Offline
Disco de João Donato ganha edição em vinil do Selo Sesc
29/10/2020 17:27 em Música
Dez faixas de Donato Elétrico agora estão em tiragem especial de vinil duplo, inaugurando nova fase da gravadora do Sesc São Paulo; álbum lançado há quatro anos, sob produção de Ronaldo Evangelista, trouxe inéditas do músico em encontro com jovens talentos paulistanos; vendas online a partir de 30/10

Para imprensa: fotos, capa do disco, teaser e músicas clique aqui

O Selo Sesc é reconhecido por registrar a mais ampla e diversa produção artística brasileira, com obras de diferentes estilos, épocas e linguagens que compreendem do contemporâneo à memória cultural. Das tradições folclóricas às realizações atuais da música de concerto, passando pelas muitas vertentes de nossa música popular.

O catálogo de CDs, DVDs e lançamentos digitais por streaming, via plataforma do Sesc Digital e demais players, agora ganha o seu primeiro vinil. Neste mês, a gravadora do Sesc São Paulo lança o LP Donato Elétrico, de João Donato. As vendas abrem no dia 30 de outubro pela loja virtual sescsp.org.br/loja .

O disco de inéditas - lançado pelo próprio Selo em 2016 - e que na oportunidade retomava a sonoridade dos trabalhos de João Donato de meados dos anos 1970, marcados profundamente pelo uso do piano elétrico, agora recebe uma tiragem especial do "bolachão" produzido pela Vinil Brasil. Para este lançamento, a capa e o encarte do LP receberam um novo tratamento gráfico com cores e elementos distintos do CD, além de capa Gatefold para armazenar o vinil duplo com 10 faixas remasterizadas.

Neste trabalho, o pianista e compositor carioca reuniu em estúdio expoentes do cenário musical brasileiro atual muito influenciados por ele. O produtor do disco, Ronaldo Evangelista, foi quem promoveu o encontro do símbolo da bossa nova com integrantes da banda Bixiga 70 e outros músicos que acompanham as cantoras Céu, Anelis Assumpção e Tulipa Ruiz, o músico Curumin, a banda paulista de jazz Metá Metá e o grupo instrumental Otis Trio. Outro presente em Donato Elétrico é o percussionista, baterista e produtor musical Guilherme Kastrup. Para coroar o resultado deste encontro, no ano de seu lançamento, o álbum ainda recebeu uma indicação ao Grammy Latino como Melhor Álbum Instrumental.

Dos ensaios informais e de muito improviso com trocas de influências, nasceu um disco rítmico, de dez faixas, que mescla a música brasileira, latina e afro-cubana, com o jazz e o funk. O resultado é um álbum enérgico e atual, que mostra a vitalidade e a criatividade do octogenário atemporal João Donato.

Repertório

Disco 1

Lado A
1. Here’s JD (6:13)
2. Urbano (5:38)

Lado B
1. Frequência de Onda (4:59)
2. Espalhado (4:09)
3. Tartaruga (4:42)

Disco 2

Lado C
1. Soneca do Marreco (3:59)
2. Combustão Espontânea (4:41)
3. Resort (4:19)

Lado D
9. Xaxado de Hercules (5:52)
10. G8 (5:17)

Ficha técnica

João Donato - Fender Rhodes, Clavinet, Farfisa, Moog, Pro-One
Décio 7 - bateria
Marcelo Dworecki - baixo
Maurício Fleury - guitarra
Guilherme Kastrup - percussão
Bruno Buarque - bateria
Zé Nigro - baixo
Gustavo Ruiz - guitarra
Marcelo Cabral - arranjo de cordas
Mauro Refosco - percussão
Beto Montag - vibrafone
Aramís Rocha - violino
Robson Rocha - violino
Daniel Pires - viola
Renato de Sá - violoncelo
Cris Scabello - guitarra
Richard Fermino - clarone
Anderson Quevedo - flauta
Cuca Ferreira - sax barítono
Douglas Antunes - trombone
Daniel Nogueira - sax tenor
Daniel Gralha - trompete
Gustavo Cecci - percussão
Rômulo Nardes - percussão
Laércio de Freitas - arranjo de cordas

Gravado em São Paulo entre junho e agosto de 2015 por Cris Scabello no Estúdio Traquitana; Fernando Narcizo, Bruno Buarque e Cris Scabello no Estúdio Minduca; Zé Nigro no Estúdio Navegantes; Guilherme Kastrup no Estúdio Toca do Tatu; Gustavo Ruiz no Estúdio Brocal e Mauro Refosco no Estúdio SuperLegal (NY).

Produção musical: Ronaldo Evangelista
Produção executiva: Emilie Bloch e Tatiana Dascal (Agogô Cultural)
Mixagem: Victor Rice (Estúdio Copan)
Masterização: Homero Lotito (Reference Mastering Studio)
Fotografia: Caroline Bittencourt
Projeto Gráfico: Rodrigo Sommer
Produção e prensagem: Vinil Brasil

Selo Sesc

Criado há 16 anos, o Selo Sesc tem o objetivo de registrar a amplitude da produção artística brasileira construindo um acervo pontuado por obras de variados estilos, épocas e linguagens. Recentemente, foi lançado no mercado digital os álbuns: Sessões Selo Sesc #6: Rakta + DeafkidsSessões Selo Sesc #7: João Donato + Projeto Coisa FinaSessões Selo Sesc #8: Toada Improvisada - Jackson do Pandeiro 100 anos Sessões Selo Sesc #9: ...And You Will Know Us By Trail Of. O CD-livro São Paulo: paisagens sonoras (1830-1880) da pesquisadora e cantora Anna Maria Kieffer; o DVD Exército dos Metais, da série O Som da OrquestraO Romantismo de Henrique Oswald (José Eduardo Martins e Paul Klinck); os CDs físico e digitais Dança do Tempo (Teco Cardoso, Swami Jr. e BB Kramer), Espelho (Cristovão Bastos e Maury Buchala), Eduardo Gudin e Léla SimõesRecuerdos (Tetê Espíndola, Alzira Espíndola e Ney Matogrosso), Música Para Cordas (André Mehmari), Estradar (Verlucia Nogueira e Tiago Fusco), Tia Amélia Para Sempre (Hercules Gomes), Gbó (Sapopemba), Acorda Amor (Letrux, Liniker, Luedji Luna, Maria Gadú e Xênia França), Copacabana - um mergulho nos amores fracassados (Zuza Homem de Mello), Tio Gê - O Samba Paulista de Geraldo Filme (vários artistas) e os álbuns digitais Mar Anterior (Grupo ANIMA), Olorum (Mateus Aleluia), Nana, Tom, Vinicius (Nana Caymmi), Jardim Noturno - Canções e Obras para Piano de Claudio Santoro (Paulo Szot & Nahim Marun), 7 Caminos (Emiliano Castro), São Paulo Futuro - A Música de Marcello Tupynambá (Vários Artistas), Cantos da Natureza (Pau Brasil) e O Fim da Canção (Luiz Tatit, Zé Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski).

+ Sesc na quarentena

Desde o final de agosto, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades, dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais e Corrida, além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia. Todas essas atividades serão previamente agendadas, visando restringir a circulação de público no interior das unidades. Todas as 40 unidades do estado darão início a essa retomada gradual à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

+ Sesc Digital

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.

Saiba +: Sesc Digital

Serviço

Lançamento do LP Donato Elétrico de João Donato
Vendas: a partir de 30/10 na loja virtual sescsp.org.br/loja
Preço sugerido: R$ 160

Selo Sesc nas redes
sescsp.org.br/selosesc
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!