Offline
Cursos técnicos transformam pessoas e carreiras
05/02/2019 11:23 em Economia e Negócios

Descrição: Descrição: Descrição: logo senac.jpg

Modalidade é uma oportunidade para quem deseja alavancar a trajetória profissional

 

Para conquistar boas vagas de emprego, os candidatos precisam ter no currículo competências e habilidades relevantes às áreas desejadas. Nesse processo, a educação é fundamental para ampliar conhecimento e possibilitar vantagem competitiva. A habilitação técnica, por exemplo, oferece diploma em um curto período de tempo e ministra conteúdos específicos, de acordo com a demanda do mercado de trabalho.

 

A gastronomia é um dos setores que mais empregam e necessitam de funcionários com formação técnica. É o que indica o empresário Gustavo Biagi, do Gula Biagi Gastronomia e Eventos. “Os cursos técnicos oferecem mais bagagem aos profissionais, tornando-os mais qualificados e eficientes. Como resultado, a empresa ganha em serviços por ter um funcionário de qualidade contratado”, diz.

 

O empresário também ressalta que o profissional técnico costuma ter um retorno financeiro muito superior a um candidato que não tem qualificação. “O profissional tem mais valor agregado pelo treinamento específico, uma vantagem para qualquer vaga. É o famoso ganha-ganha. Ganha a empresa que contratou o funcionário, ganha a pessoa qualificada que está contratada e, ainda, o público, ao receber o serviço de um profissional bem-treinado.”

 

Isabela Lepera, 26 anos, proprietária do Cupcakes by Isa, representa o poder do conhecimento na formatação de um negócio. Em exercício desde 2012, a empresa produz cupcakes e pizzas de diversos sabores doces. Quando iniciou, a jovem cursava advocacia em Franca e vendia as produções apenas para os amigos de faculdade. Com o sucesso dos confeitos, ela ingressou em cursos para aprimorar habilidades gastronômicas, gerenciais e financeiras. Uma das habilitações foi o Técnico em Restaurante e Bar, no Senac Ribeirão Preto. “Somente após a habilitação consegui organizar, consolidar e aumentar a empresa, em estrutura e volume de vendas. O sucesso foi tamanho que, em 2016, larguei a advocacia para me dedicar somente à confeitaria”, conta.

 

Para os próximos passos, a empresária sonha em abrir um espaço especial para as delícias. “Hoje, tenho bagagem e conteúdo para gerenciar além da cozinha. Quero continuar me especializando para poder crescer mais e, assim, poder empregar mais pessoas.” Isabela enfatiza que para preencher as futuras vagas, ela procurará profissionais com qualificações técnicas. “Não há barreira para ingressar na gastronomia. Mas, no dia a dia, as competências adquiridas em cursos específicos fazem toda a diferença.”

 

Roseli Sponchiado, docente da área de gastronomia do Senac Ribeirão Preto, ressalta que as capacitações da instituição incentivam diversas frentes, como o empreendedorismo, a atuação em bares, restaurantes e demais estabelecimentos e em eventos do setor de alimentos e bebidas, bem como em hotéis e outros meios de hospedagem. “A evolução da área da alimentação nos últimos anos permite visualizar diversas possibilidades de inserção profissional em função das novas tendências, tecnologias e modalidades de serviços no segmento”, afirma.

 

A docente ainda pontua que para todas as colocações, o profissional precisa desenvolver competências como: coordenar a organização de ambientes, utensílios e ingredientes para os serviços; supervisionar a operação da cozinha no que diz respeito ao impacto no atendimento; e realizar controles administrativos e financeiros relativos à operação do estabelecimento.

 

Cursos técnicos

 

            O Senac Ribeirão Preto oferece mais de 200 vagas para cursos técnicos em áreas variadas, como gestão e negócios, tecnologia da informação, moda, hotelaria e turismo, gastronomia e alimentação, comunicação e artes e arquitetura e design. As aulas iniciam a partir de 4 de fevereiro.

 

            As inscrições já estão abertas para as formações Radialista; Técnico em Processos Fotográficos; Técnico em Restaurante e Bar; Técnico em Administração; Técnico em Finanças; Técnico em Recursos Humanos; Técnico em Hospedagem; Técnico em Segurança do Trabalho; Técnico em Produção de Moda; Técnico em Computação Gráfica; e Técnico em Informática.

 

            Nesse nível de ensino, os pré-requisitos dos cursos sofrem alterações em função da área de atuação, mas as condições mínimas exigidas são: estar cursando o segundo ano do ensino médio e ter, no mínimo, 16 anos completos.

 

O portfólio com todas as qualificações disponíveis está disponível no Portal Senac:www.sp.senac.br/ribeiraopreto, no qual as inscrições também podem ser realizadas e os pré-requisitos conferidos.

 

Serviço:

Senac Ribeirão Preto

Endereço: Avenida Capitão Salomão, 2133 - Jardim Mosteiro – Ribeirão Preto/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/ribeiraopreto

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!