Offline
2ª edição do Livro Livre acontece na Praça XV, em Ribeirão Preto
23/08/2017 18:19 em Literatura

Projeto vai oferecer diversas atividades culturais como contação de histórias, espetáculo teatral, música ao vivo, oficina de geotintas  e intervenção urbana.

Evento acontece no dia 2 de setembro (sábado), a partir das 9h30, na Praça XV de Novembro. Entrada é livre e gratuita

 

Ribeirão Preto (SP), 23 de agosto de 2017 – No primeiro sábado de setembro (2/9), das 9h30 às 12h30, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove a 2ª edição do projeto Livro Livre. Desta vez, o local escolhido foi o coreto da Praça XV de Novembro, no quarteirão paulista, no centro de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A programação vai reunir diversas atividades culturais para fomentar a leitura, a cultura e o lazer consciente. No local, durante todo o evento haverá também  a Campanha Permanente de Doação e Troca de Livros da Fundação, que visa principalmente arrecadar livros infantis para serem doados a crianças no dia do evento.

 

Um dos principais objetivos do projeto Livro Livre é mobilizar cidadãos, empresas e instituições a ocuparem e revitalizarem o espaço público, devolvendo a estes locais o seu propósito inicial de ser um ambiente de convívio, lazer e inclusão. Para o coordenador do projeto, Tadeu de Oliveira, cada praça tem sua característica, seu cunho chamativo, que deve ser respeitado e lembrado.

 

Inaugurada em 1890, a Praça XV de Novembro é considerada o marco zero de Ribeirão Preto e um ponto de referência histórica. A praça, que abrigou a primeira Matriz de Ribeirão Preto, possui hoje monumentos históricos e é cercada de prédios e construções que remetem ao início do século XX.

 

“A Praça XV é também um dos espaços públicos que serve como sede da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, integrando a cultura e a população”, comenta a  superintendente da Fundação do Livro e Leitura, Viviane Mendonça. De acordo com ela, a ideia é ocupar várias praças de Ribeirão Preto com atividades culturais que promovam  a valorização da cultura, da educação, do livro e da leitura. “A Fundação acredita e trabalha para que projetos como o Livro  Livre possam colaborar com a sociedade e mobilizar cidadãos e empresas em torno do bem comum”, afirma.

 

 

Programação

Apresentação Teatral - Cia Pé de Chinelo | 9h30

Abrindo a programação desta 2ª edição do projeto Livro Livre, a Cia Pé de Chinelo apresenta o espetáculo teatral Circo de Dois. A peça traz os palhaços Jirda e Bisgoio para fazer aquele que seria o maior espetáculo de todos os tempos, mas o que era pra ser a consagração dessa dupla se torna um grande fiasco em meio a números de grande periculosidade, malabarismo e muita música.

 

Intervenção urbana | 9h30 às 12h30

O comediante Ruan Reis, integrante do grupo The Comikus, traz seu personagem Seu Firmino para interagir com o público presente na Praça XV. Trabalhando com humor desde os 11 anos, Ruan tem como principal inspiração o humorista Chico Anysio e busca sempre criar personagens e novas histórias. A intervenção conta com apoio da Lê Ferreirinha Produções, que oferece suporte com figurino e maquiagem ao comediante.

 

Contação de História | 10h30

O público vai também assistir à performance da contadora de histórias, Poliana Savegnago, com a apresentação “Quem conta um conto! Memórias da Contadeira”. Poliana é formada em Artes Cênicas e sempre teve sua criação ligada às manifestações culturais e ao conhecimento dos saberes tradicionais. Atualmente, ministra aulas e oficinas de Contação de Histórias, Danças e Brincadeiras Tradicionais para educadores.  É co-fundadora do Coletivo “As Contadeiras”, que leva contação de histórias e elementos da tradição oral aos diversos perfis de público em praças, escolas, festivais escolas e Sescs de todo o país, desde 2012. E também co-fundadora do Engasga Gato desde a sua fundação, em 2007, participando de diversas montagens teatrais.

 

Apresentação Musical – Trio Teimoso | 11h30

Resgatando a raiz da linguagem do Choro, mas de uma forma diferente e moderna, o grupo Trio Teimoso apresenta um repertório de grandes sucessos da música brasileira, desde os clássicos até os mais contemporâneos. Formado por músicos experientes como Alexandre Brant (baixo), Leonardo Freitas (piano) e Guilherme Tavares (bateria), o trio já passou por diversas cidades da região e vem conquistando seu espaço entre o público.

 

Oficina de Geotintas | 11h30

A oficina vai ensinar o processo de criação de Geotintas, que são ecológicas feitas à base de água, terra e cola branca. Os participantes desenvolverão atividades artísticas monitoradas por um arte-educador.

 

Obs. A partir das 9h30 acontecerá a campanha de doação e troca de livros. Os interessados podem levar livros para o local ou retirar outros na Praça.

 

Sobre a Fundação

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. 

 

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!