Offline
Geração de energia a partir do lixo e tratamento de chorume são destaques da Estre na Pollutec
11/04/2016 20:19 em Brasil

Tecnologias para o tratamento de resíduos são tema das discussões que a empresa promoverá durante o evento

 

A Estre Ambiental, maior empresa de gestão de resíduos do Brasil, participa da Pollutec, feira internacionalmente reconhecida que reúne soluções para o meio ambiente e acontece pela primeira vez no País entre os dias 12 e 15 de abril, no Anhembi, em São Paulo. Entre as novidades da empresa no evento estão os projetos de geração de energia elétrica a partir do biogás do lixo e a Estação de Tratamento de Lixiviados, estrutura que acaba de ser instalada em um dos aterros da empresa para o tratamento de chorume e sua utilização como água de reúso.

Além de um estande onde apresentará todo seu portfólio de serviços e soluções, a Estre também participa do Fórum Cuidando do Futuro, que acontece paralelo à feira, com palestra sobre tendências tecnológicas para o tratamento de resíduos. “Nossa proposta é abordar as diversas possibilidades de valorização dos resíduos sólidos a partir do uso das mais modernas tecnologias, isto é, de que forma podemos transformar o que a maior parte das pessoas classifica como lixo em produto”, explica o gerente de novas tecnologias da Estre, Antonio Januzzi, que ministra a palestra no dia 12 de abril, às 15h15.

O projeto de geração de energia elétrica da Estre em aterros sanitários é um dos mais robustos do país. Considerando os principais aterros sanitários da empresa, o potencial de geração de energia da empresa é de, aproximadamente, 70 MW. A Estre já conta com uma usina de geração de energia no aterro sanitário do seu Centro de Gerenciamento de Resíduos de Guatapará, localizado no interior de São Paulo, e colocará a segunda usina em operação ainda no primeiro semestre no Centro de Gerenciamento de Resíduos Iguaçu, no Paraná, totalizando capacidade de geração de 10 MW de energia elétrica com as duas usinas. O biogás gerado pela decomposição dos resíduos é capturado nos aterros, tratado e passa por combustão em motores que geram a energia elétrica.

O Centro de Gerenciamento de Resíduos Iguaçu é também o local onde foi instalada a Estação de Tratamento de Lixiviados (ETL) da Estre. Com investimento em torno de R$ 18 milhões, o empreendimento, que possui área total de total de 11.100m² e tanques de até 230m³, reúne as tecnologias de tratamento físico-químico e biológico. Entre os diferenciais da ETL da Estre está o processo de ultrafiltração por membrana, associado à filtração por carvão ativado, que garante maior descontaminação, transformando o líquido decorrente da decomposição dos resíduos, uma substância nociva, em um líquido inócuo, que vem sendo utilizado como água de reúso no próprio aterro. O processo garante a remoção das impurezas em 98%. A ETL da Estre tem capacidade para tratar 500 mil litros de chorume por dia.

A Estre aposta na valorização dos resíduos como fonte de negócios tendo em seu portfólio outras soluções inovadoras, como a transformação do lixo comum em Combustível Derivado de Resíduo (CDR), que é alternativa limpa para substituir combustíveis fósseis em caldeiras industriais. A empresa também oferece ao mercado serviço de manufatura reversa de eletroeletrônicos que permite a desmontagem e reinserção de mais de 95% dos componentes dos aparelhos no processo produtivo e tratamento de resíduos industriais para sua reutilização também como combustível em caldeiras industriais.

 

Serviço

Participação da Estre na Pollutec Brasil

Quando: de 12 a 15 de abril

Horário: a partir das 11 horas

Local: Estande da Estre – A50 – Pavilhão de Exposições do Anhembi

 

Fórum Construindo o Futuro

Palestra Tendências Tecnológicas para o Tratamento de Resíduos

Quando: 12 de abril

Horário: 15h15

 

Sobre a Estre

A Estre é a maior empresa de serviços ambientais do Brasil. Reconhecida por ser inovadora e moderna, a Estre atua com rigor técnico e profundo respeito ao meio ambiente. Suas áreas de atuação envolvem coleta e transporte de resíduos, tratamento e valorização (soluções que envolvem a ressignificação do lixo como produto), destinação final (gestão de aterros sanitários) e serviços ambientais para o setor de óleo e gás. A empresa é fundadora e mantenedora do Instituto Estre, que leva conceitos de educação ambiental a milhares de crianças.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!