Offline
Como antever a necessidade de reestruturar sua empresa - Por Luis Valíni*
26/07/2016 19:20 em Brasil

Toda empresa, ao longo de seu ciclo de vida, experimenta a necessidade de ter de se adaptar, reestruturar seus negócios, sistemas, processos e até mesmo suas equipes. Aquelas que rapidamente conseguem identificar tais necessidades – e os momentos certos para mudar – terão uma maior chance de se perpetuar.

Os bons líderes entendem e aceitam quando o tempo de mudança chegou e, proativamente, tomam as medidas adequadas para que as transformações necessárias ocorram. Sinais de necessidades de mudança são claros, mas na maior parte das vezes – por convicção, miopia, resistência, falta de estrutura necessária e capacitação interna – acabam por não ocorrer.

Dentre os sinais mais evidentes, temos: 1) crescimento do lucro chegou a um determinado patamar e, depois, estagnou; 2) rotatividade elevada de funcionários, clientes e fornecedores; 3) baixa moral da equipe; 4) sistemas e processos operacionais deixaram de ser eficientes; 5) crescimento muito rápido, tornando a empresa ineficiente; 6) funcionários sobrecarregados; 7) recursos ou equipes subutilizados; 8) processos inadequados; 9) empresa lucrativa, mas que não vê recursos irem para o caixa;

As empresas evoluem, ou por conta própria, ou por pressão do mercado. Se você continua fazendo negócios da mesma maneira que fazia há cinco anos, se suas crenças em relação ao mercado continuam as mesmas, se você acha que o sucesso que já teve garantirá sua prosperidade, provavelmente está ficando para trás.

Perceber os sinais relatados não significa necessariamente que é hora de mudanças radicais. Muitos temem as mudanças, por achar que são ruins e arriscadas. Por isso, compartilhe com sua equipe as alterações necessárias de forma transparente e profissional.

Se a necessidade de mudar precisa de ajuda externa, não deixe de contatar um consultor ou empresa de consultoria de sua confiança.

___________

*Com mais de 28 anos de experiência como executivo e gestor em médias e grandes empresas, Luis Valíni é consultor empresarial nos setores de Finanças Corporativas, Fusões e Aquisições, Business Valuation, Controladoria Empresarial e Estratégia Empresarial. Também realiza treinamentos abertos e in-company sobre temas como Valuation, Project Finance, Controladoria, Controladoria para Excel, Finanças Corporativas, IPO - Abertura de Capital, entre outros. Atualmente é diretor da Valíni & Associados, empresa que atua junto a segmentos como agronegócio, indústrias alimentícias, automotivo, comércio varejista, construção civil, eletroeletrônicos, energia e infraestrutura, equipamentos odontológicos e  tecnologia.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!