Offline
Evento inédito no Brasil reúne especialistas para discutir inovações em saúde no RibeirãoShopping
17/10/2016 18:10 em Ciência e Saúde

RibeirãoShopping

Presente em mais de 30 países, Hackathon Hacking Health acontece entre os dias 21 e 23 de outubro, no RibeirãoShopping

Um final de semana inteiro para discutir inovações para a área da saúde, reunindo designers, empreendedores, clínicos, desenvolvedores, pacientes e entusiastas. É isso que o primeiro Hackathon realizado no Brasil pelo movimento mundial Hacking Health, que acontece entre os dias 21 e 23 de outubro, na Praça de Eventos B do RibeirãoShopping, irá oferecer.

O evento, que tem origem no Canadá e chega ao Brasil por meio do Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, já acontece em mais de 30 países, com objetivo de formar equipes que desenvolvam projetos e apresentem soluções capazes de melhorar a gestão de hospitais, clínicas, laboratórios e postos de saúde. “Por meio das propostas apresentadas, o Hacking Health quer impactar de maneira positiva o trabalho dos profissionais da área da saúde e da população”, explica Saulo Rodrigues, gerente da Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, apoiadora do evento.

O evento é aberto à participação de profissionais como programadores, desenvolvedores, profissionais de Tecnologia da Informação, além de profissionais da área da saúde (médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, trabalhadores de clínicas e hospitais), designers, empresários, empreendedores, pacientes e pessoas que utilizam o sistema de saúde.

Os participantes serão divididos em grupos de três a 10 pessoas e durante todo o final de semana participam de uma maratona tecnológica, onde receberão mentorias de profissionais especialistas das áreas de negócios, saúde e tecnologia. “Os participantes também terão acesso a uma série de palestras sobre temas variados como empreendedorismo, negócios e modelo de negócios”, enfatiza Rodrigues.

No último dia do evento, os grupos apresentarão os projetos para uma banca que irá avaliar e escolher os melhores. O ganhador receberá R$ 1,5 mil reais, terá seu projeto inscrito no processo seletivo da Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e poderá utilizar o Living Lab do Supera Parque de Inovação e Tecnologia pelo período de dois meses.

As inscrições, que podem ser feitas no site goo.gl/gKkwqp, custam R$ 115 por pessoa - já incluso a alimentação do participante nos três dias de evento e um kit com produtos personalizados. Cada participante deverá levar o seu notebook e a organização irá disponibilizar acesso à internet e à duas impressoras 3D.

Apoios
O primeiro Hackaton do movimento Hacking Health tem apoio da Câmara de Comércio Brasil – Canadá; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP), Sevna Seed, Arranjo Produto Local (APL) da Saúde de Ribeirão Preto e Região, e do Polo Industrial do Software (Piso).

O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas: grupo São Francisco, RibeirãoShopping, Philips, iClinic, Centro Universitário Barão de Mauá, Done 3DStore, Pousada Santa Rita e Supera incubadora de Empresas de Base Tecnológica.

Sobre o Hacking Health
O Hacking Health é um movimento que visa soluções dos problemas de saúde, unindo profissionais da saúde, tecnologia, empreendedores e sociedade em geral. Durante o ano, são realizados cafés onde os participantes podem assistir palestras, conhecer novas pessoas e discutir sobre os problemas vividos por profissionais como médicos, enfermeiros e administradores de hospitais.

O objetivo é buscar soluções que possam ser desenvolvidas com o auxílio da tecnologia por profissionais da área, como desenvolvedores, técnicos de TI e programadores.

Supera Parque
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 51 empresas instaladas no Parque, sendo: 40 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 10 empreendimentos no Centro de Negócios e 2 no SEVNA Seed (uma das empresas da aceleradora também integra a Incubadora de Empresas).

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!