Offline
Palestras on-line continuam até domingo; inscrições são gratuitas e temas são distintos
01/10/2016 09:03 em Ciência e Saúde

A sexualidade na gestação e no pós-parto, informações sobre nascimento na água, criação com apego e o papel da doula são alguns dos temas que ainda vão ser discutidos no primeiro Encontro On-line, promovido pelo Grupo Geração Mãe, rede de apoio mútuo na internet. As palestras ocorrem via internet desde o dia 27 e seguem até 3 de outubro (segunda-feira). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.encontroonlinegeracaomae.com.br. Os encontros estão sendo ministrados por uma equipe de profissionais que atuam na assistência humanizada às gestantes, parturientes e puérperas. Veja a programação:

 

Quinta-feira, 29 de setembro

-12h- O papel da enfermagem na assistência ao parto

Jamile Bussadori

Enfermeira obstetra. Doutora em Ciência da Saúde pela EERP/USP. Fundadora e parteira do Arte de Nascer (2008-2012). Atualmente Professora Adjunto II do Departamento de Enfermagem da UFSCar, tema de pesquisa atenção ao parto.

 

-15h- Parto na Água: informações cruciais

Bruno Ximenes

Enfermeiro Obstetra Pela UNIFESP. Enfermeiro Graduado Pela UFPE. Parteiro Profissional. Ativista do Parto Humanizado. Pró-Feminista. Atualmente consultor materno-infantil e ministrador de capacitação na área das boas práticas no parto e nascimento. Integrante do filme O Renascimento do Parto 2

 

-19h - Sexualidade na gestação e pós-parto

Dra. Flávia Junqueira

Médica ginecologista e obstetra, área de atuação sexologia. Formada na USP de Ribeirão Preto. Trabalhou 10 anos no Ambulatório de Estudos em Sexualidade Humana, HC-FMRP-USP. Atua na rede privada, na assistência humanizada à mulher e ao parto.

 

-21h - Preparação perineal para o parto

Maíra de Menezes Franco

Fisioterapeuta, especialista em Saúde da Mulher.

Mestre em ciências da saúde e reabilitação e Mãe.

 

Sexta-feira, 30 de setembro

- 9h30- Recuperação perineal pós-parto

Flávia Ignácio Vassimon

Graduação em Fisioterapia (2005). Mestrado (2011) e Doutorado em Reabilitação e Desempenho Funcional - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FMRP-USP (2016). Membro da Associação Internacional de Uroginecologia (IUGA), Sociedade Internacional de Continência (ICS) e da Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher (ABRAFISM).

 

-12h - Intervenções no parto: quando são ou não necessárias?

Dra. Carla Polido

Ginecologista e obstetra, docente do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos. Mestrado e Doutorado em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Atua na área de Saúde Materno-Infantil, principalmente com morbidade materna grave, mortalidade materna, gestação de alto risco e assistência ao parto

 

-15h- Cesariana pode ser humanizada?

Dr José Vitor Zanardi

Ginecologista e obstetra, Especialista em Reprodução Humana e Cirurgias por vídeo, Doutorado (em andamento) em Endometriose.

 

-19h - O Plano de Parto como ferramenta de comunicação

Talita Miranda

Mãe do Teodoro e da Lira, Ativista pela Humanização da Assistência ao Parto, Doula e Educadora Perinatal, pelo Gama. Acompanhou dezenas de partos em São José do Rio Preto. Especialista em Bioética em Saúde Pública pela FMUSP.

 

Sábado, 1 de outubro

-10h - O que é a criação com apego e disciplina positiva

Thiago Queiroz

Marido, pai e engenheiro. Após o nascimento de seu primeiro filho, Dante, passou a se envolver, ativa e intuitivamente, com a Criação com Apego. Hoje, se dedica a produzir textos, vídeos e podcasts para seu site Paizinho, Vírgula.

 

-12h - A hora de ouro

Dra. Mariele Rios

Médica, graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e pediatra pelo Hospital São João de Deus em Minas Gerais. Atua hoje em projeto de área remota no oeste do Pará.

 

-15h - Quando e como acontece uma indução do parto?

Dr Frederico Bravim Vitorino

Ginecologista e Obstetra, formado em Fisioterapia em 2010 e ema Medicina em 2015, pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES e atualmente atuo em 2 consultórios sendo um em Vitória e outro na Serra-ES.

 

-17h - O papel da doula na gestação, parto e pós-parto

Fabíola de Souto

Advogada especializada em Direito Ambiental. Doula com formação pela ANDO e Doula Internacional. Professora de yoga para gestantes, mães com bebê, adultos e famílias com crianças a partir de 5 anos.

 

-19h - Cuidados com a saúde bucal do bebê desde a gestação

Natália de Francesco Penteado

Odontopediatra, formada em Odontopediatria e Odontologia Intrauterina pela APCD de Araraquara 2009. Pós-Graduação em Aleitamento Materno e Odontologia Neonatal no Hospital São Francisco de Assis em Tupã 2011.

 

Domingo, 2 de outubro

-10h - O sono dos bebês

Zioneth Garcia

Bióloga, doutora em Ciências Biológicas pela USP. Mãe de Maria Isabel e Antônio. Idealizadora do Mães com Ciência, uma iniciativa para aproximar o conhecimento cientifico às mães e pais. Realiza palestras, cursos e atendimentos personalizados como consultora em amamentação e desmame, aconselhamento para solucionar dificuldades com o sono, desfralde, re-mame ou aplicação de técnicas de disciplina positiva para educação não violenta.

 

-12h - Parto normal após cesárea é possível?

Dra. Flávia Maciel

Criadora e administradora do Geração Mãe, médica Ginecologista e Obstetra, mãe do Rodriguinho e da Bianca (que nasceu em um lindo parto domiciliar), descobriu na maternidade a oportunidade de se expandir como pessoa e profissional.

 

-16h - A Beleza na gestação: Você pode mais.

Dr Renato Soriani

Mestre em Dermatologia (USP). Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Coordenador nacional do Departamento de laser da Sociedade da SBD. Diretor clínico da RSP Dermatologia.

 

-18h - Benefícios da musicoterapia e shantala para gestantes e bebês

Patrícia Capuani

Musicoterapeuta com especialização em Psicoterapia Corporal e Instrutora de Shantala, atua como psicoterapeuta em consultório e desenvolve atendimentos domiciliares para gestantes, orientações para o pós-parto e bebês.

 

Segunda, 3 de outubro

-9h30 - ABC do Sling: tipos e uso seguro

Thaiane Caetano

Enfermeira Obstetra, proprietária da empresa Mamãe Sunny e mãe do Nico, que nasceu em um parto domiciliar que transformou minha carreira e boa parte de suas convicções. Ajuda famílias na busca pelo parto respeitoso, e pela criação afetiva de seus filhos.

 

-12h - Parto Domiciliar: Mitos e Verdades

Eleonora de Moraes

Psicóloga formada pela USP, Doula capacitada pela ANDO, educadora perinatal e instrutora de Yoga. Trabalha atendendo gestantes e casais na preparação e acompanhamento de partos hospitalares e domiciliares desde 2003. É diretora do Despertar do Parto.

 

-15h - Parto Pélvico

Dra. Bernadette Bousada

Ginecologista e obstetra, médica formada pela UFF.  Atualmente trabalhando como médica Huap/UFF e atendendo partos na clínica Perinatal de Laranjeiras/RJ.

 

-19h - Como se preparar para a amamentação

Zioneth Garcia

Bióloga, doutora em Ciências Biológicas pela USP. Mãe de Maria Isabel e Antônio. Idealizadora do Mães com Ciência, uma iniciativa para aproximar o conhecimento cientifico às mães e pais. Realiza palestras, cursos e atendimentos personalizados como consultora em amamentação e desmame, aconselhamento para solucionar dificuldades com o sono, desfralde, re-mame ou aplicação de técnicas de disciplina positiva para educação não violenta.

 

-21h - Segurança e Primeiros socorros para o recém-nascido

Lívia Poloni

Enfermeira Especialista em Urgências e Emergências, Doula, Consultora em Amamentação e Educadora Perinatal. Proprietária da Bem-Me-Quer Consultoria Materna, onde ministra cursos, consultorias e acompanhamento desde a gestação até o pós-parto.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!