Offline
Vanessa da Mata e Max B.O. estão na #ViradaSPOnline de São José do Rio Preto, transmitida pela plataforma #CulturaEmCasa
18/03/2021 09:49 em Música

Vanessa da Mata | Foto: Rodolfo Magalhães
 
Programação deste fim de semana também terá apresentações de artistas da cidade, que esta semana completa 169 anos

Link com fotos: https://bit.ly/3vDEFRd

A décima edição da #ViradaSP Online acontece no próximo dia 20 de março e será transmitida a partir das 12h pela plataforma #CulturaEmCasa. O evento, que é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com gestão da Organização Social Amigos da Arte, será realizado em parceria com a cidade de São José do Rio Preto. A #ViradaSPOnline deste final de semana vai apresentar ao público a diversidade cultural da cidade por meio de diversas atrações das mais diferentes linguagens artística a partir das 12h até à 0h. O evento consolidou-se no calendário cultural do estado de São Paulo, reunindo grandes nomes do cenário nacional e divulgando a cultura local das cidades paulistas para todo Brasil. (Confira a programação completa abaixo) .

A cantora Vanessa da Mata e o rapper Max B.O. se apresentam diretamente do palco do Teatro Sérgio Cardoso, com transmissão ao vivo também pela plataforma #CulturaEmCasa. A programação também contempla as crianças com o quarteto Brasileiros com músicas dos CDs Brasileirinhos - Música para os Bichos do Brasil", volume 1 e 2. Neste show, também no realizado no Teatro Sérgio Cardoso, o músico Paulo Bira e sua banda cantam canções e contam curiosidades sobre animais da fauna brasileira que correm risco de extinção, sempre com leveza e bom humor.

O município de São José do Rio Preto foi selecionado a partir de chamada pública realizada por intermédio do programa #JuntosPelaCultura. Diversas atrações locais estão na programação: a Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo; o show "Viva Kombinados", também dirigido ao público infantil, com apresentação de vários ritmos da América Latina; "O Saci - Documentário", que conta história do icônico grupo rio-pretense Saciação de Amigos e Criadores Interioranos de Sacis e seu bloco carnavalesco; a peças teatrais "Refugo" e "Longos Anos"; o grupo Psicorante; a Vernissage "RevitalizARTE", dos artistas residentes do Coletivo Artístico Crowd Rio Preto

"O formato digital, via plataforma #CulturaEmCasa, permite difundir amplamente e de forma gratuita a produção cultural das mais variadas linguagens de todas as regiões de São Paulo para o restante do Brasil e para outros países, além de apresentar e destacar as características turísticas de cada cidade selecionada no programa #JuntospelaCultura. E este é o objetivo tanto da #ViradaSP Online como da plataforma", afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

Sobre a plataforma #CulturaEmCasa

A plataforma #CulturaEmCasa foi lançada no dia 20 de abril de 2020 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Seu objetivo é ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuito. Nos nove primeiros meses, registrou cerca de 2,9 milhões de visualizações e 2,2 mil conteúdos disponibilizados. A plataforma reúne também conteúdos inéditos das instituições da Secretaria, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Futebol, o Museu da Diversidade Sexual, a São Paulo Companhia de Dança e o Projeto Guri. O conteúdo também é gerado por instituições parceiras e por artistas e produtores culturais independentes, que são remunerados pelo licenciamento. Trata-se, portanto, de um instrumento de geração de renda e oportunidades para o setor cultural e criativo de São Paulo.

Realizado também pela plataforma, o Festival #CulturaEmCasa lançou este ano o Food is the New Rock Brasil. Apresentado pelo radialista e produtor Edu Parez e pelo apresentador de TV Maurício Schuartz o projeto reúne apaixonados por música e comida a grandes nomes dos palcos e das panelas, campos tão diferentes mas cujos caminhos se cruzam com tanta frequência.

Na plataforma também estão disponíveis lives de artistas representativos da diversidade cultural de São Paulo, como Renato Teixeira, José Celso Martinez Corrêa, Supla, Sérgio Mamberti, Tom Zé, André Abujamra, Cássio Scapin, Erasmo Carlos, o pianista Marcelo Bratke, Paula Lima e Alaíde Costa, Digão (Raimundos), João Suplicy, Lucy Alves e Rodrigo Penna, Dom Salvador e Bavini.

Há também as lives do Intensivão #CulturaEmCasa. O Intensivão é uma série de aulas e palestras com temas diversos relacionados à arte e à criatividade. Já participaram nomes como Marcelo Tas, Débora Tabacof, Estéfi Machado, Ivam Cabral, Rita Von Hunty e Dona Jacira, Paulo Jackson (do Museu Catavento), Renata Lipia, William Coelho e Rogério Zaghi (Osesp), Moreira de Acopiara, Donny Correia, entre outros.

Ainda no formato live, a plataforma #CulturaEmCasa exibe o programa #DiálogosNecessários, que reúne pensadores e profissionais de diversas áreas para reflexões plurais com abordagens diversificadas e antagônicas. Os encontros são moderados pelo ensaísta e professor de Literatura João Cezar de Castro Rocha e pelo jornalista Martim Vasques da Cunha. Há ainda o #SPGastronomia com lives de renomados Chefs, como André Boccato, Morena Leite e Mohamad Hindi.

Serviço: #ViradaSPOnline - São José do Rio Preto

20 de março de 2021

12h Documentário O Saci

13h Refugo, com Cia. Beradeiro

14h Projeto REVITALIZARTE - Vernissage Digital!, com Coletivo Crowd

15h Longos Anos

16h ¡Viva! Kombinados - Canções infantis da América Latina

17h Brasileirinhos - Música para os bichos do Brasil

18h30 AfroAxé Jejê Nagô

19h30 Max B.O.

21h Vanessa da Mata

22h30 Os Melhores do Mundo 25 anos

23h20 Psicorange - Tour Colab

Plataforma:

www.culturaemcasa.com.br

Redes Sociais:

https://www.facebook.com/culturaemcasasp/

https://www.instragram.com/culturaemcasasp/

https://twitter.com/culturaemcasasp
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!