Offline
Exposição ReadyMade in Brasil promove 1º Ciclo de Palestras gratuito com expoentes das artes visuais no dia 7 de novembro
08/11/2017 06:08 em Arte

Waltercio Caldas, Paulo Sérgio Duarte, Paulo Herkenhoff e o crítico e artista chileno Camilo Yañez, integram mesas com mediação de Daniel Rangel e Martin Grossmann

 

Waltercio Caldas, Prato Comum com Elásticos, 1978 (foto Miguel Rio Branco)

Se o paradigma instaurado por Marcel Duchamp nas artes visuais foi a passagem da arte retiniana para a arte cerebral, a exposição ReadyMade in Brasil faz jus ao seu legado com seu 1º Ciclo de Palestras, que será realizado no dia 7 de novembro, no Teatro do Sesi-SP (Centro Cultural Fiesp), com entrada franca. Serão duas mesas redondas integradas por expoentes da crítica e da produção em artes visuais, que debatem a influência do artista francês no Brasil e na atualidade. A iniciativa é uma parceria da produtora N+1 Arte Cultura, que concebeu a mostra, e do Fórum Permanente, grupo de pesquisa vinculado ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP).

Das 17h às 19h, o artista Waltercio Caldas e o crítico Paulo Sérgio Duarteparticipam da mesa O Pós-Duchamp no Brasil, mediada pelocurador da mostra,Daniel Rangel. Emulando o viés curatorial da exposição, o debate aborda os primeiros reflexos do readymadeduchampiano no cenário artístico nacional apartir da década de 1960, principalmente no eixo Rio de Janeiro - São Paulo.

Entre 19h30 e 21h30, o curador Paulo Herkenhoff tem a companhia do crítico e artista Camilo Yañez, curador da 7ª Bienal do Mercosul (2008), na mesa Arte Hoje e o Pós-Pós-Duchamp, com mediação do curador e professor Martin Grossmann, coordenador do Fórum Permanente. Em discussão, o reflexo da ação pioneira de Duchamp na arte contemporânea.

Os ingressos podem ser reservados gratuitamente pelo site do Centro Cultural Fiesp, na página Meu Sesi (http://www.sesisp.org.br/meu-sesi), e os ingressos remanescentes serão distribuídos no dia do evento, no balcão da chapelaria.

Sobre a exposição
Há exatos cem anos, Marcel Duchamp chocou o mundo da arte, inscrevendo, sob pseudônimo de R. Mutt, um mictório numa exposição no Salão de Artistas Independentes de Nova York. A obra, intitulada Fonte, causou comoção: poderia um objeto do cotidiano ser considerado arte?

Idealizada pela N+1 arte e cultura e com curadoria de Daniel Rangel, a exposição ReadyMade in Brasil exibe no Centro Cultural Fiesp um panorama da influência do readymade na produção artística brasileira de diferentes gerações, partindo dos anos 1960, até o presente. Os conceitos de apropriação e deslocamento, bases do readymade, são os eixos condutores da exposição, que reúne 50 artistas em cerca de 150 obras. São nomes como Waltercio Caldas, Regina Silveira, Cildo Meireles, Tunga,Jac Leirner, Marepe e Marcos Chaves, entre outros.

"A mostra ReadyMade in Brasil celebra o centenário da obra Fonte de Marcel Duchamp, primeiro de seus readymades apresentado ao público, e sua ressonância na produção artística brasileira. A escolha dos artistas e obras que compõem a mostra se constitui a partir de dois eixos centrais: a proximidade direta com a obra de Duchamp e a conexão com o universo da indústria e da construção civil, ressaltado pelo espaço cultural que abriga a mostra", afirma o curador. Daniel Rangel ainda destaca que o próprio título da mostra é, em si, umreadymade, algo que surge da fusão e da apropriação de dois termos populares:readymade e made in Brasil.

SERVIÇO
1º Ciclo de Palestras ReadyMade in Brasil
Local: Teatro do Sesi-SP - Centro Cultural Fiesp (av. Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon Masp do Metrô)
Data: 7 de novembro
17h às 19h - O Pós-Duchamp no Brasil
Participantes: Waltercio Caldas e Paulo Sérgio Duarte
Mediação: Daniel Rangel

19h30 às 21h30 - Arte Hoje e o Pós-Pós-Duchamp
Participantes: Paulo Herkenhoff e Camilo Yañez
Mediação: Martin Grossmann
Grátis. Reserva de ingresso em http://www.sesisp.org.br/meu-sesi; ingressos remanescentes distribuídos no dia do evento, no balcão da chapelaria

Exposição ReadyMade in Brasil
Local: Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp (av. Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon Masp do Metrô)
Período: 10 de outubro de 2017 a 28 de janeiro de 2018
Horários: diariamente, das 10h às 20h
Classificação indicativa: livre
Agendamentos escolares e de grupos: 3146-7439
Grátis. Mais informações emwww.centroculturalfiesp.com.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!