Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Biblioteca Sinhá Junqueira apoia projeto Conecta Educação
29/06/2021 08:24 em Literatura
Local será ponto de coleta de smartphones, tablets e notebooks para entrega a estudantes de escolas públicas da cidade com dificuldades de estudar online

 

A Biblioteca Sinhá Junqueira firma parceria e será ponto de coleta para o projeto Conecta Educação, fundado pelo Coletivo União das Pretas. A campanha tem o objetivo de minimizar a dificuldade de jovens estudantes de escolas públicas de Ribeirão Preto a estudarem de casa de forma online durante a pandemia da Covid-19. Com isso, a biblioteca receberá doações de smartphones, tablets e notebooks em bom estado que serão entregues aos estudantes.

Dados da um estudo promovido pela UNICEF e Cenpec Educação mostram que em novembro de 2020, mais de 5 milhões de meninas e meninos não tiveram acesso à educação no Brasil, onde 40% são crianças de 6 a 10 anos. A seleção dos jovens será feita pelas escolas municipais, que já possui uma lista de alunos que não comparecem ao ensino remoto por falta de aparelho ou internet.

As doações podem ser entregues na biblioteca, localizada na rua Duque de Caxias 547, de terça a sábado, das 10h às 18h. A campanha terá duração até o dia 10 de julho. Confira os requisitos básicos para o aparelho ser considerado em bom estado e apto para doação:

Notebook: Deve vir acompanhado de carregador. Funcionamento geral: deve ligar normalmente, todas as teclas do teclado devem estar funcionando, bateria com capacidade mínima para manter o notebook ligado com auxílio do carregador. Tela: pode apresentar pequenas manchas, mas não pode estar quebrada. Redes e conectividade: conexão wi-fi funcionando e pelo menos 1 porta USB funcionando.

Celular / Tablet: Deve vir acompanhado do carregador. Funcionamento: deve ligar normalmente, estar restaurado às configurações de fábrica e sem senhas ou quaisquer tipos de bloqueio. A bateria deve apresentar capacidade mínima para manter o celular ligado com auxílio do carregador. Tela: pode apresentar pequenas manchas, mas não pode estar quebrada. Áudio e vídeo: pelo menos a câmera frontal deve estar funcionando, assim como a saída de áudio/microfone (ou fones de ouvido) para garantir que o usuário possa se comunicar adequadamente. Redes e conectividade: conexão wi-fi e 3G funcionando. Não é preciso enviar com acessórios - capinha, película protetora, fones de ouvido.

Sobre a União das Pretas

O Coletivo União das Pretas é formado por mulheres negras e foi fundado em novembro de 2018, com os objetivos de fortalecer e incentivar a existência e o trabalho de mulheres negras. Com essa perspectiva, atuam em toda a sociedade: crianças, jovens, adultos e idosos de todas as raças e classes sociais. Possuem titularidade no Conselho dos Direitos das Mulheres, realizam trabalhos lúdicos como contação de histórias -como o da Boneca Abayomi nas escolas de Ribeirão e região- , participam de seminários e palestras nas universidades e escolas pautando as questões raciais na sociedade, produzem rodas de conversa e mediação de leitura, assistem às favelas e ocupações do município entre tantas outras atuações junto à sociedade civil.

Serviço

Campanha Conecta Educação

Data: até 10 de julho (terça a sábado, das 10h às 18h)

Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!