Offline
Quarteto Enredado apresenta turnê do álbum ‘Alma Brasileira’
15/08/2023 17:20 em Música

Quarteto Enredado apresenta turnê do álbum ‘Alma Brasileira’ na 48ª Semana de Portinari e Aniversário de Brodowski neste domingo, dia 20

 

O show gratuito será às 19h30, no Palco Concha Acústica da Praça de Alimentação ‘Santo Betetti’, e traz repertório com diferentes gêneros e estilos da música instrumental brasileira

O grupo francano de música instrumental brasileira Quarteto Enredado - reconhecido pela sua característica ousada de mesclar a música caipira, a erudita, a MPB, o jazz e o rock - apresenta em Brodowski (SP) a turnê “Enredando por todos os cantos”, que comemora o lançamento do primeiro álbum da carreira “Alma Brasileira”. O show gratuito, que acontece no domingo (20/08), às 19h30, no Palco Concha Acústica “José Flávio Mantoani” da Praça de Alimentação “Santo Betetti”, é atração cultural da 48ª Semana de Portinari e 110 anos de Brodowski.

 

Inspirado nos ideais do movimento modernista no Brasil, o Quarteto Enredado - composto por Claryssa Pádua (violão acústico), Ronaldo Sabino (viola caipira), Daniel R. Palermo (guitarra semi acústica) e Gabriel Terra (baixo acústico) - explora o universo da música instrumental brasileira, combinando uma mistura inédita de músicos e instrumentos que possuem origens e formações diferentes, de caráter tanto popular quanto erudito. Na estrada há cinco anos, o grupo busca criar uma experiência musical de pluralidade sonora, enredando a música brasileira a outros universos musicais.

 

“Alma Brasileira” é o primeiro álbum do grupo e está disponível em CD e nas plataformas digitais. O show da turnê “Enredando por todos os cantos” em Brodowski, que já foi exibido no programa Instrumental Sesc Brasil, apresenta as nove faixas do disco, englobando obras de compositores consagrados como “Asa Branca & Mourão” (Luiz Gonzaga e César Guerra-Peixe), “Loro” (Egberto Gismonti), “Lamento Sertanejo” (Gilberto Gil e Dominguinhos), “Choros n° 5 ‘Alma Brasileira’ (Heitor Villa-Lobos) e “Curumim” (César Camargo Mariano), mescladas a autorais de Gabriel Terra “Amizade”, “Chuva de Ninar”, “Enredado” e de Ronaldo Sabino “Caipira Chique”.

 

“A principal característica do repertório é explorar essas diferentes possibilidades timbrísticas e estilísticas, através da elaboração de obras autorais e arranjos instrumentais, envolvendo linguagens musicais diversas presentes na nossa cultura. Nosso objetivo é estimular o público a vislumbrar, experienciar, imaginar e sentir com o grupo o que consideramos ser a essência da ‘alma brasileira’, ou seja, a potencialidade não só de olhar para si, mas para o mundo, assimilando diversos elementos para construir possibilidades novas”, diz Gabriel Terra, baixista e idealizador do grupo.

 

A proposta da turnê é levar o show do Quarteto Enredado diretamente ao encontro do público, por isso o local escolhido foi a praça, ao ar livre, onde há circulação ampla e espontânea de pessoas. “Com isso, é possível viabilizar e facilitar, de forma gratuita, o acesso de um público diverso com a produção cultural e artística brasileira, estimulando sua democratização para um número cada vez maior de pessoas”, diz Claryssa Pádua, produtora executiva do projeto e violonista do grupo.

 

Premiado em primeiro lugar pelo ProAC, com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o projeto conta com o apoio da Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Brodowski, por meio das Secretarias de Educação, Lazer e Juventude; de Turismo; e de Cultura, em parceria com o Museu Casa de Portinari. Tem produção executiva de Claryssa Pádua Produções Culturais.

 

Ao longo deste ano, o Quarteto Enredado circula por oito cidades do interior do estado de São Paulo: Brodowski, Jundiaí, Bragança Paulista, Franca, Marília, Ourinhos, Catanduva e São Luiz do Paraitinga.

 

SERVIÇO

Show ‘Alma Brasileira - Enredando por todos os cantos’ - Quarteto Enredado

Data: domingo (20/08) - 19h30

Local: 48ª Semana de Portinari e 110 anos de Brodowski - Palco Concha Acústica ‘José Flávio Mantoani’ - Praça de Alimentação ‘Santo Betetti’

Evento gratuito

Quarteto Enredado nas redes:  https://linktr.ee/quartetoenredado

O grupo francano de música instrumental brasileira Quarteto Enredado é reconhecido pela sua característica ousada de mesclar a música caipira, a erudita, a MPB, o jazz e o rock. Foto: Lissandra Ribeiro/Dona Foto

O Quarteto Enredado

O grupo Quarteto Enredado surgiu no início de 2018, na cidade de Franca (SP), do ensejo de criar uma experiência musical de pluralidade sonora, fundindo e amalgamando a música brasileira e sua sonoridade a outras linguagens musicais. Composto por uma formação totalmente nova e inusitada: viola caipira, guitarra semi acústica, violão e baixo acústicos, o grupo apresenta repertório com composições e arranjos próprios, que buscam traduzir a diversidade de estilos e características presentes em nossa cultura.

Desde o início de sua carreira, o grupo vem conquistando relevância dentro do cenário musical, fazendo parte, junto a outros 11 álbuns, da Retrospectiva 2022, do crítico musical Solano Ribeiro e da seleção do Top 10 na França, pelo “2021 Selector´s Shows”, por meio da rádio francesa Kaos Caribou (RKC). Em 2021, o grupo realizou a turnê virtual Alma Brasileira no Ciberespaço, com recursos da Lei Aldir Blanc, através do ProAC. No final do mesmo ano, gravou o programa Instrumental Sesc Brasil, com apresentação do show “Alma Brasileira”. Em 2022, lançou o projeto Alma Brasileira no Museu Casa de Portinari, financiado pelo ProAC, e gravou o CD Alma Brasileira, por meio de uma campanha de financiamento coletivo. No mesmo ano, foi contemplado pelo ProAC com o projeto Alma Brasileira - Enredando por Todos os Cantos, para circulação do CD pelo interior do estado de São Paulo.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!