Offline
Mazzaropi é tema da Mostra de filmes da Oficina Cultural Oswald de Andrade
29/08/2023 18:36 em Cinema
 

Crédito: Fachada do Cineclube da Oficina Cultural por Jariza Rugiano | Fotos por download - Aqui

Mazzaropi é tema da Mostra de filmes da Oficina Cultural Oswald de Andrade

Filmes do ator, humorista e cineasta brasileiro, conhecido pelo personagem de Jeca Tatu, serão exibidos gratuitamente aos sábados e às segundas a partir de setembro 

De 2 de setembro a 23 de outubro, a Oficina Cultural Oswald de Andrade, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, promove a Mostra de Filmes Mazzaropi, em parceria com o Instituto Mazzaropi. Com exibições aos sábados, às 18h, e às segundas, às 19h30, as sessões contam com algumas produções que marcam o trabalho do ator, humorista, produtor, roteirista e cineasta brasileiro Amácio Mazzaropi (1912-1981). 

Em quase 30 anos de carreira, Mazzaropi atuou, produziu, dirigiu e escreveu ao menos 32 produções. Entre os papéis mais conhecidos de sua carreira está o Jeca Tatu (1959). Todo o acervo do ator está hoje no Museu Mazzaropi, localizado em Taubaté (SP). Os filmes selecionados para a Mostra serão exibidos na sala do Cineclube Oswald de Andrade. Para quem não estiver familiarizado com a vida e obra do artista, pode aproveitar a exibição do documentário Mazzaropi: o Cineasta das Plateias (2002). A produção, que abre a Mostra nos dias 2 e 4/09, conta com depoimentos de várias personalidades da televisão e do cinema, além de sociólogos, professores, diretores e montadores que relembram seus momentos com o ator. 

Em Zé do Periquito (1964), Mazza é um tímido e pobre jardineiro de um colégio, que se apaixona por uma jovem estudante. Por inocência e acreditar em alguns rapazes maldosos, acredita que ela sente o mesmo por ele. A comédia musical será exibida nos dias 9 e 11/9. 

A comédia continua com o filme Betão Ronca Ferro (1970), que conta a história de um artista de circo com o emprego ameaçado após a filha deixar o espetáculo. O filme poderá ser assistido nos dias 16 e 18/09, sendo que a sessão de segunda-feira será comentada por Camilo Torres, ator, palhaço, produtor cultural e presidente da Cooperativa Nacional de Circo. 

Nos dias 23 e 25/09 o público poderá assistir ao filme Jeca contra o Capeta (1975), comédia ficcional que narra a história do caipira Poluído, objeto de desejo de uma viúva. Na trama ele também é acusado de um crime que não cometeu e perseguido pelos moradores da cidade após sofrer uma armação. Já nos dias 30/09 e 2/10 será a vez de O Lamparina (1964), filme que apresenta a história de um pacato homem do campo que se disfarça para não enfrentar o bando de cangaceiros. A programação de outubro segue com a exibição do filme Jecão, um Fofoqueiro no Céu (1977) que será exibido nos dias 7 e 9/10. No filme, Jecão ganha na loteria e vai até São Paulo receber o prêmio. Apesar da festa ao retornar à cidadezinha em que vive, a cobiça de terceiros põe sua vida em risco. 

E os fãs de futebol também estarão representados com o filme O Corintiano (1966), produção que retrata o conflito entre um torcedor fanático com os filhos e vizinhos que são palmeirenses. O filme fica em cartaz nos dias 14 e 16/10. A sessão do dia 16 será comentada por José Cetra Filho, crítico do prêmio APCA, curador, escritor e mestre em Artes Cênicas pela UNESP. 

Mostra de Filmes Mazzaropi terminará com as sessões dos dias 21 e 23/10 que exibirão O Puritano da Rua Augusta (1965), produção que conta a história de um industrial rico e moralista que tem problemas com os filhos rebeldes e a mulher que só pensa em festas. Ao passar por uma crise, o puritano resolve se divertir.Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência até a ocupação máxima da sala (25 lugares). 

SERVIÇO:

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

MOSTRA DE FILMES: MAZZAROPIOrganização: Cineclube Oswald de Andrade

Parceria: Instituto Mazzaropi | Convidados: José Cetra Filho e Camilo Torres2/09 a 23/10 | Sábados às 18h | Segundas às 19h30

Livre | Gratuito

Programação:2 e 4 de setembro: MAZZAROPI – O CINEASTA DAS PLATEIAS (2002, Documentário, 52 min)9 e 11 de setembro: ZÉ DO PERIQUITO (1964, Comédia musical, ficção; 100 minutos)

16 e 18 de setembro: BETÃO RONCA FERRO (1970, Comédia, ficção; 100 minutos)23 e 25 de setembro: JECA CONTRA O CAPETA (1975, Comédia, ficção; 97 minutos)30 de setembro e 2 de outubro: O LAMPARINA (1964, Comédia, ficção; 104 minutos)

7 e 9 de outubro: JECÃO, UM FOFOQUEIRO NO CÉU (1977, Comédia, ficção, 104 minutos)

14 e 16 de outubro: O CORINTIANO (1966, Comédia, ficção; 98 minutos)21 e 23 de outubro: O PURITANO DA RUA AUGUSTA (1965, Comédia, ficção; 102 minutos) 

---------------

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo

Telefone: (11) 3222-2662 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10h às 21h00, aos sábados das 11h às 18h.

Grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente por e-mail informado no site da Oficina. Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes.

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e gerenciado pela POIESIS - Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986. Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI - Festival Literário e MIA - Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas. Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!