Offline
Organização de defesa das abelhas lança segunda edição do caderno de atividades para crianças
11/08/2017 19:13 em Brasil

A ONG Bee or not to be traz para escolas e interessados uma publicação didática, ilustrativa e com uma nova perspectiva de ensino sobre as abelhas.

Uma nova abordagem para ensinar a importância das abelhas e valorizar a consciência ambiental desde a infância. Assim é a segunda edição do Caderno de Atividades para Educação Ambiental lançado pela Bee or not to be, ONG criada em maio em Ribeirão Preto como resultado de uma grande campanha nacional para a proteção das abelhas, lançada em 2013. Totalizando 52 páginas coloridas e repleta de informações, fotos, jogos, dinâmicas e espaços para desenhar, a publicação oferece uma nova perspectiva de ensino às crianças sobre quem são os principais polinizadores do planeta.

Com autoria da linguista e educadora Rosane Peruchi e do cientista e professor Lionel Gonçalves, o Caderno de Atividades enfoca questões mais atualizadas sobre polinização, produção de alimentos e sustentabilidade. O objetivo é superar a abordagem clássica de ensino sobre as abelhas, direcionada a aspectos como divisão de trabalho, produção de mel ou sociabilidade.

A perspectiva ambiental desse material pedagógico valoriza as abelhas do ponto de vista de sua função na natureza como agente polinizador, trazendo informações sobre cadeias alimentares simples e fluxo de energia, e a respeito da produção de alimentos, biodiversidade e sustentabilidade.

O material é um convite à reflexão com cinco módulos que apresentam, cada um, uma pergunta básica que é respondida por meio de textos verbais e não verbais. As crianças vão construindo e assimilando o conhecimento naturalmente à medida que avançam nas diferentes atividades especialmente desenvolvidas com ilustrações, diagramas, diálogos e desenhos dirigidos.

Tudo para facilitar a compreensão do fenômeno da polinização para a produção de frutos e sementes, incluindo as principais características morfológicas das abelhas e das plantas. As cinco questões principais são: “Como são as abelhas?”; “Onde vivem as abelhas?”; “Como é a vida na colmeia?”; “Por que as abelhas são importantes?” e “Como podemos proteger as abelhas?”.

A nova Base Nacional Comum Curricular, normativa emitida pelo Ministério da Educação (MEC) em abril deste ano, enfatiza entre os objetos de conhecimento previstos para as séries iniciais do Ensino Fundamental, os seres vivos e as plantas, sua relação com outros seres e componentes do ambiente. “Buscamos apresentar todos esses conteúdos relativos à vida no planeta de um jeito fácil e agradável, abordando-os do ponto de vista das abelhas”, explica Rosane Peruchi.

“Nosso intuito é oferecer às escolas e outras instituições um material de apoio atual, pertinente e atraente para alunos dessa fase. É importante que as crianças e também a sociedade compreendam a relação entre as abelhas e as flores para a produção de alimentos em ecossistemas naturais e agrícolas”, complementa ela.

A produção e divulgação do Caderno de Atividades é uma das primeiras iniciativas da Organização de Proteção às Abelhas “Bee or not to be”, associação socioambientalista que reúne cientistas, professores, produtores de mel, empresários, agricultores, autoridades, militantes e defensores da causa. A ONG apoia e desenvolve ações para a defesa, elevação e manutenção da vida de todas as espécies de abelhas e do meio ambiente, em especial no Brasil e na América Latina, através das atividades de educação profissional e ambiental.

Mais informações sobre a Bee or not to be e de como obter o Caderno de Atividades no site www.semabelhasemalimento.com.br. Vale lembrar que o material ainda traz um certificado para o aluno. O caderno está disponível para download gratuito no site (para consulta). A venda da versão impressa acontece diretamente com a ONG pelo valor de R$ 25,80 o exemplar mais custos de correio.

 

 

Imagens relacionadas

 
2ª Edição do caderno de atividades da ONG Bee or not to be 
baixar em alta resolução

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!