Offline
Bergamin & Gomide apresenta obras de Oswaldo Goeldi na Semana de Arte
29/08/2018 18:17 em Arte

Galeria reúne trabalhos do artista carioca, entre eles desenhos em 
nanquim e aquarela e xilogravuras, que abordam de maneira lúdica a estranheza do mundo

 

Imagens: http://we.tl/t-5TZhfGnv9D

 

Bergamin & Gomide participa da segunda edição da Semana de Arte, que acontece entre os dias 1 e 3 de setembro, no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Parque Ibirapuera). Para esta edição, a galeria preparou um projeto especial do artista Oswaldo Goeldi.

 

A obra de Goeldi é um constante exercício de lucidez: é pela disciplina artística que ele aborda a estranheza do mundo. A densidade dos planos de fundo é interrompida por traços angulosos que formam suas figuras, evidenciando assim o peso da realidade. Ela impressiona pela amplitude e profundidade das questões que apresenta. Homens que vagam pelas superfícies negras da cena urbana; pescadores que trabalham em condições extremas; o mar como cenário frequente; personagens desconhecidos que no fundo não conseguem ocultar um sentimento de mistério e solidão.

 

Serão apresentadas obras em papel, sendo xilogravuras, desenhos em nanquim e aquarela. A aquarela sem título dos pescadores é talvez um dos principais destaques. Colorida, a obra literalmente mostra pescadores "a ver navio", abordando, de maneira leve (pelos tons claros de sua paleta), um dos temas preferidos do artista: o mar.

 

Gravador, desenhista, ilustrador e professor, Goeldi (Rio de Janeiro, 1895 - 1961) expôs na 25ª Bienal de Veneza em 1950 e ganhou o Prêmio de Gravura da 1ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1951. Sua obra já participou de mais de uma centena de exposições póstumas no Brasil, Argentina, França, Portugal, Suíça e Espanha. Hoje, Goeldi é venerado no meio artístico e suas obras são matérias de referência no campo da gravura no mundo todo. Foi no ano de 1923, que iniciou experimentos com xilogravura com o intuito de "impor uma disciplina às divagações a que o desenho o levava". Em depoimento ao crítico e poeta Ferreira Gullar (1930), conta ter sentido "a necessidade de dar controle a estas divagações".

 

 

Sobre a Bergamin & Gomide

Criada em 2000 em São Paulo, por Jones Bergamin, a galeria Bergamin ficava numa casa da década de 1950 do arquiteto Vilanova Artigas nos Jardins. Apresentou importantes projetos, dentre eles, uma retrospectiva de Iberê Camargo, exposições de Mira Schendel, Lygia Pape, Tunga e Miguel Rio Branco e projetos especiais como, por exemplo, "Através" em que a curadora Lisette Lagnado trouxe a público "Tteia", obra icônica de Lygia Pape (hoje em exposição permanente em Inhotim).

 

Em 2013, Antonia Bergamin, filha de Jones Bergamin, assumiu a direção da galeria com Thiago Gomide. Com foco em vendas privadas de artistas brasileiros e estrangeiros do período Pós-Guerra, a Bergamin & Gomide inaugurou seu novo espaço na rua Oscar Freire, em agosto de 2013.

 

Sem uma lista fixa e com flexibilidade para trabalhar um amplo número de artistas e exposições de diferentes temas, períodos e movimentos, o programa da galeria conta com quatro exposições por ano, entre individuais e coletivas. Além disso a Bergamin & Gomide participa de feiras nacionais e internacionais como Art Basel, TEFAF NY Spring, Art Basel Miami Beach, Semana de Arte e SP-Arte e desenvolve parcerias com importantes galerias estrangeiras.

 

 

Serviço
Bergamin & Gomide apresenta Oswaldo Goeldi na Semana de Arte 

Visitação: de 01 a 03 de setembro. Das 12h às 20h.

Pavilhão das Culturas Brasileiras (Parque Ibirapuera)

www.bergamingomide.com.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!