Offline
Ribeirão Preto disponibiliza procedimentos neurocirúrgicos com as principais técnicas e avanços da atualidade
05/01/2017 19:44 em Ciência e Saúde

Equipe de renome com cinco neurocirurgiões oferece suporte 24h por dia no Hospital Especializado.

A neurocirurgia é uma das mais desafiadoras áreas da medicina e vem obtendo importantes avanços nas últimas décadas. Ribeirão Preto acompanha esta tendência e disponibiliza hoje recursos tecnológicos e procedimentos para a cura de doenças neurológicas compatíveis com os principais centros de saúde do mundo. A equipe de neurocirurgiões do Hospital Especializado oferece suporte 24 horas por dia para casos urgentes, realizando em média cerca de 10 procedimentos de alta complexidade por mês na instituição.

A neurocirurgia trata das doenças do crânio e encéfalo e da coluna vertebral e medula espinhal, como os tumores, as patologias vasculares, hidrocefalias, infecções e parasitoses; traumatismos de crânio e coluna vertebral, os nervos periféricos e plexos braquial e lombo-sacral. A especialidade utiliza em seus tratamentos um aparato tecnológico de última geração como aspirador ultrassônico, neuronavegação, monitorização eletrofisiológica intraoperatória e microscopia neurocirúrgica, entre outros recursos cada vez menos invasivos e mais eficazes.

Segundo o neurocirurgião e integrante da equipe do Hospital Especializado Dr. Luiz Antonio Araujo Dias Jr, os procedimentos para retirada de tumores malignos e benignos representam cerca de metade dos casos atendidos. Já os traumas e as cirurgias neurovasculares, principalmente para o tratamento de aneurismas intracranianos, nervos periféricos e movimentos involuntários, somam aproximadamente 40% das operações realizadas pela equipe. Também é responsável pelas neurocirurgias pediátricas e procedimentos mais raros como o tratamento, por diversos métodos, da neuralgia do trigêmeo, doença que provoca fortes dores na face e se apresenta rebelde aos tratamentos clínicos.

“Estamos aperfeiçoando cada vez mais as técnicas e tecnologias disponíveis para realizar cirurgias mais efetivas e que proporcionem uma melhor recuperação do paciente”, afirma o Dr. Luiz Antonio. Ele ainda chama atenção para alguns cuidados que a população deve ter para prevenir problemas neurológicos e antecipar tratamentos. “Dores de cabeça atípicas e turvação visual devem ser logo investigadas, assim como pessoas que possuem predisposição familiar para certas patologias neurológicas, como por exemplo, os aneurismas intracranianos, precisam fazer um checkup anual a partir dos 30 anos para acompanhar e tratar qualquer sinal de surgimento da doença”, completa.

Fundado em 2004, o Hospital Especializado (www.hospitalespecializado.com.br) e sua equipe multidisciplinar de cirurgiões plásticos, ortopedistas, cirurgiões da mão, microcirurgiões, neurocirurgiões e cirurgiões de câncer têm trabalhado em conjunto atingindo resultados significativos do ponto de vista funcional e estético. Transformou-se rapidamente num dos poucos centros médicos do país a atuar em áreas de alta complexidade, consolidando-se também como referência em toda a região de Ribeirão Preto e interior de São Paulo e do Brasil.

 



Imagens relacionadas

 
O neurocirurgião do Hospital Especializado Dr. Luiz Antonio Araujo Dias Jr, diz que os procedimentos para retirada de tumores malignos e benignos representam cerca de metade dos casos atendidos 
Divulgação 
baixar em alta resolução
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!