Offline
Artistas baianas são convidadas para expor na Câmara Municipal de São Paulo
24/08/2023 15:25 em Arte

Com participação de Lívia Passos e Luzimar Azevedo, mostra gratuita ‘Desassossego’, explora reflexões sobre o viver contemporâneo, a partir do dia 5 de setembro

 

No próximo dia 5 de setembro, as artistas baianas Lívia Passos e Luzimar Azevedo, embarcam para São Paulo, onde irão exibir suas obras na exposição gratuita intitulada “Desassossego”. A mostra, que acontece na Câmara Municipal de São Paulo, vai apresentar um conjunto de trabalhos de quatro artistas visuais e suas reflexões sobre o viver contemporâneo em suas mais diversas facetas.

 

Iniciativa da Câmara Municipal de São Paulo - Palácio Anchieta, a exposição, que fica em cartaz até o dia 22 de setembro, das 10h às 17h, de segunda a sexta, conta com curadoria do Dr. em Arte e História da Cultura, Oscar D'Ambrosio, e tem a intenção de apresentar a busca pela ancestralidade, o pensar sobre o tempo presente e uma sociedade melhor em amplas perspectivas. 

 

Natural de Salvador, Luzimar Azevedo fala sobre a felicidade em ser convidada para expor na capital paulista. Esse reconhecimento em ser lembrada para compor a equipe de artistas reafirma o sentimento de pertencimento dentro do cenário artístico e o valor que esse movimento carrega. “A cultura é uma das mais fortes características da cidade de São Paulo, quinto lugar do mundo com mais museus. Estar participando pela primeira vez de uma exposição nesta cidade e na sua Câmara Municipal está sendo fantástico para uma artista de 71 anos de idade, e que, somente aos 65 anos, deixou a arte entrar forte e invasiva na sua vida”, comemora. 

 

Para a mostra, Luzimar conta que explora uma temática específica, baseada na condição humana, evidenciando elementos da cultura baiana e da sua história. 

 

“Minha pesquisa e estudo sobre a condição humana, social e política, conduzem desde o início, minha criação artística em meus anseios de interpretar, buscar respostas e visibilizar caminhos para a nossa sociedade. Minha arte respira ancestralidade e minha visão das consequências sociais, educacionais e culturais do nosso povo. Nasci e fui criada numa família de classe média em Salvador, frequentei tanto a igreja católica como o candomblé. Minha forte ancestralidade negra, indígena e portuguesa está contida no meu ser. Minha avó paterna era Yalorixá, filha de Xangô, meu avô materno era um caboclo descendente de indígenas e portugueses. Sou uma baiana nata”, reforça Luzimar.

 

A também baiana, artista visual e profissional de saúde Lívia Passos, comenta sobre a relevância de participar da exposição e sobre o desafio de expor fora da Bahia. Para ela, ao mesmo tempo que é muito relevante, é desafiador, mas traz a certeza do reconhecimento de estar seguindo o caminho certo. “Perante o preconceito com as produções artísticas de nós, baianos, quando se trata do eixo Sul/ Sudeste, estar na maior metrópole da América Latina, uma cidade efervescente onde tudo acontece em primeiro lugar, é muito relevante e ao mesmo tempo um grande desafio. Como mulher preta, 52 anos, autodidata, chegar em São Paulo como artista visual é um reconhecimento e prova de que estou no caminho certo. Constitui uma oportunidade de mostrar minhas inquietações para que o público conheça e reflita sobre o papel da minha arte”,  pontua. 

 

Lívia, em sua poética, aborda o cuidado com o meio ambiente, as importantes relações de consumo e o descarte, assim como a expansão de suas memórias afetivas com as matriarcas, ancestralidade e desigualdades sociais.  Por trás desse processo criativo, ela se descobre valorizando a boa prática.

 

“Descubro-me como artista quando me proponho a fazer um trabalho de conscientização quanto à coleta seletiva dentro do hospital que atuei durante 30 anos. Sempre digo que a “Arte me arrebatou”. Comecei reutilizando como suporte os resíduos, fruto dessa coleta, ressignificando e dando uso ao desuso com a intenção de valorizar cada boa prática. Assim, PVC, isopor, tampas de medicações e Eucatex ganham novas vidas e direções” acrescenta Lívia.

 

A exposição também conta com a participação de dois artistas paulistas, Sandra Scavassa, que realiza obras por meio de processo intuitivo, de onde surgem rostos, movimentos e cenários e Luciano Kalil, autodidata, que desde 2018 tem trabalhado com pintura em tela, expressando paisagens de forma livre. 

 

 

SERVIÇO

 

Artistas baianas são convidadas para expor na Câmara Municipal de São Paulo

Onde - Câmara Municipal de São Paulo - Palácio Anchieta, Viaduto Jacareí, n’ 100 - Bela Vista.

Quando - 5 de setembro a 22 de setembro de 2023, das 10h às 17h, de segunda a sexta.

Gratuito

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!