Offline
Banco de Sangue de Ribeirão Preto reinaugura suas novas instalações com homenagem a doadores
04/11/2016 06:34 em Ciência e Saúde

Após cinco meses de uma ampla reforma, unidade reabre suas portas com capacidade para receber até 2 mil doações por mês

Rodrigo Alexandre Dias Lopes, 43 anos, é auxiliar de coordenação e já compareceu ao Banco de Sangue de Ribeirão Preto 66 vezes nas últimas duas décadas para doar sangue. Pedro de Freitas Alves Neto, 23 anos, é auxiliar-administrativo e nos últimos dois anos doou sangue três vezes. O detalhe é que ele é cadeirante e seu sangue, O negativo, é raro. Por isso, faz questão de realizar este ato solidário com frequência. Estes e outros 38 doadores serão homenageados pelo Banco de Sangue de Ribeirão Preto nesta sexta-feira (4/11), a partir das 9h, quando poderão conhecer a nova estrutura do banco, que reabrirá para a população neste sábado (5/11).

            O interesse de Rodrigo em doar sangue começou em 1997, quando uma tia dele ficou hospitalizada e foi submetida a uma cirurgia, mas, infelizmente, faleceu. “Desde então assumi o compromisso de, sempre que tiver oportunidade e boa saúde, doar sangue. Aparentemente é uma atitude pequena, mas tem grande magnitude, pois uma bolsa de sangue salva muitas vidas. Isso alegra meu coração, pois são vidas que se prolongam, de pessoas que nem sequer conheço”, diz. Já Pedro aceitou o convite de um amigo para doar e não parou mais. “Sempre que posso pratico este gesto para ajudar a salvar vidas, ainda mais que sei que meu sangue não é encontrado facilmente”, afirma.

Além da homenagem aos doadores, também serão homenageadas empresas, instituições e escolas, que são organizadoras de campanhas de doação de sangue. Esta ação ocorrerá nesta quinta-feira, dia 3. Na sexta, dia 4, será a vez de homenagear as pessoas que mais doaram sangue e também os doadores de plaquetas.

Nos últimos cinco meses, o Banco de Sangue de Ribeirão Preto esteve fechado e passou por uma grande reforma, inclusive com uma ampliação de 70% de sua área física. Com isso, o número de acomodações na recepção mais que dobrou, passando de 10 para 26; agora há capacidade para até três salas de triagem, ao invés de uma; e o número de cadeiras de doação passou de 4 para 6. “Estamos com um layout mais moderno, e toda esta reforma proporcionará agilidade no atendimento. Com esta nova estrutura, poderemos receber até 2 mil doações por mês”, diz Vinicius de Queiroz Garcia, gerente de captação do Banco de Sangue.

A unidade em Ribeirão Preto existe há mais de 35 anos e atende a pelo menos cinco hospitais da cidade.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3610-1515.

 

Veja como é fácil doar

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

 

Sobre o Banco de Sangue de Ribeirão Preto

A unidade é responsável por atender ao menos cinco hospitais da cidade e realiza cerca de 1.300 transfusões de sangue por mês. Os interessados em doar não precisam agendar horário, basta comparecer à unidade na Rua Quintino Bocaiúva, 895, no bairro Vila Seixas. O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sábado (exceto feriados). Para os doadores há estacionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Amadeu Amaral.  Para mais informações pelo telefone (16) 3610-1515.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!