Offline
Exposição Iluminata, de Alê Jordão, ganha trilha musical autoral em oficinas de neon realizadas em seu ateliê
08/09/2017 22:34 em Arte

Atividade pretende propiciar ao público experiência imersiva em meio à mostra, em cartaz no espaço até o fim do mês

Exiba imagens para confirmar leitura

Alê Jordão: Hashtag (2017) | Escultura interativa em acrílico e neon

O artista plástico Alê Jordão promoverá, nos dias 16 e 30 de setembro, duasoficinas de neon abertas ao público em seu ateliê. A iniciativa, que ocorre em paralelo à Iluminata, exposição promovida no espaço pela galeria Choque Cultural, tem como intuito propiciar aos participantes uma experiência imersiva em seu processo criativo, gerando neles sensações diversas – sejam visuais, sensoriais ou até mesmo auditivas. Para isso, o artista lança também uma trilha sonora autoral, assinada pelo projeto L'opera Di Chi Collabora (Felicio e Meu Nome é Carlos).

As oficinas permitirão aos curiosos pela arte presenciar, de perto, como surge a luz neon. A experiência será cadenciada pela trilha inédita, pilotada ao vivo por seu idealizador. Em ritmos que vão do tango argentino ao punk rock, as músicas condensarão sons industriais e ruídos de correntes elétricas, combinadas às frases que dão forma às obras em neon.

"A luz neon provoca sempre um encantamento nas pessoas, talvez pelo destaque das peças, talvez por certa nostalgia", afirma Ale Jordão. "Cada obra é um recomeço. Cada peça é única. Como no murano, a torção no vidro não se repete. Trabalhar com o neon é uma paranoia delirante, minha nova forma de expressar o grafite", diz o artista, lembrando que, em grego, a palavra também remete a algo novo.

Acompanhado por um especialista, Alê Jordão fará uma série de demonstrações ao vivo, expondo ao público seu processo de criação. Os vidros serão modelados, soprados e iluminados com o uso de maçaricos e instrumentos elétricos. Os convidados também poderão conferir como se formam as cores do neon - uma quase mágica combinação de gases e vidros coloridos.

O público será convidado a interagir e poderá, inclusive, levar algumas peças para casa. Ao final da experiência, os convidados receberão uma pulseira pen drive com a trilha sonora.

Exposição

Com curadoria de Baixo Ribeiro, Iluminata apresenta obras recentes do artista, nas quais a luz - refletida, projetada, impressa ou sugerida - é a verdadeira protagonista. A mostra é organizada em núcleos, que se integram por meio de grandes instalações e dão uma nova cara ao espaço expositivo de 500 metros quadrados, oferecendo uma potente experiência imersiva. A exposição segue em cartaz até 29 de setembro.

Artista

Alê Jordão estudou artes plásticas na Faap, em São Paulo, na segunda metade dos anos 1990, com Carmela Gross, Regina Silveira e Nelson Leirner – principal referência para o artista – e começou sua carreira profissional em 2001. Seu trabalho explora o campo entre arte e design, entre o objeto escultórico e o funcional. Realizou exposições individuais e coletivas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Paris, Milão, Roma, Londres, Munique, Estocolmo, Bruxelas e Miami.

Serviço:

Oficinas de neon com Alê Jordão
Endereço: Rua Comendador Miguel Calfat 213, Itaim Bibi
Dias: 16 e 30 de setembro
Horário: das 11h às 18h
Entrada: gratuita

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!