Offline
Missionários do Blues comemora 25 anos
24/08/2023 19:36 em Música

Missionários do Blues comemora 25 anos e faz show com gravação

ao vivo 

Show acontece neste sábado, 26 de agosto, a partir das 16 horas. Entre os convidados especiais está a participação do bluesman paulistano Martini. Entrada é gratuita

 

Ribeirão Preto (SP) – 24 de agosto de 2023 – A banda ribeirão-pretana Missionários do Blues - uma das principais referências do estilo na cidade - completa 25 anos de estrada. Para comemorar, o grupo realiza um show especial, com gravação ao vivo e participações especiais, neste sábado, dia 26 de agosto, a partir das 16 horas, na sede da ARFUSP (Associação Ribeirão-pretana dos Funcionários da USP), que fica no Campus da USP Ribeirão Preto (Av. Bandeirantes, 3900 - Vila Monte Alegre). A entrada é gratuita.

 

Conhecida por transformar suas apresentações em “uma grande festa”, a banda se apresentará no formato big band, com cantor, duas guitarras, teclado, gaitas, baixo, bateria, sessão de metais e trio de backing vocals. Além da formação atual, o show reunirá antigos integrantes, entre eles, o guitarrista Danilo Verissimo e o tecladista Sidney Bissoli, fundadores do grupo. Também subirão ao palco o baixista Paulo Romani e o bluesman paulistano Martini, um dos pioneiros do blues no Brasil.

 

O show traz as canções do CD “Missionários do Blues - vol. 01”, trabalho autoral do grupo, e também clássicos do blues, da soul music, do R&B e do rock, em versões eletrizantes - marca registrada da banda. 

 

O projeto “Missionários do Blues 25 anos” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, com apoio do Edital 38/2021 do ProAC (Programa de Ação Cultural) e da Seção de Atividades Culturais da USP Ribeirão Preto.

 

Sobre a banda

A banda Missionários do Blues surgiu em setembro de 1997, quando um grupo de alunos da USP (Universidade de São Paulo) se reuniu para uma apresentação no projeto “Músicos em Grupo”, realizado na Capela da USP, em Ribeirão Preto. Pouco tempo depois, a banda se profissionalizou e passou a se apresentar em casas noturnas de Ribeirão Preto e região.

  

Ao longo de seus 25 anos de estrada, os Missionários do Blues já se apresentaram em várias cidades do interior do Estado de São Paulo, levando o blues nacional a diversas plateias, seja em casas noturnas, teatros, eventos universitários e festivais do gênero. Em 2011, graças ao apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural), lançou o CD “Missionários do Blues - vol.01”, com canções compostas por integrantes do grupo. Atualmente, a banda é formada por Fabrício Chabusco (vocais), Danilo Verissimo e Samir Issa (guitarras), Sidney Bissoli (teclados), Henry Blues Boy (gaitas), Fabiano Rangel (baixo), Danilo França (bateria), Jorge Nascimento (sax tenor), Mauro Zacharias (trombone), Mário Nescau (trompete), Fernanda Cecchi, Fernanda Marx e Ritinha Ignácio (backing vocals).

 

Ribeirão e o Blues

O Festival Internacional de Blues, realizado em 1989 na Cava do Bosque em Ribeirão Preto, apresentou um estilo musical até então pouco conhecido no Brasil: o blues. Grandes nomes do gênero, como Buddy Guy, Albert Collins, Magic Slim, Junior Wells, Etta James, entre outros, e artistas brasileiros em início de carreira, como o bluesman paulistano André Cristovam e a banda carioca Blues Etílicos, lotaram a Cava do Bosque durante os cinco dias de realização do evento.

 

Devido à receptividade do público ribeirão-pretano, a cidade foi incluída no circuito nacional de shows de blues e passou a receber com frequência artistas internacionais, que se apresentavam na cidade em suas vindas ao Brasil, e grupos nacionais de blues, sempre com ótimo público. Essa somatória de grande público e boas atrações inseriu a cidade no circuito de grandes shows, propiciou o surgimento de bandas locais e deu a Ribeirão Preto o título de “Capital Nacional do Blues”’

 

SERVIÇO

Show Missionários do Blues - 25 anos

Abertura e encerramento: DJ Freddy Batista (blues, soul e rock no vinil)

Dia: 26 de agosto de 2023 (sábado)

Horário: a partir das 16 h

Local: Sede da ARFUSP - Associação Ribeirão-pretana dos Funcionários da USP (antigo Restaurante do Lago), no Campus da USP Ribeirão Preto

Classificação: livre

Entrada gratuita

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!