Offline
SISEM-SP realiza curso "Direitos Humanos e Solidariedade", preparatório à ação "Sonhar o Mundo"
07/08/2017 15:18 em Brasil

Sisem-SP

Iniciativa será no dia 31 de agosto, das 10h00 às 16h30, na Estação Pinacoteca e online

 

Com o objetivo de preparar os museus paulistas para a ação “Sonhar o Mundo”, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo promove, por meio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), o curso “Direitos Humanos e Solidariedade”. A ação será no prédio da Estação Pinacoteca, dia 31 de agosto, das 10h00 às 16h30, com transmissão ao vivo por meio da página do facebook do SISEM-SP (www.sisemsp.org.br). Aos que acompanharão o curso presencialmente na Estação Pinacoteca, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 10 a 28 de agosto no mesmo endereço online.

A campanha “Sonhar o Mundo” deste ano, cujo tema é “Solidariedade derrubando muros”, será realizada de 4 a 10 de dezembro, em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12). Criada em 2015, a iniciativa visa unir os museus paulistas em torno de assuntos relacionados aos Direitos Humanos e Solidariedade. A ideia é que as instituições mobilizem o público nas redes sociais, coloquem em prática ações e debatam o tema, por meio de palestras, bate-papos, exposições, filmes etc... – utilizando-se inclusive de seus próprios acervos.

O curso

“Direitos Humanos e Solidariedade” será ministrado por Oswaldo dos Santos Jr., pesquisador do Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH) e assessor do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos do Memorial da Resistência de São Paulo. Participam também as equipes dos seis museus paulistas diretamente ligados ao tema e que são articuladores da ação Sonhar o Mundo: Museu da Diversidade Sexual, Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu Afro Brasil, Museu da Imigração, Memorial da Inclusão e Memorial da Resistência.

“Este curso é a primeira ação dentro da Campanha Sonhar o Mundo, e visa orientar os museus paulistas sobre como inserirem no cotidiano de suas ações a questão dos Direitos Humanos. Os museus como espaços de memória, devem estar sempre abertos ao diálogo e reflexão, constituindo-se como instrumentos de transformação social”, argumentou o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

SERVIÇO

Direitos Humanos e Solidariedade

Local: Estação Pinacoteca (Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia – São Paulo)

Transmissão ao vivo via página do Facebook do SISEM

Dia: 31 de agosto

- 10h00 às 12h00: “Palestra – Direitos Humanos e Solidariedade”

Palestrante: Oswaldo dos Santos Jr.

- 13h30 às 16h30: “Como atuar com o tema Direitos Humanos e Solidariedade em suas ações educativas e culturais”

Palestrantes: Equipes do Memorial da Resistência, Museu da Diversidade Sexual, Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu Afro Brasil, Museu da Imigração e Memorial da Inclusão.

Inscrições para participação presencial: 10 a 28 de agosto, no site do SISEM-SP (www.sisemsp.org.br)

Informações: (11) 3339-8111

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!