Offline
Unimed Ribeirão Preto ilumina prédios durante todo o mês de em homenagem ao "Outubro Rosa"
14/10/2016 17:38 em Ciência e Saúde

A cooperativa participa do Outubro Rosa com reforço em sua busca ativa de clientes que estão há mais de dois anos sem realizar exames preventivos

Durante todo o mês de outubro, a Unimed Ribeirão Preto leva a cor rosa a quatro prédios em homenagem à campanha “Outubro Rosa”. O Hospital Unimed Ribeirão, localizado às margens do anel viário e rodovia Ribeirão Bonfim, a sede da cooperativa, na rua Lafaiete, a Farmácia Unimed, na Av. Independência, e o prédio de Atendimento ao cliente, na Av. Itatiaia, ganham iluminação na cor rosa para chamar a atenção da população para a importância da prevenção do câncer de mama.

O movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 90, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu os primeiros laços cor-de-rosa durante corrida conta o câncer de mama, na cidade de Nova York.

Para o diretor presidente da Unimed Ribeirão Preto, Dr. Álvaro Truite, o sucesso do tratamento de qualquer doença está diretamente relacionado ao seu diagnóstico precoce. E não é diferente com o câncer de mama. O médico ressalta que diariamente os cooperados e as equipes de profissionais estão envolvidas em estimular as clientes Unimed para que estejam sempre atentas à saúde e aos sinais de mudança em seu corpo.

“Cuidar é o plano da Unimed. E, para evidenciarmos esse cuidado, neste mês de outubro, durante a Campanha Outubro Rosa, além das ações e da comunicação especial sobre o tema, estaremos com nossos prédios iluminados na cor rosa, para lembrar a todos da importância da atenção à própria saúde”, pontua Dr. Álvaro Truite.

Por meio do Núcleo de Atenção à Saúde – NAS, a Unimed Ribeirão Preto também desenvolve um trabalho de prevenção ao câncer de mama, com busca ativa de usuárias que não realizam a mamografia há mais de dois anos. 

O programa, registrado na Agência Nacional de Saúde (ANS), tem como objetivo auxiliar no processo de prevenção, bem como no diagnóstico precoce da doença, que vitima mais de 50 mil mulheres no Brasil todos os anos. Com base no banco de dados da Unimed Ribeirão Preto, é realizado mapeamento destas beneficiárias, com idade entre 50 e 70 anos.

A partir deste mapeamento, a cooperativa entra em contato com as clientes por meio do  Núcleo de Atenção à Saúde, que as orienta a procurarem o seu ginecologista, o qual, além de nova consulta, solicita a mamografia (radiografia das mamas), além de outros exames complementares, quando necessários. 

Dr. Luís Stracieri, vice-presidente da Unimed Ribeirão Preto explica que a mamografia preventiva é uma das orientações da ANS, que proporciona grandes benefícios à saúde da mulher.  De acordo com o Instituto Nacional de Câncer - INCA -, o tipo de câncer mais comum entre as mulheres é o de mama, respondendo por aproximadamente 25% dos casos novos a cada ano.

O Núcleo de Atenção à Saúde também realizará no dia 21 de outubro, às 14h, três palestras para informação e esclarecimento de dúvidas de clientes Unimed. O cancerologista Dr. Rodrigo Eboli falará sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Já a nutricionista do NAS Nayla Giani irá destacar a importância dos hábitos saudáveis no combate e na prevenção do câncer. Para finalizar, a fisioterapeuta Paula Colmanetti fará atividades de relaxamento com as participantes.

A conscientização para o autoexame e a atenção à saúde, aliados aos avanços científicos, ampliaram a expectativa e a qualidade de vida das pacientes que têm diagnóstico e tratamento precoces da doença. 

Sobre a Unimed Ribeirão Preto

Referência em saúde para Ribeirão Preto e região, a Unimed Ribeirão Preto oferece aos seus clientes a melhor opção de qualidade de vida, com ética e uma visão humanizada. Fundada em 1971, a Unimed Ribeirão Preto conta com mais de 950 médicos cooperados e oferece aos clientes ampla estrutura de hospitais credenciados, prontos-atendimentos, laboratórios e ambulâncias, garantindo qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnósticos. Em abril, ao completar 45 anos de atividade, a Unimed Ribeirão Preto inaugurou seu Hospital próprio, voltado para a alta complexidade, que somará para a cidade 140 leitos clínicos e de UTI, com cinco salas cirúrgicas equipadas com a mais alta tecnologia para atendimentos complexos. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!