Offline
Insituto CPFL e Mostra Internacional de Cinema levam filmes ao interior de São Paulo
07/04/2016 09:26 em Cinema

Os 10 títulos selecionados pela Mostra integrarão o Circuito CPFL de Arte e Cultura e serão exibidos em Franca, Marília, Valinhos e Holambra, com entrada gratuita

 

Franca é a primeira cidade a mostrar os filmes, em duas sessões diárias, de 12 a 15 abril, na Casa de Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento

 

FOTOShttp://mostra.locaweb.com.br/hot_sites/dvd_it/filmes_it.html

 

A partir de abril, o Instituto CPFL levará ao interior de São Paulo alguns dos principais filmes da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que em 2015 contou com o patrocínio da CPFL Energia.

A primeira cidade a receber a programação será Franca (SP), que nos dias 12, 13, 14 e 15 de abril exibirá oito filmes na Casa de Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento. Entre os destaques estão “Os EUA x John Lennon”, de David Leaf e John Scheinfeld, e Sempre Bela, de Manoel de Oliveira, um dos homenageados do festival (Confira abaixo as sinopses e a programação).

É uma rara oportunidade para o público conferir um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo, além das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas. Marília (maio), Valinhos (junho) e Holambra (julho) são as próximas cidades a receber os filmes do festival.

“Em mais de cem anos de atividades, a CPFL Energia, parceira da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo em 2015, se consolidou como uma empresa que gera, distribui e comercializa energia, mas também como um grupo que investe em cultura por entendê-la como uma fonte de energia vital para a organização da sociedade contemporânea. Desde 2003, desenvolvemos um amplo programa cultural que possibilita o encontro do público com os mais renomados artistas e intelectuais do país – seja pelas atividades presenciais, seja pela transmissão de nossos eventos pela internet, pelo rádio ou pela TV aberta. Esse repertório é o que permite refletir e compreender, de forma aberta e democrática, as complexidades do nosso tempo. Não é outro o papel da sétima arte, e é por isso que temos orgulho em colaborar com a realização da Mostra e levar alguns dos destaques de sua última edição para as cidades do interior de São Paulo”, afirma Mário Mazzilli, diretor-superintendente do Instituto CPFL.

O festival exibiu, entre 22 de outubro e 4 de novembro do ano passado, 312 títulos de 62 países em 22 endereços em seis seções: Competição Novos Diretores - que exibe títulos de diretores que tenham realizado até dois longas (os mais bem votados pelo público serão vistos pelo Júri Internacional, que escolhe posteriormente os que vão receber o Troféu Bandeira Paulista); Perspectiva Internacional - que apresenta um panorama do recente cinema mundial; Retrospectiva - seção com clássicos e títulos de importantes diretores restaurados pela The Film Foundation; Homenagem - celebração ao centenário do diretor italiano Mario Monicelli, com exibição de cinco títulos restaurados; Apresentações Especiais - sessões em espaços alternativos ou de filmes que completam obra de diretores selecionados pelo evento; Mostra Brasil - títulos brasileiros inéditos em São Paulo. 

 

Confira a programação em Franca:

 

12 de abril, terça-feira

 

15h - MARINA, de Stinjn Coninx (classificação: 12 anos)

Sinopse: Itália, 1948. O jovem Rocco cresce na Calábria, até que um dia seu pai Salvatore decide ir para a Bélgica, onde luta para ganhar dinheiro trabalhando numa mina de carvão. Logo, ele manda buscar a família. Do dia para a noite, Rocco vira um imigrante e tem que lidar com a nova situação. Rocco quer ser como os outros jovens, quer tornar-se alguém e ter um propósito na vida. Contra a vontade de seu pai, ele encontra um escape na música e no amor. Baseado nas memórias de infância do cantor ítalo-belga Rocco Granata.

 

20h -METEORA, de Spiros Stathoulopoulos (classificação: 14 anos)

Sinopse: Nas planícies aquecidas da Grécia central, monastérios ortodoxos elevam-se acima de pilares de arenito, suspensos entre o céu e a terra. O jovem monge Theodoros e a freira Urania dedicaram suas vidas aos estritos rituais e costumes de sua comunidade. Um afeto que cresce entre eles coloca suas vidas monásticas em risco. Divididos entre a devoção espiritual e o desejo humano, eles devem decidir que caminho devem seguir.

 

 

13 de abril, quarta-feira

 

15h - SEMPRE BELA, de Manoel de Oliveira (classificação: 12 anos)

Sinopse: Manoel de Oliveira faz um tributo a Luís Buñuel, diretor e roteirista, e a Jean-Claude Carrière, roteirista, do filme A Bela da Tarde (Belle de Jour), de 1967. Ele destaca duas das mais estranhas personagens do filme original e as revive, 38 anos depois. O personagem masculino detém um segredo de crucial importância para o estado de espírito da personagem feminina. Eles se reencontram. Ela tenta evitá-lo. Ele a segue e atrai sua atenção para revelar o tal segredo. Ela quer saber o que ele havia contado para o seu marido, quando este estava mudo e paralítico. É uma situação tensa. Ele satisfaz seu sadismo nessa vingança particular contra a mulher. Inspirado em livro de Joseph Kessel.

 

20h -OS EUA x JOHN LENNON, de David Leaf e John Scheinfeld (classificação: 14 anos)

Sinopse: "De todos os documentários já feitos sobre John Lennon, este é o que ele amaria", disse Yoko Ono, a viúva de Lennon. Antes do Iraque, da administração George Bush, antes de Bruce Springsteen e Pearl Jam, houve John Lennon. O celebrado astro da música que usou sua fortuna e sua fama para protestar contra a Guerra do Vietnã e lutar pela paz mundial. O documentário mostra a transformação do Lennon artista no ativista social e como o governo norte-americano tentou silenciá-lo e expulsá-lo do país. Não é apenas um episódio isolado da história americana, mas sim um fato relevante na atualidade. Focando-se no período 1966/1976, o documentário aborda ainda a luta pelos direitos civis, a nova esquerda e os movimentos políticos, a decepção com o governo Nixon, o caso Watergate. Também são mostrados o ativismo político dos afro-americanos Angela Davis e Bobby Seale, os jornalistas Carl Bernstein e Walter Cronkite, o veterano do Vietnã e ativista Ron Kovic, o historiador e novelista Gore Vidal, entre outros. Mas Lennon é a voz e a presença central do documentário. Ele surge como jamais havia sido visto: uma pessoa de princípios, engraçado, um jovem homem extraordinariamente carismático, que se recusa a ficar calado frente às injustiças. Yoko Ono, ao contrário da imagem feita pela imprensa e pelos fãs, surge como fator agregador e importante nas decisões políticas do músico.

 

 

14 de abril, quinta-feira

 

15h - TIO BONMEE, de Apichatpong Weerasethakul (classificação: livre)

Sinopse: Sofrendo de insuficiência renal, tio Boonmee escolhe passar seus últimos dias na floresta, cercado por pessoas que o amam. O fantasma de sua falecida mulher aparece para tomar conta dele, e seu filho desaparecido há tempos retorna para casa numa forma não-humana. Refletindo sobre as causas da doença, Boonmee anda pela floresta lembrando-se de suas vidas passadas em forma de homem ou animal. Ele chega a uma misteriosa caverna no topo de um monte : o lugar de origem de sua primeira vida.

 

20h -BWAKAW,  de Jun Robles Lana, (classificação: 14 anos)

Sinopse: René é um velhinho gay mal-humorado que vive sozinho e só tem como companhia um cachorro vira-lata chamado Bwakaw. Ele saiu do armário há apenas pouco tempo e insiste em reescrever seu testamento para redistribuir seus pertences aos “amigos”. Enquanto evita ter que lidar com o caixão que comprou em promoção anos antes e que fica no seu sítio, ele é obrigado a procurar a ajuda de outras pessoas quando Bwakaw fica doente.

 

 

15 de abril, sexta-feira

 

15h - IRMÃS JAMAIS, de Marco Bellochio (classificação: 12 anos) 

Sinopse: Uma mistura de documentário e ficção nostálgica e fantasiosa que retrata em seis episódios uma história sobre a família do diretor em Bobbio entre 1999 e 2008. Elena tem cinco anos e é criada por suas tias – irmãs de Bellocchio na vida real –, enquanto sua mãe Sara tenta a sorte como atriz em Milão. Giorgio, tio de Elena, tem uma relação difícil com a irmã e a recrimina por não criar a menina. Mas assim que Sara consegue se sustentar, resolve levar a filha com ela. Elena deixa a vila e suas tias pra trás. Enquanto isso, Giorgio, endividado até o pescoço, se esconde de seus credores em Bobbio.

 

20h -RUN AND JUMP, de Steph Green (classificação: 14 anos)

Sinopse: Vanetia reconstrói sua vida depois que seu marido sofre um derrame que muda sua personalidade. Entra em suas vidas o pacato pesquisador americano Ted Fielding, que fica hospedado com eles durante dois meses para documentar o processo de recuperação do casal. Inicialmente, Venetia não se sente bem sendo estudada, mas logo começa a se acostumar com Ted. Uma nova família começa nessa história de amor nada convencional.

 

SERVIÇO:

 

Mostra Internacional de Cinema em Franca

Circuito CPFL de Arte e Cultura

 

Período: de 12 a 15 de abril (de terça-feira à sexta-feira)

Local: Casa de Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento

Endereço: Rua: Oscar Brasilino dos Santos, 1531, Praça Carlos Pacheco Franca – SP – Tel.:(16)3721-8692

ENTRADA GRATUITA

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!