Offline
Programação do Museu Casa de Portinari celebra os 120 anos de Candido Portinari e os 110 anos de Brodowski (SP)
04/08/2023 08:27 em Arte

Ao longo do mês de agosto, a agenda gratuita, fruto da parceria do Museu com a Prefeitura Municipal de Brodowski, vai trazer dezenas de atividades gratuitas para todos os públicos

     Em agosto, a programação gratuita do Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, vai comemorar os 120 anos de Candido Portinari e o aniversário de 110 anos da cidade (celebrado em 22/8). A iniciativa é fruto de parceria da instituição com a Prefeitura Municipal de Brodowski.

     Nessa sexta-feira (4), às 19h30, na Concha Acústica da Praça de Alimentação “Santo Betetti”, acontece o show de Larson Victor, cantor, compositor e músico brasileiro, conhecido por seu talento na música sertaneja. Larson iniciou a carreira artística participando das festividades de Brodowski e, aos poucos, foi recebendo convites para se apresentar em outros espaços da cidade e região.

     No mesmo local, só que no sábado (5), às 19h30, é a vez da dupla Leandro & Kadu, se apresentar com o melhor da música sertaneja. Naturais de Ponto Chique (MG), os cantores estão na estrada há mais de 15 anos sendo conhecidos pelo irreverente trabalho intitulado “Amor Vs. Cachaça”.

     Já na próxima quinta-feira (10), às 7h30, no Auditório da Comunidade Metodista (Praça das Nações, S/N - Centro - Brodowski/SP), será lançada a campanha “Denuncie, o problema é NOSSO”, liderada pelo CREAS para incentivar a população a denunciar situações de violência contra crianças e adolescentes, aos órgãos de proteção. 

     Mais atrações

     A programação ainda tem a continuidade da “Instalação Baile na Roça” em celebração aos 100 anos da obra de mesmo nome que Candido Portinari pintou, em Brodowski, durante uma de suas longas estadias por lá, em 1923, mesmo período em que estudava na Escola Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro. Trata-se de uma das obras mais famosas do artista que retrata essa forte tradição do meio rural na qual pessoas “da roça” se reuniam em bailes animados por sanfoneiros (ou tocadores de outros instrumentos da cultura caipira) com ritmos típicos predominantes no interior paulista do século XX.

     Nessa ação, uma réplica ampliada da obra “Baile na Roça” foi colocada nos jardins do Museu, junto com roupas idênticas às da época, chapéus e a tradicional sanfona, entre outros objetos retratados no quadro. Desta forma, além de apreciar a obra de Portinari, o público ainda pode “participar” da cena vestidos como seus personagens, e registrar essa experiência com muita diversão.

     Outra atração é a Galeria Multimídia, exposição imersiva que projeta nas paredes de uma das salas do Museu, em ordem cronológica, as cerca de 5.400 obras de Candido Portinari registradas no Catálogo Raisonné. Além disso, a instituição também oferece um acervo único de pinturas murais que inclui o conjunto de obras sacras da Capela da Nonna, considerado um dos mais importantes na trajetória do artista, além de vários outros itens da coleção e demais atrações para todos os públicos.

     O tour pode ser finalizado na exposição a céu aberto Giardino Portinari, local que apresenta cerca de 20 réplicas ampliadas de obras do artista, em um quarteirão temático, arborizado, aberto ao público e dividido em núcleos. A mostra permanente conta, inclusive, com recursos de acessibilidade e projeto luminotécnico que permite visitações no período noturno. Um lugar de arte, conhecimento e diversão, localizado no final da Avenida Dr. Rebouças (em frente à rotatória que dá acesso aos bairros Bom Jardim e Quebec).

     *Aviso Importante: em caso de chuva, as atividades presenciais, ao ar livre, serão suspensas.

 

     Visitação

     O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 - Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h. (YouTube: /casadeportinari |Instagram: @museucadeportinari | Facebook: /museucasadeportinari).

Imagens relacionadas

Instalação "Baile na Roça" promove uma verdadeira imersão na obra pintada por Candido Portinari, em 1923.Divulgaçãobaixar em alta resolução
Giardino Portinari, em Brodowski (SP).Divulgaçãobaixar em alta resolução

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!