Offline
5 MOTIVOS PARA INCLUIR A LEITURA NOS MOMENTOS EM FAMÍLIA INCENTIVANDO O HÁBITO NAS CRIANÇAS
13/05/2021 16:07 em Literatura

Em maio comemora-se o dia internacional da família e, por isso, a pedagoga da Dentro da História, Cláudia Onofre, aproveitou para reunir 5 motivos para que a leitura seja inserida nos momentos entre pais e filhos, intensificando nas crianças a curiosidade e gosto por livros

 

Criança com a boca aberta

Descrição gerada automaticamente com confiança média

 

 

#1 – FORTALECER A RELAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS

 

“O livro acolhe, acalma e possibilita grandes viagens. Sempre indico que as famílias se permitam viver ‘15 minutos de ouro’ por dia em relação à leitura”, comenta a pedagoga da Dentro da História, edetch que atua com personalização de livros infantis. Segundo Cláudia, ao criar esses momentos, os pais fortalecem a relação com os filhos, incentivam a leitura e promovem diversos aprendizados. “Além de estreitar laços afetivos, a leitura pode ajudar os pequenos na construção de gostos e preferências, por isso a importância do hábito estar presente desde cedo”, explica.

 

A educadora ensina que neste momento pais e filhos devem parar tudo o que estão fazendo, desconectar do celular, do computador, da televisão e se entregarem. Uma dica é escolher com a criança um lugar para chamar de seu e que seja aconchegante. “Faça a leitura, mostre as ilustrações, explore a história com gestos e tom de voz. Depois, peça que a criança conte ou reconte a história, dê asas à imaginação. Tenho certeza de que irão se surpreender e esses 15 minutos significarão um tempo maior de comunhão e afeto que só a leitura é capaz de proporcionar”.

 

#2 – AJUDA AS CRIANÇAS A LIDAREM COM SENTIMENTOS

De acordo com a pedagoga, a leitura pode ajudar a ensinar as crianças a compreenderem seus próprios sentimentos, criando uma atmosfera de bem-estar em todo o ambiente familiar. “Ajudar de forma leve e criativa as crianças a entenderem seus sentimentos é contribuir para que tenham um futuro seguro e equilibrado. E a literatura cumpre bem esse papel, já que por meio das histórias, os pequenos aprendem a identificarem sentimentos que eles ainda não compreendem”, explica.

 

Ainda segundo a profissional, utilizar materiais lúdicos para conversar sobre sentimentos com as crianças, as ajudam a entender, de forma respeitosa, que a família é o porto seguro para qualquer situação. “A leitura vai muito além... ela ajuda tanto para os pais a iniciarem uma conversa, quanto a criança a se expressar”, comenta a pedagoga.

 

#3 – ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

As fases de crescimento e descobertas das crianças são importantes para o desenvolvimento e também bastante desafiadoras para os pais. E a leitura pode ter um papel importante para ajudar em situações, como desfralde, primeiro dia na escola, alimentação correta, escovar os dentes etc. “A criança aprende de forma lúdica. Então, ao invés de você dizer que ela precisa escovar os dentes, por que não ler uma história em que um personagem que ela gosta muito está passando pela mesma fase? Vai ser um espelho pra ela. Criança se espelha em quem gosta e aprende por repetição. Por isso, a leitura precisa ser algo constante dentro de casa”, aconselha Cláudia.

 

A profissional reforça que o mercado literário é bastante vasto e os pais conseguem encontrar livros para todas as fases de desenvolvimento. “É preciso saber tratar cada assunto com a régua da maturidade da criança, por isso, as leituras ajudam. A produção de cada livro é realizada com a linguagem necessária para cada idade, desde a primeira infância, que precisa de uma determinada motivação, até os maiores, que já desejam realizar atividades por conta própria”, complementa.

 

#4 – CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DE VALORES

Cláudia conta que os pais devem aproveitar a leitura para ajudar a criança a construir valores que a favorecerão ao longo da vida. “Ao optar por histórias que frisam questões, como responsabilidade, diversidade, caridade e respeito, os pais estão ajudando as crianças a entenderem que esse tipo de conduta é a que devemos ter em todos os momentos da vida”, explica.

 

Porém, a profissional ressalta da importância dos pais, no dia a dia, exercem tais valores. “Sempre falo que nossas crianças são esponjas e aprendem através do exemplo, da vivência e dos ensinamentos. Não adianta ler e pedir para a criança se portar igual os personagens da história, se na vida real os pais não praticam os mesmos valores”, complementa.

 

#5 – DIMINUI O TEMPO QUE AS CRIANÇAS PASSAM EM FRENTE AS TELAS

Se não dá para eliminar as telas da rotina das crianças, é preciso controlar o tempo em que elas são utilizadas. Cláudia conta que é necessário se atentar para o uso consciente desse avanço na vida dos pequenos. “Esse equilíbrio pode ter diferentes soluções de acordo com as idades. Mas a dica de ouro é ‘seja um exemplo’. Não adianta impor horários e limites se o próprio adulto perdeu qualquer controle”, ressalta. 

 

Uma dica da profissional é observar o que os pequenos gostam de ver nas telas e utilizar essa informação para estimular o gosto pelos livros. “Conhecer o que atrai a criança, ajudará neste trabalho de migração das telas para as páginas impressas. Há muitos livros que fazem uso de personagens famosos, mas que exploram o lado didático na história. Se a criança adora assistir desenhos de dinossauros, com certeza ela se sentirá mais atraída se o livro trouxer esse tema. E consequentemente, aprenderá de forma mais rápida e prazerosa”, conta.

 

Não sabe por onde começar? Cláudia lista alguns títulos da Dentro da História que podem ajudar a criar esses momentos com os filhos de maneira leve, divertida e didática. Confira!

 

 

“JAQUELINO, O JACARÉ AMIGO”

 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente O autor Ronnie Corazza, parceiro da Dentro da História, estimula, de forma prazerosa, o olhar da criança para a hora de escovar os dentes na história do “Jaquelino, o Jacaré Amigo”.  A narrativa incentiva os cuidados de maneira didática, estimulando o autocuidado e conquista da independência das crianças nas atividades rotineiras.   Jaquelino é um jacaré simpático que mora em seu lago no zoológico da cidade. De lá, ele consegue ver as janelas dos apartamentos de muitas crianças, que sempre vão visitá-lo, e vice-versa. Todos os dias, elas observam como o jacaré escova bem os dentes e, por isso, seguem seu exemplo passo a passo.  A motivação é mais latente quando, em uma visita, Jaquelino come doces e fica com muita dor no dente, e, com isso, aprende que sempre deve cuidar melhor deles, escovando sempre depois das refeições. 

 

 

 

 

“MASHA E O URSO – UMA SURPESA PARA O URSO”

 

Casa com criança é sinônimo de bagunça e diversão. Mas desde cedo, os pequenos precisam ter a responsabilidade de organizar o que foi tirado do lugar. No título “Masha e o Urso – Uma Surpresa para o Urso”, Masha tem a ideia de preparar um café da tarde para o Urso e precisa da ajuda da criança para realizá-la. No meio de farinha, massa e fermento, a dupla vai se divertir e aprender o nome de alguns alimentos, além de entender que sempre após uma bagunça, é preciso arrumar todo o local.  

 

 

 

 

 

“PEPPA PIG – PRIMEIRO DIA DE AULA”

O livro “Peppa Pig – Primeiro Dia de Aula”, mostra que ir para escola é algo bom, divertido e cheio de aprendizado. A criança e a Peppa passam por diversas situações, que ajudam a despertar o interesse da criança em frequentar a escola. O título é ideal para crianças que estão em fase de adaptação no início da jornada escolar. 

 

 

 

 

 

 

“TURMA DA MÔNICA – AVENTURAS COM A TURMA”

 

Interface gráfica do usuário, Calendário

Descrição gerada automaticamenteNo livro “Aventuras com a Turma” a criança viaja por diversos mundos e conhece os lugares que os personagens do Mauricio de Sousa habitam depois de ser atingida, junto com os seus amigos da turminha, por uma invenção do Franjinha, que proporciona para a criançada uma incrível viagem! O protagonista irá se familiarizar com grandes personagens como o tiranossauro rex Horácio, o indiozinho Papa-Capim, o fantasminha Penadinho e muitos outros, interagindo com cada um de forma muito lúdica e criativa, reconhecendo diferentes realidades e vivências.

 

 

 

 

 

 

Aplicativo, Calendário

Descrição gerada automaticamente“DISCOVERY KIDS NO CORPO HUMANO”

No título “Discovery Kids no Corpo Humano”, a criança faz uma “viagem” pelo corpo para responder a seguinte questão: Qual o órgão mais importante do corpo humano?

 

Na busca pela resposta, a criança passa pelo interior de células, hemácias, coração, pulmões, rins, estômago e outros e descobre diversas informações sobre o funcionamento do corpo como um todo, chegando à conclusão que não existe um órgão mais importante, mas que é o conjunto deles que mantém as pessoas vivas.

 

 

 

 

 

 

:: PERSONALIZAÇÃO

Mulher com óculos de grau

Descrição gerada automaticamente com confiança baixaEm todos os títulos da Dentro da História, as crianças podem vivenciar uma verdadeira imersão na história. Para isso, as famílias deverão criar um avatar personalizado de acordo com suas características físicas, como altura, tom de pele, cabelo, olhos, roupinhas e sapatos. Basta acessar a plataforma, selecionar o título e iniciar a personalização. A coleção está disponível no site por R$ 69,90 cada livro + frete!  

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre a Dentro da História 

Com títulos que estimulam a leitura infantil em crianças de 0 a 12 anos, a Dentro da História, edtech brasileira de livros infantis personalizáveis, atua com um Clube de Assinatura que possui três opções para quem quer participar: mensal, semestral e anual. No clube, além do livro, o assinante recebe atividades lúdicas surpresas, figurinhas do protagonista e um guia de atividades e de leitura. Nos planos semestral e anual, no primeiro mês, o assinante recebe também uma mochila grátis.

 

Entre o Clube de Assinatura e as vendas avulsas, a marca já passa de 600 mil livros vendidos e tem como diferencial possibilitar que os pais personalizem todos os títulos disponíveis na plataforma online da marca e criem um avatar com características físicas das crianças, como tom de pele, cor de cabelo e olhos, estilo de roupa e acessórios. Permitindo assim que os pequenos participem de histórias ao lado de seus personagens preferidos.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!