coctá Priprá e Barbara Pettres, venceu o Prêmio Canal Brasil de Curta-Metragem no É Tudo Verdade ao recuperar a história do povo Laklãnõ/Xokleng, habitante do sul do Brasil.

 

FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1OHKjwQK1xZNk6EeIg0DRfLVIjvyJQViz?usp=drive_link 

 

Serviço

34º Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo

https://kinoforum.org/

de 24 de agosto a 3 de setembro de 2023

em diversas salas da cidade de São Paulo

entrada franca

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!